TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agricultura Biodinâmica

Por:   •  12/8/2015  •  Seminário  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA [pic 1]

CAMPUS DE ITAPETINGA

CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

ANA CAROLINA BRITO GOMES

ANCELMO ROCHA SILVA

GEISA DOS ANJOS LEMOS

AGRICULTURA BIODINÂMICA

ITAPETINGA

2015

ANA CAROLINA BRITO GOMES

ANCELMO ROCHA SILVA

GEISA DOS ANJOS LEMOS

AGRICULTURA BIODINÂMICA

O referente trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus de Itapetinga, sob a orientação do professor Gean, em exigências para conhecer determinadas tipos de culturas existentes.

ITAPETINGA

2015

SUMÁRIO

1 AGRICULTURA BIODINÂMICA SURGIMENTO ......................................................

2 PREPARADOS BIODINÂMICOS ..............................................................................

3 CALENDÁRIO ASTRONÔMICO/AGRÍCOLA ..........................................................

4 PERGUNTAS E RSPOSTAS SOBBRE AGRICULTURA BIODINÂMICA .............

5 CONCLUSÃO ...........................................................................................................

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................

1 AGRICULTURA BIODINÂMICA SURGIMENTO.

Agricultura Biodinâmica é um tema importantíssimo nos dias de hoje, porque percebemos que a qualidade de nossos alimentos está precária. Cada vez mais notamos que nossa forma de se alimentar está terrível. E Agricultura Convencional não dá mais conta e já é vista que ela é um sistema falho, tanto na qualidade dos alimentos como na qualidade dos solos e tanta outra questões á mais.

A palavra Byos (vida) e Dinamis (energia), é de origem grega. Biodinâmica significa o equilíbrio e a harmonia entre terra, plantas, animais e homem.

Suas bases foram elaboradas por RUDOLF STEINER, (1861-1925), fundador da escola conhecida como Antroposofia, é uma ciência da espiritualidade, que busca uma visão integrada do ser humano e a natureza, nos âmbitos físicos, anímicos espirituais.

De este saber, surgem aplicações praticas e inspirações para os diversos âmbitos da vida cultural, social e econômica.

Em livro denominado Fundamentos da Agricultura Biodinâmica durante o Congresso Pentecostes, em 1924, na Polônia, RUDOLF STEINER explica tudo como chegou a estas praticas através da Antroposofia com muita observação da natureza. Isto é, a pedra fundamental do berço do movimento biodinâmico, em forma de um ciclo de oito palestras para agricultores.

Segundo STEINER, adubar não significa tanto a reposição de nutrientes gastos pelas culturas, adubar seria vivificar aterra.

2 PREPARADOS BIODINÂMICOS. 

São praticas que impulsionam a planta e solo a produzir alimentos. Estes podem ser divididos em dois grupos; os que são pulverizados no solo e nas plantas, e os que são inoculados em composto ou outras formas de adubos orgânicos como biofertilizantes e chorumes.

Preparados que simultaneamente apoia a planta a ser transmissora receptora e acumuladora em um intercâmbio da terra com o cosmo. São verdadeiros preparados homeopáticos.

Entre vários preparados biodinâmicos podemos destacar pelo menos oito. Chifre-esterco (500) Direciona-se ao solo e às raízes proporcionando maior atividade biológica e vitalidade favorecendo o desenvolvimento vegetativo da planta e as relações de simbiose da rizosfera; Chifre-sílica (501), Este é o “preparado da Luz” que atua trazendo forças da periferia cósmica e intensificando a atuação da luz solar. Este preparado é essencial para a estruturação interna das plantas e seu desenvolvimento assim como para a qualidade nutritiva das plantas e para a resistência a doenças; preparados para Compostagem, Os seis preparados elaborados a partir das plantas medicinais mil-folhas (502), camomila (503), urtiga (504), casca de carvalho (505), dente de leão (506) e valeriana (507), servem como suplemento ao composto, esterco, chorume e bi fertilizante; conduzindo e organizando os processos de fermentação e decomposição. Por meio do composto preparado, eles colocam as plantas em uma condição na qual as forças do Cosmo sejam mais atuantes e o Fladen, Outra forma de uso dos preparados de composto é através do Fladen. Este “preparado acessório” foi elaborado posteriormente a Rudolf Steiner inspirada em uma prática a muito utilizada pelos agricultores europeus. Este preparado é elaborado com esterco fresco consistente e bem formado misturado a pó de basalto e cascas de ovos trituradas e aplicam-se os preparados 502 aos 507. Direciona-se a “compostagem laminar” trazendo as forças dos preparados para compostagem no local de aplicação. 

3 CALENDÁRIO ASTRONÔMICO/AGRÍCOLA.

Maria Thun nasceu na Alemanha em 1922. Steiner havia apontado a relação entre as forças cósmicas e o crescimento das plantas. Maria Thun através de estudos mais aprofundados utilizando rabanetes, havendo em considerações que cada dois ou três dias de lua passa para uma constatação diferente do zodíaco, descobriu que os rabanetes adquiriam diferentes formas e tamanhos dependendo da constelação em que foram plantadas.

Deu continuidade nos experimentos com diferentes cultivos e observou que o movimento da lua teve o mesmo efeito em diferentes culturas. De suas observações, ela dividiu a passagem da lua pelo zodíaco em quatro: dia de raiz, folhas, frutas e flores, indicando qual o tipo de planta que se adapta melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com