TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agricultura Biodinâmica

Por:   •  20/10/2018  •  Seminário  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Agricultura Biodinâmica foi historicamente o primeiro movimento organizado de agricultura orgânica, tendo surgido em 1924 na Alemanha a partir de 8 palestras de Rudolf Steiner a um grupo de agricultores que lhe solicitaram orientações para resolver os problemas da degradação do solo e deterioração da saúde e qualidade das culturas e do gado, resultante da utilização de adubos químicos.

Ela é baseada na antroposofia, a qual busca compreender as forças e energias que atuam na natureza e as leis que regem o que é vivo, a partir da observação dos reinos mineral, vegetal, animal e humano. A abordagem tem por base “a fecundação das forças terrestres pelas forças cósmicas”.

A biodinâmica não é um conjunto de receitas, mas um conjunto de princípios em que cada agricultor precisa desenvolver uma sensibilidade e percepção abrangentes. Por meio delas, poderá adaptar as práticas agrícolas às condições de cada região. É necessário que o homem exerça uma ação terapêutica na natureza para incrementar a vitalidade e a saúde do solo, das plantas e dos animais. Esta ação é essencial para se produzir alimentos saudáveis e melhorar a qualidade do ambiente.

Steiner enfatizou que os métodos propostos por ele deveriam ser testados experimentalmente, criando para isso um grupo de pesquisa, o qual atraiu cerca de 800 membros de todo o mundo entre 1924-1939.

Hoje a agricultura biodinâmica é praticada em mais de 50 países, em uma variedade de circunstâncias, climas e regiões diferentes, sendo que a Alemanha responde por quase metade da agricultura biodinâmica do planeta. Demeter International é a agência de certificação para propriedades que usam estes métodos.

Princípios gerais

O ponto central da agricultura biodinâmica é o homem e sua propriedade deve ser elevada a uma espécie de organismo agrícola, do qual a partir de si mesmo poderá produzir uma renovação. Isto se dá pela integração e harmonia de todos os elementos da propriedade, tais como horta, pomar, pastos, florestas nativas, criação animal, nascentes etc. Trabalha também com o conhecimento do ciclo cósmico, pois a biodinâmica, o reino vegetal não se emancipou das forças cósmicas, sendo um reflexo do que se passa no Cosmo. Caso o organismo agrícola ordene-se em torno desses elementos, nasce uma fertilidade permanente e, portanto, a saúde do solo, plantas, animais e seres humanos. A ração para os animais é produzida na própria fazenda e a quantidade de animais mantidos está em relação com a capacidade natural da área ocupada.

O início e a preservação dessa renovação se dá pelo manejo biodinâmico e do uso de preparados apresentados por Rudolf Steiner. Os preparados biodinâmicos são feitos de minerais, esterco bovino e plantas medicinais, e apoiam a planta a ser transmissor, receptor e acumulador do intercâmbio da Terra com o Cosmo, em outras palavras, servem para intensificar as relações e forças terrestres e cósmicas que agem nas plantas, promovendo assim, a vitalidade nos alimentos.

Portanto, adubar, na biodinâmica, significa vivificar o solo e não simplesmente fornecer nutrientes para as plantas. A grande preocupação que devemos ter é o que fazer para que isso aconteça. Nesse caso é possível abster-se de muito do que hoje em dia parece ser imprescindível, por exemplo, na biodinâmica não se usam adubos nitrogenados, pesticidas, herbicidas, tecnologia transgênica etc; por outro lado, inclui o cultivo e seleção das próprias sementes, bem como adaptação e seleção própria de raças de animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com