TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Internacional de Curitiba

Jaqueline Pires

ESTAGIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Curitiba 2014

Faculdade Internacional de Curitiba

Jaqueline Pires, RU 771367

ESTAGIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatorio de estagio do ensino fundamental da UTA-Ciencias Exatas Biologicas da Natureza Fase 1- no curso de Pedagogia a distancia da Faculdade Interacional de Curitiba , Tutor Loca – Tereza Centro Associado – Colégio Opção - Uninter    

SUMARIO

1.INTRODUÇAO

2..DESENVOLVIMENTO

2.1.IDENTIFICAÇAO DA ESCOLA ESTAGIADA

2.2.CONCEPÇAO PEDAGOGICA DA ESCOLA

2.3.DESCRIÇAO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

2.3.1.CARACTERIZAÇAO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇAO

2.3.2.CARACTERIZAÇAO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA

2.3.3.CARACTERIZAÇAO DA TURMA ESTAGIADA

2.3.4.PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO

2.3.5.DESCRIÇAO DAS AULAS ASSISTIDAS

2.3.6.DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇAO OBSERVADAS

3.CONSIDERAÇOES FINAIS

1.INTRODUÇAO

O estagio supervisionado do ensino fundamental e´de extrema importância para nossa formação acadêmica.Onde visa proporcionar ao aluno uma visão de realidade nas instituições educacionais, assim expandindo seus conhecimentos através de obsrevaçoes, reflexões e praticas participativas.

E foi realizado do dia 14 de fevereiro ao dia 25 de fevereiro de 2014 na escola de ensino fundamental do bairro do Eden da cidade de Sorocaba.O relatório apresenta objetivos importantes para que possamosrefletir sobre a relação estabelecida entre teoria e pratica e apropiar-se de conhecimentos com a interação dos profissionais experientes como exemplo:

Conextualizar a teoria estudada com a pratica docente e as metodologias de ensino utilizadas nas series iniciais do ensino fundamental ;

Refletir sobre o papel do docente frente as situações adversas do cotidiano escolar;

Ampliar a percepção da relação professor e aluno frente aos desafios e possibilidades.    

Observar o cotidiano da escola , refletir e procurar possíveis soluções para as situações-problema enfrentadas no cotidiano escolar.

Apontar a relação entre teoria estudada e a pratica através da pesquisa e observação ;

Descrever a observação , o planejamento e aplicação da pratica docente no ensino fundamental.    

     

2.DESENVOLVIMENTO ; A SERIES INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

2.1.Identificaçao da escola estagiada

O estagio supervisionado do ensino fundamental foi realizado na Escola Estadual Dr Gualberto Moreira situada a´rua Bonifacio de Oliveira Cassu, numero 750 no bairro do EDEN,localizada na cidade de Sorocaba , no estado de São Paulo,o contato com a escola pode ser realizado através do telefone 15-3225-2334.

A escola oferta atendimento desde a primeira serie do ensino fundamental ate a quinta serie do ensino fundamental.

A instituição atende um total de 460 crianças, desse total 3 são alunos em processo de inclusão.

O estagio foi realizado no período de 14 de fevereiro a 25 de fevereiro no período vespertino , sendo observada a turma de terceiro ano do ensino fundamental da rede publica de ensino na cidade de Sorocaba com a professora Simoni.

2.2.CONCEPÇAO PEDAGOGICA

         

De acordo com o plano de desenvolvimento da unidade, observou se que a educação e´dever da família e do Estado , inspira no principio de liberdade e nos ideais de solidariedade ; tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o ensino da cidadania.

Podemos perceber que na escola Gualberto Moreira há uma grande preocupação e também o compromisso com o de cuidar e educar e para que essas atribuições ocorram com êxito , todos possibilitam a reflexão as   características de cada um no âmbito escolar para todos possam chegar no resultado esperado.

Considerando a educação da rede estadual publica de ensino , mesmo na condição de estado mais desenvolvido na federação , o estado de São Paulo tem a necessidade de sanar vários problemas existentes na área da educação , já que esta passando por um momento difícil relativo a qualidade de ensino , que esta apresentando o pior desempenho se tratando de qualidade.

Diante desse contexto,para nossos professores da rede publica de ensino, as mudanças sociais interferiram no nosso contexto escolar, fazendo com que obtivessemos    essa queda na qualidade do ensino publico nos momentos atuais.Esteve(1999,pag96). Pois a passagem de um sistema de ensino de elite para um sistema de ensino de massas que se trata do que estamos vivendo na atualidade , interfere ocasionando um aumento de professores e alunos, e também o surgimento de novos problemas ;significa enquadrar a cem por cento as crianças , com os cem por cento de problemas sociais que elas levam consigo.

Com consequência disso, ensinar atualmente e bem diferente de anos atrás.Esse fato desmotivou os professores de todas as modalidades, que não souberam como enfrentar essa situação na atualidade.

Para a professora Sandra para obter resultados positivos e´extremamente importante ter um bom comprometimento com a aprendizagem do aluno ressaltando nas expectativas positivas relativa ao seu rendimento,passando para o aluno segurança e ao mesmo tempo autonomia através de trocas de experiências com seus colegas, propiciando praticas voltadas ao interesse dos alunos valorizando suas experiências.

2.3.DESCRIÇAO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

2.3.1.Caracterizaçao dos espaços de observação ;

A estrutura física da escola e´muito boa , as salas são amplas de acordo com com a necessidade referente ao numero de alunos da escola.

As salas possuem carteiras e cadeiras apropriadas , ressaltando que algumas delas estão quebradas sendo que as mesmas foram quebradas pelos próprios alunos, também contendo armários para guardar materiais e  quadro negro. O material e´ necessário para o andamento das aulas se faz suficiente e adequado , sendo oferecido pelo Estado no inicio do ano letivo. A direçao da escola procura fazer a reposição dos materiais da escola de acordo com a nessecidade , sempre participando diariamente do ambiente escolar, assim colaborando diretamente para obtenção de bons resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com