TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPANSÃO DO CULTIVO DO SOJA NO ESTADO DE RONDÔNIA

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 8

NOME DA INSTITUIÇÃO

Nome do Curso

Nome do Polo de Apoio Presencial

JÉSSICA WESTEMAIER DOS SANTOS

RAQUEL FRANSCISO DE SOUZA

TÍTULO DO PROJETO FINAL

Rondônia - RO

2018

JÉSSICA WESTEMAIER DOS SANTOS

RAQUEL FRANCISCO DE SOUZA

TÍTULO DO PROJETO FINAL

Projeto Final apresentado como trabalho de conclusão do Curso Técnico em Agronegócio, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR da Regional de XXXXX, orientado pelo (s) tutor (es), como requisito para obtenção do diploma de habilitação técnica.

Rondônia- RO

2018

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo estudar a cultura da soja no estado de Rondônia, o que podemos perceber é que a soja é uns dos principais produtos de exportação do estado. A produção desta commodity vem aumentando em nossa região em relação as demais culturas produzidas, a soja é o segundo produto mais exportado no estado, representando cerca de 36,7% das exportações rondonienses, e tem contribuindo muito economicamente na vida dos produtores rurais bem como para o estado.

Pode-se destacar que o crescimento da produção da soja em nossa região está associada aos avanços tecnológicos e científicos no setor de produção, mecanização e a criação de cultivares altamente produtivas adaptadas às diversas regiões, o desenvolvimento de pacotes tecnológicos relacionados ao manejo de solos, ao manejo de adubação e calagem, manejo de pragas e doenças, além da identificação e solução para os principais fatores responsáveis por perdas no processo de colheita, são fatores promotores desse avanço.  

Palavras-chave: Soja, tecnologia, exportação e produção.



  1. INTRODUÇÃO

A palavra Commodity vem do inglês e originalmente tem significado de mercadoria, o termo é usado sobretudo com referência aos produtos de base em estado bruto ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores, as mesmas podem ser estocados por determinado período sem perda significativa de qualidade, dependendo de sua conservação. Por se tratar de um produto que segue um determinado padrão, o preço das commodities é negociado na bolsa de valor internacional, e depende de algumas circunstâncias do mercado, como a oferta e demanda.

A principal importância que as commodities têm na economia é devida serem consideradas uma forma de investimento, portanto sendo vista como uma nova tendência devido sua alta produção em estados que veem passando por processo de desenvolvimento.

Nos últimos anos o estado de Rondônia vem se destacando em relação ao cultivo da soja, considerada como uma fronteira agrícola com um grande potencial para a soja, o estado vem quebrando todos os paradigmas. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o estado possui uma estimativa de área plantada que supera cerca de 296 mil hectares plantadas, se tratando assim que ao total o estado possui 270 mil propriedades rurais que adotaram a soja como principal carro chefe de produção. Segundo dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), os seis municípios com as maiores áreas destinadas à produção de soja estão localizados no cone sul do estado, sendo Vilhena (43.963 ha), Corumbiara (39.415 ha), Pimenteiras do Oeste (26.972 ha), Cerejeiras (26.417 ha), Chupinguaia (23.898 ha) e Cabixi (21.657 há), também se localiza no cone sul os seis maiores municípios com mais propriedades rurais produtoras de soja sendo elas Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Vilhena e Colorado do Oeste.

Evolução das areas plantadas no conseul do estado de Rondônia

Safra

Quantidade (há)

Média

Produção (ton)

2014/2015

120.000

57

410400000

2015/2016

127.000

57

434340000

2016/2017

132.000

57

451440000

2017/2018

133.000

60

478800000

Fonte: Idaron, Cargill e Amaggi.

A alguns fatores que contribuem para este acréscimo de produção no estado, sendo eles a logística para escoamento do grão, a estrutura fundiária com grandes áreas, a topografia adequada para a produção da soja e a proximidade com o porto de Porto Velho, essas são algumas das vantagens que estão fazendo com que o grão seja produzido em alta escala no estado.

 Pode-se afirmar que o alto índice de produção de soja no estado de Rondônia se dá devido o cumprimento do vazio sanitário que se trata do período no qual o grão fica proibido de ser cultivado, evitando assim a proliferação da ferrugem asiática na soja e entre outras bacterias que podem causar um dano futuro a produção, desta forma o produtor minimiza a perda do produto e diminui o uso de agrotóxico no combate da praga nas lavouras.  

Segundo informações do secretário de Agricultura do estado de Rondônia outra medida que irá impulsionar a produção em nossa região é a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviço) de fertilizantes no Estado do Mato Grosso que vai de 8,4% para 2,1%, facilitando a vida do produtor do Estado de Rondônia que compra o produto dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul gastando muito com o frete, sendo que o nosso estado adquire em torno de 150 mil toneladas de fertilizantes ao ano.

Além do frete mais barato a baixa do ICMS trará ao produtor outro benefício que elimina a obrigação de recolher na propriedade, no ato da venda, o imposto sob sua produção, passando assim ter mais valor agregado ao produto. O produtor não deixará de pagar seus tributos apenas irá fazer a transferência da responsabilidade de recolhimento do imposto para uma fase posterior de comum acordo com a empresa.


  1. EXPANSÃO DO CULTIVO DO SOJA NO ESTADO DE RONDONIA.

A partir da década de 1970, o estado atraiu diversos imigrantes do centro-sul do país, estimulados pelos projetos de colonização e reforma agrária do governo federal e da disponibilidade de terras férteis e baratas, com tudo o desenvolvimento das atividades agrícolas transformou o estado em uma das principais fronteiras agrícolas do país e uma das regiões mais prósperas e produtivas do norte brasileiro e contra partida trouxe alguns problemas ambientais e conflitos fundiários. Os conflitos surgiram devido ao grande avanço do agronegócio e ao processo de monopolização do território de Rondônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com