TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do Universo

Por:   •  30/7/2019  •  Dissertação  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

CENTRO MULTIDISCIPLINAR CAMPUS DE BARRA

BRENDA WIALY ROCHA DA SILVA

REVISÃO LITERARIA SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO E DO PLANETA TERRA

BARRA

2019

BRENDA WIALY ROCHA DA SILVA

REVISÃO LITERARIA SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO E DO PLANETA TERRA

[pic 2]

BARRA

2019


SUMÁRIO

CAPA................................................................................................................................1

FOLHA DEROSTO........................................................................................................2

SUMÁRIO........................................................................................................................3

A DESCOBERTA DO UNIVERSO..............................................................................4

EVOLUÇÃO DA TERRA E SUES ELEMENTOS.....................................................5

A ORIGEM DOS SERES VIVOS.................................................................................6

REFERENCIAS..............................................................................................................6


 A DESCOBERTA DO UNIVERSO

       Logo após Edwin Hubble conseguir explicar a expansão do universo usando o maior e mais potente telescópio daquela época, veio se descobrir que já se existiam outras galáxias e que elas estavam se afastando. E através dessas descobertas, Hubble abriu caminho para a teoria do Big Bang. Teoria essa que esta sendo usada até hoje para descrever a origem do universo e do planeta terra.

       A primeira pessoa a buscar essa resposta, sobre a origem do universo foi um padre, o belga Georges Lemaître. Segundo Lemaître, no início, o universo não passava de um enorme núcleo, ou seja, átomo primordial, como ele costumava chamar. Mas as teorias de Georges não explicava em detalhes, o surgimento do universo, como a ciência exigia.

        Só foi em 1948, inspirado pelas ideias de Lemaître, um soviético naturalizado americano chamado George Gamow.

        Gamow sabia das descobertas de Edwin Hubble, de que o universo está em expansão. Ele acreditava que o universo é frio. Partir de então Gamow deu a ideia que se voltasse no tempo, poderia contar a origem do universo. E foi assim que ele disse, se o universo que está em expansão hoje, é frio e grande, no seu início poderia ser diferente como muito quente e muito denso.  Foi dai que, ele apostou que o terra começou comprimido, ao máximo, em um único lugar. E assim George Gamow continua com seu raciocínio, sabendo ele que a tendência de tudo que é quente comprimido é de se resfriar e se expandir. Então a partir de uma expansão que gerou uma explosão no universo nomeada de big bang, foi então que se formou toda a matéria, passando se o tempo a matéria acabou se resfriando e gerando as  galáxias, planetas e as estrelas.

     Mas então como comprovar isso tudo pra ciência? Ralph Alpher um físico e cosmólogo que forneceu grande parte da sua habilidade matemática para apoiar a teorização de Gamov e sustentar a teoria do big bang. Mesmo sendo grande colaborador não conseguia sustentar seus cálculos experimentalmente. Após isso anos depois em New Jérsei dois físicos Arnold Benson e Robert Hudson concertando um problema de comunicação, ouvindo um ruído estranho, mas antenas de telecomunicação, ruído esse que não estava sendo detectado de nenhum lugar na terra, Com bastante dificuldade anos depois, Arnold ainda não conseguia resolver o problema da interferência, assim ele ouviu falar que físicos de Princeton, estavam trabalhando em radio telescópio, então eles foram buscar pistas sobre o big bang. Desde ai Benson e Hudson por fim descobriram que o ruído era a zoada da explosão do big bang, descobrindo assim a prova que comprova a teoria do big bang.

 Anos após a descoberta os físicos Arnold Benson e Robert Hudson ganharam o premio Nobel de física. Não dando nenhum credito a Gamow e Ralph os criados da teoria do big bang.

EVOLUÇÃO DA TERRA E FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS

      Após o Big Bang, tudo o que existia era uma liquido muito quente de partículas chamadas elétrons, quarks e glúons. Aos poucos, essa matéria começou a esfriar, assim a mateia estava pronta para a formação dos primeiros elementos. Durante bilhões de anos o que existia no universo eram nuvens de hidrogênio com hélio que entravam em choque com a onda do big bang, sendo assim as nuvens não resistiram com seu próprio peso, então a matéria foi ficando mais quente e densa, a partir de então formaram as primeiras estrelas. Surgindo assim a 4,5 bilhões de anos o sol gerando luz e calor, mas como tudo morre as estrelas também morria, e durante seu fim havia formação de outros elementos. Acredita que os elementos da natureza se deu a morte das estrelas.

        A Cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, quando a Terra, os planetas e o sol tinham acabado de nascer, pode se dizer que muito tempo atrás, o mundo era o próprio inferno, um planeta ainda em formação. A superfície era líquida, não de água, mas de rocha incandescente e atmosfera de gases. Antigamente a Terra era como um grande vulcão, onde a terra era uma bola incandescente de metais e rocha liquida. Aos poucos, a lava se resfria e fica sólida. E foi isso o que aconteceu com a terra. Só que para a superfície da Terra ficar sólida, se passaram 500 milhões de anos. Quando a temperatura baixou o vapor que circulou na atmosfera se condensou e virou a agua liquida, milhões de anos foram se passando e a terra foi ficando parecida como hoje, assim a grande parte da superfície ficou coberta de agua, pode se dizer que o processo chamado deriva continental deu origem as os continentes que conhecemos hoje, isso se deu visto que a camada mais externa da terra e dividida em varias placas tectônicas que flutuam no interior da terra onde tem rocha liquida, e assim ao longo elas se distanciaram até formarem os continentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com