TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COOPERATIVISMO NA AGRICULTURA E HABITACIONAL

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO-PARANÁ

COOPERATIVISMOS NA AGRICULTURA E HABITACIONAL

JONATHAN WILLIAN KRAMEK

LUCAS MACHADO TONOLLO

CLAUDEMIR KASTRISSIO

TAMIRES MASSUCATE

MATHEUS JACKOWSKI

CAMPO MOURÃO

2017

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO-PARANÁ

AGRONOMIA

JONATHAN WILLIAN KRAMEK

LUCAS MACHADO TONOLLO

CLAUDEMIR KASTRISSIO

TAMIRES MASSUCATE

MATHEUS JACKOWSKI

COOPERATIVISMO NA AGRICULTURA E HABITACIONAL

[pic 1]

ORIENTAÇÃO DA PROF.: MARINA APARECIDA VIANA DE ALENCAR.

CAMPO MOURÃO

2017

COOPERATIVISMO NA AGRICULTURA E HABITACIONAL

Resumo.:        O trabalho que será apresentado a seguir vem com intuito de demonstrar o funcionamento de uma cooperativa agricola e habitacional, sendo que uma cooperativa é uma associação de no minimo 20 pessoas com interresses em comum, que deverá ser de forma economiacamente organizada e também de forma democrática, e haverá participação livre de todos e ainda deve-se respeitar os direitos e deveres de todos que fazem parte dentro desta cooperativa. Sendo que é uma sociedade e pessoas o seu intuito deverá ser de prestações de serviços, que será do que está cooperativa tem como objetivo principal, uma cooperativa pode ter um numero ilimitado de cooperados, a assim sendo seu controle é demcratico, ou seja uma pessoa cooperada conta como um voto. Para uma pessoa poder fazer parte de uma cooperativa ela deverá possuir os requisitos que são necessários e também verificar se ela está certa de que é este tipo de serviços que ela está procurando. Para a admistração de uma cooperativa de serviços deverá ser adiministrada por uma diretoria ou ainda um conselho de administração, para-se obter uma diretoria ou conselho irá ocorrer por votação de uma assembleia geral. Na parte financeira eles deveram escriturar todos os seus movimentos economicos e financeiros, e assim se os cooperados e a firma cumprirem todas as normas que são descritas todas por leis ai sim conseguiram montar uma cooperativa sendo que dependendo muito do que a firma irá trabalhar ela irá ter que seguir diferentes leis para poder se tornar uma cooperativa.

Palavras-chave.: cooperados, serviços, associação.

Introdução

As cooperativas são pessoas que se unem com um objetivo coletivo para poder fazer certos serviços, produtos e entre outras coisas. Sendo assim para pode ser chamada de cooperativa deve ter no minimo de 20 pessoas associadas, não visando lucro para si mais si mpara poderem se ajudar. Uma pessoa que queira fazer parte de uma cooperativa deverá ver quais são os requisitos que a empresa exige para fazer parte dela, e ainda deverá verificar se a empresa tem o serviço adequado que ela esta procurando.

Uma cooperativa deve ter um numero minimo de cooperados integrantes dela, más não irá ter um numero maximo de associados ou seja uma cooperativa trabalha de forma democratica, assim sendo que cada cooperado irá ter direito a um voto dentro da empresa, sendo que ela e dirigida por uma diretoria ou uma assembleia. Mas como uma cooperativa funciona de forma democratica ela será livre ou seja cada um dos integrantes deverá respeitar os deveres e os direitos de cada uma das pessoas.

COOPERATIVA AGRICOLA

HISTÓRICO

A cooperativa agricola é a junção de alguns cooperados que se juntão para pode obter um melhor preço em seus produtos agricolas. As unidades de uma cooperativa deste ramo irá receber o produto dos cooperados para poder fazer o armazenamento e a venda.

Muitas vezes depende-se muito da qualidade do produtos em que o cooperado irá entregar, pois geralmene as cooperativas agricolas tem como papel manter um produto padrão para poder vender com um preço mais elevados para empresas ou outras finalidades, pois como na parte agricola possui-se varias variaveis como na entrega de grãos é comum os cooperados obter descontos em seus produtos, como alta umidade de grãos e impuresas.

Nos dias atuais existem muitos tipo de cooperativas no ramo da agricultura seja ela de um tipo só de produto como cooperativa de produtores de cana, café, leite e criadores de gado. Como também possui aquelas cooperativas que reebem mais de um produto como soja, milho e trigo em uma mesma cooperativa.

Quando há mais de uma cooperativa em uma cidade a pessoa que quer fazer parte desta cooperativa deverá verificar qual delas irá trazer mais vantagens a ele, pois algumas cooperativa irá trazer mais vantegens que a outra. So que se o cooperado puder optar ele poderá fazer parte de mais de uma cooperativa, pelo motivo de que uma irá complementar a outra, ou ainda uma trará preços mais vantajosos a ele, assim cada um deverá optar pela melhor opção para ele.

COOPERATIVAS AGRICOLAS NO PARANA

        

        Muitas das coopertativas agricolas paranaenses nos dias atuais estão entre as maiores empresas do Brasil. E também as cooperativas participam ativamente nas forças economicas do estado, pois alem de ajudar os cooperados com vendas de seus produtos a um maior preço também trazem maiores chances de empregos a muitas familias.

        As maiores cooperativas do paraná e que estão entre as 1000 maiores empresas são : Coamo, C. Vale, Lar, Coamar, Copacol, Agraria, Castrolanda, Integrada, Frimesa, Coopavel, Batavo, Cocari, Copagril, Coasul, Capal, Coagru, Bom Jesus. Algumas destas cooperativas não atuam somente no estado do paraná mas também em estados como mato grosso do sul, santa catarina e alguns outros estados.

COOPERATIVAS HABITACIONAL

HISTÓRICO

        uma das questões que uma cooperativa habitacional leva mais em conta é o auxilio para os cooperados comprarem imovéis mais em conta, ou seja com um preço mais acessivel para eles. Para o funcionamento deste tipo de cooperativa os associados deveram contribuir com uma quantia todos os meses que é combinado com a empresa e assim este associado terá acesso a um tipo de imovél que antecipadamente é combinado.

        Como a cooperativa habitacional nao tem um tipo de fiscalização propria deve-se tomar varios cuidados, pois como o cooperado é um tipo de socio da empresa quem deverá ter os cuidados para que não aja problemas posteriormente são os proprios cooperados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (299.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com