TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agricultura Orgânica

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.693 Palavras (11 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 03

2 CONCEITO 04

3 REGULAMENTOS DA PRODUÇAO 05

4 TECNICAS DE MANEJO 07

5 PRODUÇAO 08

5.1 TECNICAS, MODELOS E SISTEMAS 08

6 MERCADO E PROCESSAMENTO 09

7 BENEFICIOS 10

7.1 CONSUMO DE ALIMENTOS ORGANICOS 10

7.2 PRODUÇAO ORGANICA PARA O MEIO AMBIENTE 10

8 CONSIDERAÇOES FINAIS 12

OBRAS CONSULTADAS 13

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho trata-se de Agricultura Orgânica ou agricultura biológica, dos países Estados Unidos, o Japão, a Suíça, União Europeia, Austrália e o Brasil que já estão desenvolvendo essa pratica.

O objetivo do trabalho é entender como a agricultura orgânica está se desenvolvendo e quais são suas principais utilidades para o homem e para o meio ambiente.

Este trabalho é feito de comparações de vários dados acessados e pesquisar feitas através da internet.

O presente trabalho está organizado em sete capítulos o primeiro é para que o leitor intenda melhor o conceito de agricultura orgânica.

O segundo é regulamentos de produção para saber o que pode ser usado e o que não pode em uma agricultura orgânica.

O terceiro técnicas de manejo explicando e destacando as principais técnicas que deve ser usada.

O quinto a produção, explicando para que o produto seja considerado orgânico, ele tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agros ecológicos. E mostrando também as técnicas e modelos de sistemas da produção.

O sexto falando um pouco sobre mercado e processamento, que o comercio no mundo depende da relação de confiança entre produtores e consumidores. Os métodos de processamento afetam a qualidade do produto. E o objetivo é escolher métodos apropriados ao produto e às necessidades globais da humanidade.

O sétimo demonstrando os benefícios no consumo de alimentos orgânicos e na produção orgânica para o meio ambiente. O objetivo dos orgânicos é a saúde da população e manutenção do equilíbrio do planeta. E a agricultura orgânica tem como ponto de base os princípios da agroecologia. Não usa fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal

2 CONCEITO

Agricultura orgânica ou agricultura biológica é o termo normalmente usado para designar um dos sistemas sustentáveis de produção de alimentos e outros produtos vegetais ou animais que não permite o uso de produtos químicos sintéticos, como certos fertilizantes químicos e agrotóxicos, nem de organismos geneticamente modificados, a sua base é holística e põe ênfase no solo. Os seus proponentes acreditam que em um solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos, os alimentos têm qualidade superior a de alimentos convencionais. Em diversos países, incluindo os Estados Unidos, o Japão, a Suíça, União Europeia, Austrália e o Brasil, já adotaram programas padrões para a regulação e desenvolvimento desta atividade.

Este sistema de produção, que não tem o uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de fertilizantes naturais, manter o solo protegido dos raios solares e das gotas de chuva, rotação de culturas, aumento da biodiversidade, consorciação, adubação verde, compostagem e controle biológico de insetos e doenças. Ainda tem a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar suas propriedades por meio do uso de produtos químicos.

O mundo está cada vez mais rápido e o homem, por necessidade, acompanha a rapidez das máquinas em sua vida. Nesse processo, o homem é desvirtuado do processo produtivo particular de produção de comida, tornando-se um consumidor ou um produtor capitalista de gêneros alimentares. Nessa nova ordem econômica, não há mais espaço, ou justificativa econômica de mercado para o pequeno produtor ou o produtor da própria comida, este movimento orgânico nasce para se opor a esse sistema vigente (carece de fontes).

Mesmo com a viabilidade de uma produção ecológica, de fato, as pessoas que se alimentam de sua produção agrícola são vistas na sociedade como radicais, já que seria um retrocesso na produtividade, que alcançou um patamar muito elevado desde os primeiros fertilizantes químicos (síntese de Haber-Bosch pelo químico alemão Fritz Haber). A produção orgânica age contra os efeitos perversos da contemporaneidade, incluindo entre as ideias de seus defensores, conceitos econômicos, ecológicos, práticos e ideológicos assim sendo exemplo de conceito econômico a busca de maior renda para famílias pobres e a quebra do cartel do oligopólio da Bayer e Monsanto, e da proteção do solo contra erosão e lixiviação, além da proteção das águas dos rios, da possibilidade de plantar em terrenos particulares e se aproximar da terra e do ideológico, a crença em um mundo melhor possibilitado por uma produção que favoreça uma melhor qualidade de vida e a sustentabilidade do ambiente.

Assim a agricultura orgânica está principalmente e diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável.

3 REGULAMENTOS DA PRODUÇAO

A produção, processamento, rotulagem e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil são regidos pela Lei 10.831/03, pelo Decreto 6323/07 e diversas Instruções Normativas específicas.

Este regulamento abrange todos os produtos primários ou processados que serão comercializados como orgânicos no território brasileiro, sejam eles produzidos no Brasil ou no exterior.

As normas definem as exigências a serem cumpridas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com