TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS MONTES

Por:   •  22/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS- CAMPUS MONTES [pic 1]

CLAROS

ÊMILLE GABRIELLA SANTANA DE LIMA

MARIA FERNANDA ROCHA SILVEIRA

RELATÓRIO DE QUÍMICA

SOLUÇÕES

Relatório experimental solicitado como objeto de avaliação parcial do 1° período da disciplina de Química Geral do curso de Zootecnia.

Orientador: Ivan Pires de Oliveira

MONTES CLAROS-MG

2022

INTRODUÇÃO

As soluções são misturas homogêneas, que apresentam um aspecto visual uniforme com uma única fase, podendo se apresentar nos estados físicos sólido, líquido ou gasoso, além de serem compostas por partículas menores que 1 nanômetro e compostas basicamente por soluto e solvente

O soluto é uma substância que está dispersa em um solvente, ou seja, é a substância que será dissolvida em um meio chamado solvente, a fim de formar uma solução qualquer desejada. Os solutos são normalmente compostos iônicos, mas podem se apresentar também como compostos moleculares polares. Já o solvente é uma substância onde o soluto é disperso, ou seja, é a parte que se apresenta em maior quantidade em uma solução e onde o soluto é dissolvido. Sendo a água o mais utilizado, também conhecido como solvente universal. As soluções podem ser classificadas de diferentes maneiras, pelo estado físico em que se encontram, com relação à natureza do soluto ou ainda pela quantidade de soluto e solvente que compõe a solução.

As soluções químicas dependem do tipo de soluto que é adicionado na sua preparação. As soluções iônicas e moleculares se diferenciam principalmente pelo fato de que as soluções moleculares não contêm íons; e as iônicas, sim. As soluções iônicas são as que possuem íons dissolvidos, que podem ser obtidos de duas formas. Uma é a dissociação iônica, que ocorre quando a substância já é formada por íons e eles são separados ao entrar em contato com o solvente, ou seja, só ocorre com compostos iônicos, como é o caso do sal de cozinha, que em meio aquoso forma os íons Na+ e Cl-. A outra forma é por ionização, em que os íons não existiam anteriormente, mas as substâncias dissolvidas são moleculares e reagem com a água, formando os íons, como é o caso do cloreto de hidrogênio, que em meio aquoso forma o ácido clorídrico com os íons H+ e Cl-.

Já as soluções moleculares são aquelas em que as substâncias moleculares dissolvidas não reagem com a água, apenas se dissolvem, separando suas moléculas que estão agrupadas, até que fiquem separadas em solução, como ocorre com o açúcar na água.

As soluções iônicas conduzem corrente elétrica, enquanto as moleculares não conduzem eletricidade.

Tivemos como objetivo compreender o conceito de soluções, e todos os passos de como prepará-las. Compreendemos também a diferenciar soluções iônicas de soluções moleculares. Ademais, os cuidados que devemos tomar ao prepará-las e os conceitos de soluto e solvente, bem como os cálculos para determinar as concentrações.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Vidrarias, equipamentos e utensílios

Reagentes e soluções

Balança analítica

AgNO3 (nitrato de prata)

2 balões volumétrico

KI (iodeto de potássio)

2 béqueres de 100 ml

NaCl (cloreto de sódio)

2 béqueres de 50 ml

Sacarose (C12H22O11)

2 provetas de 10 ml

Pisseta

Tubo de ensaio

Espátula

Bastão de vidro

  1. Em um béquer de 100 ml adicionamos, após a pesagem, 1g de NaCl, em seguida lentamente com o auxílio de uma proveta, adicionamos 3 ml de água destilada e homogeneizamos com um bastão de vidro em movimentos circulares até a sua completa dissolução.
  1. Repetimos o mesmo processo, mas no lugar de 1g de NaCl, utilizamos 1g de sacarose e 2ml de água destilada, e mexemos até a completa dissolução.
  1. Após realizarmos os procedimentos acima, demos início ao teste da condutividade elétrica do NaCl e da sacarose, conforme a imagem abaixo.

Imagem 1[pic 2]

Fonte: UFRJ

  1. Adiante, calculamos a massa do KI e AgNO3 necessária para preparar 50 ml de solução 0,1 mol  L-1. Utilizando as seguintes fórmulas:

Molaridade= n soluto/v solução

Massa molar= m/n

  1. Em um tubo de ensaio foi adicionado com o auxílio de uma proveta, 2ml de solução de AgNO3 0,1 mol L-1 e 2 ml de KI 0,1 mol L -1.

RESULTADOS E DISCURSÕES

Nos dois primeiros experimentos percebemos que a dissolução do NaCl foi mais prolongada do que a da sacarose, a razão para isso é porque as moléculas de açúcar são maiores que os íons do sal dissolvido.

No terceiro procedimento realizamos o teste de condutividade elétrica das duas soluções, observamos que a solução de NaCl conduz eletricidade, além disso, possui íons livres em solução, ocorrendo assim, o acender da luz, diferentemente da solução de sacarose, que não ocorreu reação alguma, pelo fato dela ser uma reação molecular.

Em seguida, na quarta experiência realizamos o seguinte cálculo:

[KI]= 0,1 mol/L             -       Volume = 50ml

[AgNO3]= 0,1 mol/L     -       Volume = 50 ml

  • KI=169,9g/mol

0,10 mol/l = n soluto                          166g/mol=   m[pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com