TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Gestão Ambiental e Desenv. Sustentável no Setor Público.

Atividade: Atividade avaliativa l – Impactos Ambientais

Acadêmico (a): Nelci Malaguti

Polo: Nova Santa Rosa

Identifique três impactos ambientais que já ocorreram, um em nível local (seu município), um regional (citar região ou estado) e um global (citar o país).

            Constantemente o homem é responsável por causar danos ao meio ambiente, danos esses que atingem  plantas, animais  e causam um grande impacto  ambiental na água, no solo e no ar.

A nível local, podemos citar a contaminação de uma fonte de captação de  água. No ano de 2009 foi confirmada a existência de contaminação por combustível  na Estação de Captação de Água III do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido. A contaminação ocorreu devido a um vazamento  de óleo diesel derivado de um posto de combustível situado no Jardim Higienópolis da mesma cidade. A estação foi interditada, temporariamente, depois que técnicos da SAAE, órgão municipal responsável pelo abastecimento, detectaram a presença de um produto oleoso na água. 

Fez-se necessário a intervenção através de medidas de controle institucional, constituindo-se da limitação para que não tivesse captação de água subterrânea no local. A captação atingida é responsável por 20% do abastecimento do município, causando assim um grande transtorno no abastecimento da agua da cidade além de um enorme   impacto ambiental,  pois teve contaminação da água subterrânea e do solo.

Segundo PEREIRA; MARQUES, (2009) contaminação do solo por óleo diedel, pode atingir as águas subterrâneas, incluindo reservas já em uso como fontes de abastecimento para consumo humano constituindo-se problemas ambientais de grande impacto, causando poluição do solo e das águas, além de afetar toda a biota.

             A nível regional podemos citar o desastre ambiental que aconteceu na região metropolitana de Belo horizonte, Brumadinho. No dia 25 de janeiro de 2019, A Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, rompeu-se, desencadeando uma avalanche de lama, a qual destruiu a comunidade próxima e construções da própria Vale, causando enormes prejuízos financeiros e a morte de dezenas de pessoas.

Os impactos ambientais desse desastre foram enormes, em virtude da grande quantidade de rejeitos e da velocidade em que foram liberados, a lama destruiu grande parte da vegetação local e causou a morte de diversas espécies de animais.  A região abrigava uma grande área remanescente da Mata Atlântica e um bioma com grande biodiversidade. Houve, portanto, perda de aproximadamente 147,38 hectares de vegetação. Os rejeitos da mineração atingiram ainda um dos afluentes do rio São Francisco. A grande quantidade de lama tornou a água imprópria para o consumo e reduziu a quantidade de oxigênio disponível, ocasionando grande mortandade de animais e plantas aquáticas. Em razão da grande quantidade de lama que foi depositada na região, o solo terá sua composição alterada, o que pode prejudicar o desenvolvimento de algumas espécies vegetais. Além dessa alteração, quando a lama seca, forma uma camada dura e compacta, que também afeta a fertilidade do solo.

Como informa (VORMITTAG; OLIVEIRA; GLERIANO, 2018),  foi demonstrado por uma série de análises ficou comprovado que o derramamento dos rejeitos causou o revolvimento e aumento da biodisponibilidade de uma série de componentes tóxicos,  inclusive metais pesados. em vários componentes naturais; água, solo e fauna (peixes e crustáceos), em níveis superiores aos preconizados nas leis brasileiras

              A Nível Global ocorreu um grande  um derramamento de petróleo cru, que atingiu mais de 2 mil quilômetros do litoral das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Os primeiros registros do derrame ocorreram no fim do mês de agosto de 2019. A contaminação atingiu mais de 200 localidades de vários municípios dos nove estados da Região Nordeste. Estima-se que mais de mil toneladas de óleo foram retiradas das praias nordestinas. O Ministério Público Federal, retratou que este foi o maior desastre ambiental já registrado no litoral brasileiro.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com