TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Bovino De Corte

Dissertações: Produção Bovino De Corte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto para Produção de Bovino de Corte

em Confinamento

Confinamento é um sistema de criação em que se trabalha com animais em uma área restrita onde é fornecido alimento e água controladamente usado no Brasil principalmente na parte da seca quando os recursos de pastagem já acabaram, é uma forma eficiente de manter o gado com um melhor bem-estar e que produza se, ter que perder o rebanho durante aquele período, mas também pode ser utilizado na fase final de terminação dos animais, ou em preparos de touros para venda de vacas de cria entre varias outras formas. Quanto a isso é importante se definir quanto a aptidão do animal a ser confinado, capacidade de imobilização de capital da propriedade, fatores do mercado, a localização da sua área, disponibilidade de volumes, instalações necessárias o custo beneficio da mesma, desde a parte operacional ate mesmo a otimização de mão de obra. E como em qualquer outro sistema deve ser avaliado com precaução, pois se não for implantado de maneira correta sempre avaliando o custo beneficio do produtor pode causar enormes prejuízos.

Deve ser feita antes de qualquer decisão uma analise detalhada sobre o tipo e qualidade dos animais a serem confinados, porque devera avaliar a aptidão do animal levando em consideração a faixa etária com potencial genético que proporcione ganhos de peso satisfatório durante aquele período, também com toda a parte de manejo sanitário deve-se estar em dia juntamente com as vacinações, vermifugações e controle parasitário, já que o animal para entrar em confinamento deve estar em garantias perfeitas para ganhar peso. A alimentação é o fator primordial nesses sistemas de produção e que pode ser designada em algumas dietas compostas basicamente de:

-Volumoso: Faz parte de uma variável importante no sistema de confinamento, os mais utilizados como a silagem, podendo ser de milho, milheto, sorgo e outros compostos claro desde que possua grandes níveis nutricionais.

-Rações concentradas: Possibilita o fechamento da dieta conciliado com o volumoso a ser escolhido, sempre dando importância aos seus níveis de minerais, vitaminas, proteína bruta e energia que somada aos nutrientes do volumoso serão combinados com o atendimento do requerimento nutricional diário do animal. A biodisponibilidade dos alimentos é veiculada nas rações , bem como o balanceamento e a utilização de aditivos que promovem o crescimento do animal que tem a função de promover o ganho de peso de 10 a 15 %.

-Dieta: A dieta em si requer o balanceamento das dietas e proporções ente o concentrado e o volumoso o que vai depender de qual ração ou volumosos está sendo utilizadas naquela propriedade, as taxas de aumento de peso vão aumentar dependendo da eficiência energética desses alimentos. Dietas com baixa concentração energética são utilizadas com uma eficiência muito mais baixa na hora do ganho de peso.

Se avaliarmos quais são os melhores indicadores para um confinamento teríamos que avaliar a rentabilidade com a eficiência biológica que impacta diretamente com o resultado econômico e o ganho médio diário do animal. O manejo tem grande correlação com o grau de rentabilidade do sistema, é necessário se ter uma métrica para se montar tais parâmetros.

Será avaliado:

- Peso de entrada

-Peso de saída

-Dias de Cocho

-GMD

-Rendimento de carcaça (%)

-Peso de Carcaça

-Custo da matéria natural (MN)

-Custo da matéria seca (MS)

-Consumo de MN

-Consumo de MS (CMS)

-Conversão alimentar

-Eficiência biológica

-Arrobas produzidas

-Custo Alimentar/arroba @

-Custo total/arroba @

-Eficiência alimentar

-Ganho líq. carcaça

-Custo da arroba magra

-Acabamento

-CMS em relação à % PV (peso vivo)

Também com as questões nutricionais que é o indicador para o ganho de peso, o acompanhamento dos animais é tão quão importante do que o para o rebanho em que se está aplicando assim sem rentabilidade. O acompanhamento do seu consumo, porque não adiantaria uma grande qualidade de dieta se não funciona pra os animais em que se aplica, para que o indicador de melhoramento de peso funcione é necessário que a eficiência do animal esteja relacionada tanto no ganho de peso quanto no consumo, esse indicador leva em consideração como o rendimento de peso da carcaça, também a relação de custo de produção e o ganho em carcaça durante o período de confinamento.

Sendo que a relação que deve ser levada em conta é a de o custo alimentar da arroba, com o custo do ganho que tem impacto direto no seu lucro de confinamento. Observando a participação dos insumos no custo de confinamento desconsiderando o boi magro o consumo alimentar e o que leva o maior custo mais também o que move diretamente e indiretamente o confinamento.

Para implementação de melhores currais deve ser visto o terreno deve ser principalmente evitado áreas muitos planas ou com excesso de declive, cada um dos currais ou piquetes de engorda deve ter área suficiente para conter o número de cabeças desejado em um lote. O tamanho dos lotes será determinado pelo número total de cabeças que se planeja confinarem, pela facilidade ou dificuldade em se obter animais homogêneos e pela facilidade de se obter determinados número de animais numa mesma ocasião. Se o confinador faz a cria e recria dos animais, os lotes poderão ter tantas cabeças quantos forem os animais possíveis de entrar no confinamento num mesmo dia (por exemplo: um lote com os animais desmamados em fevereiro e outro para os desmamados em maio, um lote para os animais cruzados, outro para os de raça pura etc.).

O que é essencial para um curral ou piquete de um grupo homogêneo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com