TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADIÇÃO DE LEVEDURA NA DIETA DE BOVINOS DE CORTE EM CONFINAMENTO

Por:   •  16/5/2018  •  Dissertação  •  6.360 Palavras (26 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS DOIS VIZINHOS

CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA

MARCOS EMANUEL DELAVI CECILIO

ADIÇÃO DE LEVEDURA (Saccharomices cerevisae) NA DIETA DE BOVINOS DE CORTE EM CONFINAMENTO.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1

DOIS VIZINHOS

2017

MARCOS EMANUEL DELAVI CECILIO

ADIÇÃO DE LEVEDURA (Saccharomices cerevisae) NA DIETA DE BOVINOS DE CORTE EM CONFINAMENTO.

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Zootecnia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, como requisito parcial à obtenção do título de Zootecnista.

Orientador: Prof. Dr. Fernando Kuss.

DOIS VIZINHOS

2017

AGRADECIMENTO

Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida e por iluminar meu caminho.

Quero agradecer meus pais Ozana e Gelson sempre me amparando nos momentos difíceis, pelo apoio moral e financeiro, alem de toda paciência a carinho.

Agradeço de forma especial ao Professor Dr. Fernando Kuss pela orientação paciência, auxilio nesta fase essencial para a formação pessoal, profissional e também pela oportunidade e ensinamentos transmitidos.

Ao Professor Dr. Luiz Fernando pelo auxilio, orientação, disposição e pelos conhecimentos transmitidos.

Ao Professor Dr. Marco Possenti auxilio, orientação, disposição e pelos conhecimentos transmitidos.

Aos amigos e professores que colaboraram até este momento, para a formação pessoal e profissional.

Aos meus amigos futuros Zootecnistas, Bruno Tonial, Leandro Berns e Dionathan de Col agradecer pelas conversas, churrascos, ensinamentos, mas, sobretudo, pela amizade, a parceria e o apoio levarei para sempre essa amizade, muito obrigado.

Agradecer a todos os integrantes do NEPRU e aos demais amigos e colegas da UTFPR.

A todos o meu muito obrigado !!!

EPÍGRAFE

‘’Viva detalhadamente, são os detalhes que fazem a vida valer a pena’’

Salmos 23

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

RESUMO

CECILIO, Marcos Emanuel Delavi. Adição de levedura (saccharomices cerevisae) na dieta de bovinos de corte em confinamento. Trabalho Conclusão de Curso 1 – Programa de Graduação em Bacharelado em Zootecnia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Dois Vizinhos, 2017.

O trabalho objetiva verificar o desempenho, qualidade de carcaça e carne de bovinos submetidos a adição de levedura seca da cana de açúcar (Saccharomices cerevisae) na fase de terminação em confinamento. O experimento será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Dois Vizinhos, na unidade de ensino e pesquisa em bovinos de corte, no período compreendido entre maio a julho de 2017. Para este estudo serão utilizados 24 bovinos machos, com peso e idade média aproximada de 400 kg e 18 meses, respectivamente. O período de permanência previsto será de 60 dias, antecedendo o período de 15 dias de adaptação. Os tratamentos consistem na adição (50g animal/dia) ou não de leveduras fornecidas diretamente no cocho. A dieta será composta de 20% de volumoso (silagem de milho) e 80% de concentrado (88% de farelo de milho; 9,5% de farelo de soja e 0,4% de sal comum, 1,6% de núcleo, 0,5% de ureia, com base na MS para cada 100 kg). O delineamento experimental será inteiramente casualizado com dois tratamentos. A análise estatística será com auxílio do programa SAS (2000) e os dados serão analisados quanto à variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Espera-se que neste trabalho, poderemos observar uma melhora no ganho médio diário, nas características de carcaça e da carne de animais, que foram adicionados em suas dietas, às leveduras.

Palavra-chave: Aditivo alimentar biológico, desempenho, qualidade de carcaça e carne.

ABSTRACT

CECILIO, Marcos Emanuel Delavi. Addition of yeast (saccharomyces cerevisae) in the diet of beef cattle in confinement. Work Completion of Course 1 - Graduation Program in Bachelor of Animal Science, Federal Technological University of Paraná. Dois Vizinhos, 2017.

The objective of this work was to verify the performance, carcass quality and meat of cattle submitted to the addition of dry sugarcane yeast (Saccharomices cerevisae) In the confinement termination phase. The experiment will be carried out at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fields of Dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com