TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relátorio Bromato

Por:   •  17/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Curso de Zootecnia

Relatório das Aulas Práticas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal - TPOA

Laís Andréia Trindade Correa

Redenção – PA

2019

INTRODUÇÃO

O teor de umidade é uma informação importante da composição de alimentos e está entre os parâmetros frequentemente determinados em rotina, podendo servir como um indicador da qualidade dos produtos, uma vez que apresenta influência direta no armazenamento (VALENTINI et al., 1998; AMOEDO & MURADIAN, 2002).

As cinzas de um alimento são os resíduos inorgânicos que permanecem após a queima da matéria orgânica. Não possui necessariamente a mesma composição que a matéria mineral presente originalmente no alimento, pois pode haver perda por volatilização ou alguma interação entre os constituintes da amostra (CECCHI, 2003).

A extração de lipídios é uma determinação importante em estudos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais dos mais diversos tipos de alimentos e, portanto, deve ser realizada com acurácia. Algumas amostras requerem cuidados especiais para a obtenção da fração lipídica, pois fatores como co-extração dos componentes não-lipídicos e a oxidação indesejada podem influenciar a qualidade final da fração lipídica (BRUM, 2009).

A fibra da dieta consiste de substâncias vegetais não metabolizadas por enzimas digestivas humanas, incluindo tanto substâncias da parede celular de planta (celulose, hemicelulose, pectina e lignina), quanto polissacarídeos intracelulares, tais como gomas e mucilagens (Trowell et al. 1976).

As proteínas desempenham papéis extremamente importantes, na maioria dos processos biológicos, atuando como enzimas, hormônios, neurotransmissores, transportadores através das membranas celulares e outros. A determinação de proteínas totais sempre foi de grande interesse para profissionais, tanto ligados à indústria de alimentos, laboratórios de análises clínicas, como para pesquisadores de diversas áreas (Dimas, 1998).

OBJETIVO

Compreender a metodologia de determinação da umidade, cinzas, gordura, fibra e proteína nos alimentos, utilizando silagem da parte aérea de abacaxi.

MATERIAL E MÉTODOS

Determinação de umidade pelo método gravimétrico

Materiais:

*Amostra do volumoso (20 gramas);

*Estufa de circulação forçada de ar TE394/2;

*Balança analítica;

*Vidro relógio;

*Pinça;

*Bandeja de metal

Procedimento:

O vidro relógio foi tarado, a balança foi zerada para a pesagem da massa da amostra 1.

[pic 2]

Figura 1 – balança analítica.

Foi utilizado o mesmo processo para a amostra 2 e para amostra 3. Em seguida as amostras foram colocadas em papel toalha dentro da bandeja de metal e levadas para a estufa, onde ficaram por 24 horas para a obtenção do peso constante.

[pic 3]

Figura 2 - estufa de circulação forçada de ar TE394/2.

Determinação de cinzas  

Materiais:

* Cadinhos;

* Mufla;

* Bandeja de metal;

* Grafite;

* Moinho de Willye;

* Pinça;

* Luva;

* Dessecador;

* Bico de Bunsen.

Procedimento:

Os cadinhos foram para a mufla em uma bandeja de metal para retirar toda a umidade em 550°C, os cadinhos foram numerados com grafite no fundo. Começou utilizando a potencia da mufla em 0,1 e em seguida 0,5 sendo 5 minutos para 0,1 e 10 minutos para 0,5 totalizando 15 minutos.

[pic 4]

Figura 3 – mufla.

Houve a trituração das amostras no moinho de Willye. Foram colocadas as amostras 1 e 2 no moinho e um copo de polietileno abaixo do moinho onde cairia as amostras trituradas. devido um problema com o moinho foi necessária a utilização de 50 g de amostra totalizando 3 cadinhos.

[pic 5]

Figura 4 – moinho de willye.

O moinho foi limpo para não ficar resíduos da 1ª amostra e foram colocados os outros 2 cadinhos com a 2ª amostra, após serem moídas foi novamente limpo e colocados os outros 2 cadinhos da 3ª amostra.

Após os 10 minutos foi feita a retirada dos cadinhos da mufla, com o auxilio da pinça e luva e foram colocados no dessecador por 15 minutos para em seguida fazer a pesagem.

Depois dos 15 minutos foi feita as pesagens das amostras e adicionadas 2,5 g do material. Com o bico de Bunsen foi colocado fogo nas amostras para a retirada da matéria orgânica. E os cadinhos foram para a mufla por 2 horas com as amostra para se tornarem cinza.

Determinação de gordura extrato etéreo através do método de Goldfish

Materiais:

* 1,5 g da amostra;

* saquinho de TNT soldado;

* éter de petróleo;

* Balão de vidro;

* Goldfish;

* Dessecador;

* Barbi M300T.

Procedimento:

A amostra utilizada foi de 1,5 g, foram 2 amostras utilizadas, armazenadas em sachês de TNT  os sachês soldados com o aparelho barbi M300T. As amostras foram pesadas e logo depois colocadas no balão de vidro que também foi pesado.

Foram adicionados 80 ml de éter de petróleo, em seguida foi colocado no goldfish por 4 horas. Após 45 minutos foi feita a reciclagem do éter, 45 minutos depois uma nova reciclagem. O éter passa pelo vapor e a gordura fica em forma grossa na parede do balão.

[pic 6]

Figura 5 – goldfish.

Depois de retirado do goldfish o balão foi colocado no dessecador para retirar todo o excesso de calor por 15 minutos, e então foi feita a pesagem.

Determinação de fibra

Materiais:

* Ácido sulfúrico;

* Hidróxido de sódio;

* Papel;

* 1,25 de amostra;

* Disco com capacidade para 3 amostras;

* Balões;

* Água destilada;

* Caldeira;

* Capela;

* Estufa de circulação forçada de ar TE394/2.

Procedimento:

Pegou o papel e tarou com 1,25 de amostra, adicionou hidróxido de sódio no balão e adicionou 1 litro de água destilada. Dentro da capela foi transferido o ácido sulfúrico para o balão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (330.6 Kb)   docx (243.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com