TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agricultura de Precisão

Por:   •  3/5/2018  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

A Agricultura de Precisão é um sistema de cultivo que, conforme o nome indica, busca executar os procedimentos envolvidos com a precisão necessária, de modo a atender as demandas e não comprometer o meio ambiente. Para que esta ocorra, são necessários alguns procedimentos, sendo que todos estão associados as tecnologias de geoprocessamento para ocorrerem com a precisão necessária, dentre destes, o presente trabalho irá analisar de forma mais minuciosa a amostragem de solo.

A amostragem de solo é uma prática simples e, devido a tal simplicidade muitos consideram que não englobe tantos critérios, contudo, ela requer conhecimentos científicos para ser executada, uma vez que demanda a utilização de GPS (Sistema de Posicionamento Global) até o manuseio das ferramentas, homogeneização das porções de terra coletadas e separação das amostras para análise.

“A amostragem de solo para avaliação da fertilidade é a parte mais crítica de todo o processo de análise de solo, visto que uma pequena porção de terra representará alguns hectares, e não há meios para se corrigir uma amostra mal feita. Apesar de a amostragem ser uma tarefa relativamente simples, deve ser realizada com bastante critério, uma vez que os solos são naturalmente heterogêneos, e essa heterogeneidade tende a aumentar com o cultivo nos mesmos.” (FURTINI NETO et al, 2001, p. 59)

De acordo com a Embrapa (2008, p. 1), é fundamental que a pessoa encarregada de realizar a coleta das amostras no campo tenha pleno conhecimento dos procedimentos necessários para uma amostragem adequada e representativa.

A frequência da amostragem vai depender do tipo de exploração e da mobilidade dos nutrientes no solo. Em área com culturas anuais, de acordo com Sanzonowicz (2002), para solos arenosos, que são mais encontrados na região do município de Edéia, recomenda-se fazer após o terceiro cultivo, enquanto em solos argilosos uma nova amostragem deverá ser feita somente depois do quarto ou quinto cultivos.

A amostragem de solo é fundamental para uma boa produtividade, pois é um método que possibilita que sejam supridas as necessidades do solo e acrescentadas às exigências da planta para o solo, de modo que este não seja apenas explorado, mas conservado. Além disso, é um procedimento fundamental para a Agricultura de Precisão que, por sua vez, tem gerado muitos benefícios para a evolução da atividade agrícola, através da possibilidade de realizar investigação da variabilidade do solo e da produtividade, gerando mapas de aplicação confiáveis, que tragam maior ganho de produtividade com menores custos na adubação e correção do solo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

EMBRAPA. Tecnologias de Produção de Soja – Região Central do Brasil 2009 e 2010. Embrapa Soja. Londrina, Paraná. 2008.

FURTINI NETO, A. E., VALE, F. R., RESENDE, A. V., GUILHERME, L. R. G., GUEDES, G. A. A. Fertilidade do Solo. Lavras: UFLA/FAEPE. 2001.

SANZONOWICZ, C. Amostragem de solos, corretivos e fertilizantes. In: SOUSA, D. M. G. de; LOBATO, E. (Editores). Plantaltina: Embrapa, 2002. Cap. 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com