TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agricultura de Precisão

Por:   •  23/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 7

AGRICULTURA DE PRECISÃO

Júlio César Inácio da Silva

RA: 12.789

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo trazer os conceitos sobre agricultura de precisão e as suas diferenças entre os diversos autores, bem como as vantagens que o sistema oferece. É um trabalho realizado por referenciais bibliográficos de pesquisa de internet. A agricultura de precisão vem aprimorando métodos de visão dentro de cada propriedade, podendo identificar diferenças em cada área com propriedades diferentes, tendo formas de manuseio diversos, referente a adubação, fertilização, entre outras podendo ter economias e homogeneidade na lavoura.

Palavras Chaves:  1 Agricultura de precisão, 2 Conceito, 3 Vantagens

ABSTRACT: This work aims to bring the concepts about precision agriculture and their differences between the various authors, as well as the advantages that the system offers. It is a work carried out by reference bibliographies of Internet research. Precision agriculture has been improving methods of vision within each property, being able to identify differences in each area with different properties, having different ways of handling, referring to fertilization, fertilization, among others, being able to have economies and homogeneity in the crop.

Key Words: 1 Advantages; 2 Concept; 3 Precision Agriculture,

INTRODUÇÃO

Com a globalização e com a evolução na tecnologia a agricultura não poderia ficar de fora, inclusive para um melhor competitividade em produção e no mercado.  

A agricultura de precisão vem aprimorando métodos de visão dentro de cada propriedade, podendo identificar diferenças em cada área com propriedades diferentes, tendo formas de manuseio diversos, referente a adubação, fertilização, entre outras podendo ter economias e homogeneidade na lavoura.

O geoprocessamento pode ser aderido desde o preparo do solo, plantio, colheita e até mesmo na entrega do produtor ao varejo. O produtor consegue monitorar de casa cada metro quadrado da lavoura, tendo conhecimento detalhado de cada processo até mesmo na linha de produção.

O objetivo desta revisão é o de trazer os conceitos sobre agricultura de precisão e as suas diferenças entre os diversos autores, bem como as vantagens que o sistema oferece.

CONCEITOS E VANTAGENS

A agricultura de precisão como é chamado no Brasil o sistema de produção adotado por agricultores de países de tecnologia avançada, denominado por eles de Precision Agriculture, Precision Farming, Site-Specific Crop Management (MANZATTO et al., 1999).

É muito comum desde os primórdios da agricultura para fazer qualquer tipo de manuseio do solo como adubação, fertilização, irrigação, etc, é feito com uma análise de solo geral, sendo aplicada quantidades homogêneas em todo o campo, assim atendendo apenas as necessidades media da área. A agricultura de precisão permite que o agriculto injete apenas quantidades necessárias em cada parte do seu solo, levando em consideração que há diferença de uma parte a outra. O mesmo acontece para os demais produtos. (CAPELLI, 1999).

A agricultura de precisão veio para agregar, fazendo com que os insumos sejam aplicados de forma correta e precisa, apenas onde há necessidade (FATORGIS, 1998).

A agricultura de precisão também é chamada de AP, pode gerenciar um campo produtivo, canto a canto, metro a metro. (ROZA, 2000).

Segundo MANZATTO et al. (1999), o princípio de todo o conceito a agricultura de precisão é aplicar insumos direto no local desejado, no momento adequado, na quantidade necessária para a produção. A tecnologia auxilia com que a área seja mais compacta e produtiva.

A agricultura vem inovando com implantações e novas tecnologias, tendo manejos integrados de produção que busca dosar quantidades homogenias de insumos que entram em sua propriedade de acordo com a necessidade da cultura. Esse método de trabalho não é novo, porém as novas tecnologia vem facilitando e deixando as produções e aplicações mais praticas. (DAVIS, 1998).

MIRANDA (1999) para ter uma boa desenvoltura o programa de agricultura de precisão necessita de um complexo conhecimento espacial preciso, baseado em dados obtidos por satélites, para ter uma precisão tem que ter sinal de no mínimo três satélite. Também auxiliando na venda de equipamentos e produtos.

DAVIS (1998) a agricultura de precisão é baseada e definida combase em tecnologias como GPS (Sistema de Posicionamento Globla) ou alguns sistemas de taxas variáveis. Também é importante levar em consideração que a coleta de informação é tão importante quanto os sistemas que são utilizados, muito importante para o sucesso da projeção. O conceito geral é distinguir a agricultura tradicional por manejos preciso, usando doses especificas de para cada área dentro do campo.

Esse método veio para implantar melhorias em uma larga escala, tendo um manejo mais preciso de pequenas unidades de terra junto com o manejo tradicional. Esse modo de manejo só é possível por conta da disponibilidade de sistemas de posicionamentos globais que podem ser utilizados para localização mais precisa em terra. (MILLER & SUPALLA, 1996).

Conforme CANZIAN et al. (1999), a brande maioria dos campos não são uniformes podendo ter variações no tipo de solo, fertilizantes e alguns outros fatores que afetam a produção. A agricultura permite que medidas sejam tomadas para otimizar as aplicações em pontos específicos, sendo esse o novo conceito da AP.

Conforme ANTUNIASSI (1998), o princípio básico para a produção é o mapeamento detalhado e dados de localização.

Ainda SEARCY (1997) considera técnicas de agricultura de precisão que podem melhorar sustentabilidade econômica e ambiental da produção. Na agricultura de hoje, produtores tendem a cultivar cada campo como uma única unidade. Embora eles reconhecem frequentemente a variabilidade, eles tratam-no como um campo médio, esperando que o que eles introduzem nele, seja adequado para todo o resto.

CAMPO (2000a) considera que agricultura de precisão é o conjunto de técnicas e procedimentos que permite conhecer, localizar geograficamente e delimitar áreas de diferente produtividade, através do emprego da informática, programas específicos, sensores, controladores de máquinas e sistema de posicionamento global (GPS).

Para DOERGE (1999) o objetivo da agricultura de precisão é colecionar e controlar informações coletadas em campo, para prover melhorias em campo. Aplicação de insumos em locais específicos comumente usada dividindo-se os campos inteiros em zonas de manejo menores, homogêneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com