TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  6/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

        BETHÂNIA CONCEIÇÃO LEITE DE SOUZA

HELIGENY CAROLINE SANTOS DE SOUZA

HÉLIO QUEIROZ DE SOUZA

análise da implantação de uma indústria de produção de artefatos de cimento em londrina-paraná

        

 

[pic 3]

Marabá

2015

BETHÂNIA CONCEIÇÃO LEITE DE SOUZA

HELIGENY CAROLINE SANTOS DE SOUZA

HÉLIO QUEIROZ DE SOUZA

análise da implantação de uma indústria de produção de artefatos de cimento em londrina-paraná

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Planejamento de áreas urbanas e rurais, Avaliação de impactos ambientais e licencimento, projetos ambientais, Tópicos especiais em gestão ambiental, Seminário Interdisciplinar V

Prof.: Jeanedy Maria Pazinato; Vinicius Pires Rincão, Tiago H. dos Santos Garbim, Marcelo Augusto Rocha, Flávia da Silva Bortoloti

Marabá

2015

INTRODUÇÃO          

   No processo de implantação de um novo negócio é importante analisar o local onde será implantado o empreeendimento. Se ainda é uma área não explorada ou não, quais os impactos ambientais sua implantação causará e quais os benefícios sociais  a atividade econômica irá trazer.

        Num momento em que a sustentabilidade dos negócios e um relacionamento mais harmonioso entre o meio ambiente e a sociedade/atividade produtiva é altamente requerida das empresas, faz-se necessário um estudo prévio de como a atividade empresarial impactará o meio em que vai ser inserida.

        Esta produção tem o objetivo de explicitar os processos para a implantação de uma industria de artefatos de cimento na cidade de londrina-Paraná. Analisar sua relevância economico-social e propor um projeto ambiental que mitigue ou compense os impactos ambientais que vierem a decorrer da exploração comercial.

ANÁLISE E ZONEAMENTO URBANO

TIPO DE NEGÓCIO- Industria de Cómercio de artefatos de cimento para uso na construção civil.

RAMO  ATIVIDADE DA EMPRESA: Industria e Cómercio de artefatos de cimento (blocos de concreto, bloquetes, lajes         premoldadas e mourões para cercas)

CIDADE DE LOCALIZAÇÃO: Londrina-Paraná as margens da Br -----, proxima ao Parque de Exposições Governador Ney Braga, no fundo de um vale, proxima á uma área de preservação permanente.

        

        Zoneamento é um conceito da área do urbanismo, que significa zonear, ou seja, separar uma cidade por zonas específicas, de acordo com as atividades existentes em cada uma delas.

        Uma zona designada como residencial tem por objetivo a construção de edifícios que sejam casas de pessoas. Uma zona comercial é um local onde é possível encontrar lojas e uma zona industrial é caracterizada por possuir instalações que funcionam como fábricas, etc. Uma zona classificada como mista é aquela que pode ser usada para mais de um fim.

        Existem vários tipos de zoneamento, como o zoneamento ambiental, zoneamento agrícola, ou etnozoneamento, instrumento da PNGATI (Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas) instituído em 2012

O zoneamento ambiental é usado para planejar a utilização do solo, de forma adequada, segundo as características específicas de cada solo. Tem como objetivo o equilíbrio dos ecossistemas e a sustentabilidade dos recursos naturais. Ele é fundamental para a determinação do uso do solo, tanto em areas urbanas e rurais, muitos deles são determinados por regulamentações e leis outros apenas por recomendações. Na cidade de Londrina, o zoneamento deve seguir o Plano Diretor baseado na Lei nº 1574/2001.

A implantação da indústria gerará muitos beneficios á sociedade local, como aumento nos postos de trabalho, tanto na fase de sua construção (neste momento as vagas serão predominantemente na construção civil), quanto na fase de operacionalização.

Com o aumento nos postos de trabalho vem um aquecimento da economia local, já que se desponibiliza mais recursos na economia através da atividade produtiva dos trabalhadores, favorecendo o crescimento economico da cidade.

Além disso a empresa proporá a implantação de um projeto ambiental para minimizar os impactos ambientais causados, o que será mais detalhado mais adiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com