TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CADEIA PRODUTIVA DA CANA DE AÇUCAR: DO CAMPO À INDUSTRIA. UMA ANÁLISE DA EMPRESA RAÍZEN ENERGIA S.A

Por:   •  1/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.782 Palavras (16 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

PROJETO INGREGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

A CADEIA PRODUTIVA DA CANA DE AÇUCAR: DO CAMPO À INDUSTRIA. UMA ANÁLISE DA EMPRESA RAÍZEN ENERGIA S.A

FRANCELINE FRANÇA PIRES – RA: 0536236

GUILHERME RABELO DE FREITAS – RA: 0535214

MAIRIPORÃ/SP

2019

1

RESUMO

Neste artigo serão analisadas as etapas de processo da cadeia produtiva de cana de açúcar da RAÍZEN ENERGIA S.A. e seu posicionamento na bolsa de valores, bem como as estratégias de gestão de pessoas utilizadas pela empresa para desenvolver a motivação, o trabalho em equipe e a liderança entre seus fornecedores. Para análise do objetivo proposto neste projeto, realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e quantitativa por meio do método de estudo de caso único, através de pesquisas de dados informados pela empresa na bolsa de valores e em seus canais informativos oficiais.

Palavras chave: Agronegócio, cadeia de produção, cana de açúcar, etanol, mercado de capitais.

2

SUMÁRIO

1.0. INTRODUÇÃO        5

1.1. Objetivo        6

1.2. Metodologia        6

1.3. Apresentação da empresa        8

2.0.DESENVOLVIMENTO        10

2.1. Mercado de Capitais        10

2.2. Introdução ao Agronegócio        15

2.3. Dinâmica das Relações Interpessoais        18

3.0.CONCLUSÃO        20

4.0.REFERÊNCIAS        21

3

ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: Cartão CNPJ RAÍZEN ENERGIA S.A        8

Figura 2: Composição Acionária RAIZEN ENERGIA S.A        11

Figura 3: CADASTRO na CVM        12

Figura 4: Balanço patrimonial da empresa Raizen        14

Figura 5: Cadeia produtiva da cana de açúcar        17

Figura 6: Fluxograma da Diretoria        19

4

1.0. INTRODUÇÃO

O agronegócio vem ganhando cada vez mais destaque dentro dos mercados de capitais, devido suas amplas e diversas possibilidades de negócios. Dentre essas diversas possibilidades, é possível citar a cultura da cana de açúcar, que será abordada ao longo deste trabalho. A escolha do tema aqui abordado deve-se à alta representação econômica do cultivo de cana dentre todos os mercados agrônomos.

Segundo “ANDRADE, DINIZ,2007” atualmente, a atividade canavieira tem grande expressão graças à produção de açúcar e especialmente à produção de etanol e energia elétrica com a queima do bagaço da cana, além de outros subprodutos que são utilizados, como fertilizantes, a vinhaça, a torta de filtro e o próprio bagaço.

A produção de cana de açúcar iniciou-se no período colonial, e se transformou em umas das principais culturas brasileiras. O Brasil é responsável por mais da metade de todo o açúcar comercializado no mundo, sendo também o maior exportador de etanol (AGRIC, 2017).

Aproximadamente 1.700 milhões de toneladas de cana-de-açúcar são produzidas anualmente em 24 milhões de ha em todo o mundo. O Brasil é o maior produtor mundial de cana de açúcar, com mais de 7 milhões de hectares plantados, produzindo mais de 720 milhões de toneladas de cana, colocando o País na liderança mundial em tecnologia de produção de etanol, segundo dados de 2018 da FAO. Além de matéria-prima para a produção de açúcar e álcool, seus subprodutos e resíduos são utilizados para co-geração de energia elétrica, fabricação de ração para animais e fertilizante para as lavouras (AGEITEC, 2017).

Dentre as principais dificuldades da cadeia de produtiva da cana de açúcar no Brasil, podemos citar os impostos cada vez mais altos e a malha logística precária no país. Neste artigo, serão considerados estes fatores, dentre outros relacionados à produção de cana e a entrega de seus subprodutos ao consumidor final da empresa Raizen.

5

1.1.Objetivo

O objetivo deste projeto integrado multidisciplinar é analisar as etapas de processo da cadeia produtiva de cana de açúcar da empresa RAIZEN ENERGIA S.A. e seu posicionamento na bolsa de valores, apontando dados e sugerindo melhorias nos processos.

A análise da cadeia de suprimentos da empresa pesquisada será realizada mediante as seguintes etapas:

  1. Evidenciar as principais características envolvidas em todas as etapas de produção da empresa, desde a plantação até a entrega ao consumidor final.

  1. Integrar o conteúdo levantado em pesquisa com o conteúdo das disciplinas de Mercado de Capitais e Introdução ao Agronegócio e Dinâmica das Relações Interpessoais, fazendo uma análise;
  1. Levantar dados e índices de cada etapa da cadeia de suprimentos da empresa Copersucar;
  1. Identificar seu posicionamento no mercado de valores;
  1. Identificar as estratégias de gestão de pessoas utilizadas pela RAIZEN ENERGIA S.A;
  1. Identificar os custos ou valores base que formam o valor do produto vendido;

1.2.Metodologia

Segundo Aste Vera (1979), o propulsor para um estudo, para o início de uma pesquisa

  • o problema, pois sem ele não há razão para a realização da mesma. Já Lakatos (2002), define pesquisa como instrumento fundamental para a resolução de problemas coletivos.

Ainda no mesmo artigo Lakatos aponta a necessidade de registrar na própria pesquisa a fonte e referência de onde foram retiradas as informações. Para isso, no Brasil segue-se um padrão que é definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT (2005).

Braga (2004), classifica a pesquisa como sendo acadêmica quando possui fins científicos e pesquisa de ponta, na qual é considerada pelo autor como científico, mas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (397.3 Kb)   docx (242.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com