TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do Universo - IED

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 11

A Origem do Universo

As teorias da criação são explicações lógicas dadas para o surgimento do mundo desde o momento em que o homem tornou-se capaz de refletir sobre as sua existência. São três as concepções de criação do universo: o religioso, o metafisico e o cientifico. Deste modo podemos observa que as crenças religiosas, filosóficas e cientificas estão ligadas a uma cultura, e que prevalecem uma sobre a outra. Através da origem universo, podemos chegar a uma conclusão sobre cultura.

Teoria Religiosa

O surgimento do universo através da teoria de gêneses apresentada pela bíblia é muito conhecido, para as diversas religiões, o universo foi criado por Deus, ou pelos Deuses dependendo de cada povo e crença. Conforme esta na bíblia, Deus criou o mundo em sete dias e tudo que nele há. Outros povos também tinham outros conceitos, como os gregos antigos que explicavam a criação do universo pela sua mitologia, para eles primeiro surgiram ou nascerão às divindades cósmicas, tratando-se de Deuses e não de astros, sendo elas: o céu, a Terra, o sol, a luz, etc., depois surgiram os Deuses espirituais simbolizados pela sabedoria, beleza, amor, paz, guerra e assim por diante.

Sendo que todas as religiões concordam com o principio do “Caos”, que significa a “personificação do vazio primordial, anterior à criação, quando a ordem ainda não havia sido imposta aos elementos do mundo”. Segundo as religiões, havia dois elementos fundamentas para a criação do universo, primeiro era a existência de uma força sobrenatural, denominada Deus, e o refere-se ao homem.

Teoria filosófica

Filosofia é o estudo da realidade, e se baseiam pelos fatos produzidos pelo homem ou os que se desenvolvem a sua volta. Dessa forma, (Parmênides) afirma que o universo é “absoluto, incriado, imperecível, complexo, imóvel e eterno, assemelhando-se a massa de uma esfera bem arredondada, que se equilibra em si mesma em todos os seus pontos.” Segundo Platão e Aristóteles o homem através da razão tem consciência que é um ser intelectual, politico e cultural.

Teoria Cientifica

Já foram propostas diversas teorias que tentam explicar a origem do universo, tanto no contexto cientifico (cosmologia e astrofísico) quanto por parte da religião e mitologia. Cientistas levantaram a hipótese de que milhões de galáxias que povoam os céus tenham surgido a partir de uma explosão cósmica. Segundo essa hipótese, os corpos celestes de hoje são produtos da transformação física dos fragmentos que explodiu no Big Bang que originou o universo. E essa explosão teria ocorrido há cerca de 5 bilhões de anos atrás. A incalculável pressão no interior do Ylem determinou a elevação de sua temperatura a bilhões de graus. E foi em consequência dessa alta temperatura e a pressão fez que houvesse a explosão cósmica.

Mesmo tento todas essas teorias ainda é impossível determinar a origem do universo, se está em expansão ou em estado estacionário. Ainda estamos diante da hipótese cosmológica e cosmogônicas, que ainda irão levar muitos anos de estudos e desenvolvimentos tecnológicos para obter uma resposta definida. Vivemos por uma razão, não importa de que forma foi a criação do universo, física ou metafisica, filosófica ou religiosa, qualquer que tenha sido sua origem, vivemos nele buscando cada vez melhorar nossa qualidade de vida.

Aparecimento de vida na Terra

Como a teoria do big-bang é a mais aceita iremos nos basear nela. Entre quatro e cinco bilhões de anos atrás, depois da grande explosão criando o universo e passando por várias modificações, surgiu uma bola azul, girando em torno de uma estrela, junto com outros astros iguais.

De acordo com a ciência, na Terra a vida devida a distancia que há entre ela e o sol. Assim, a ciência criou uma forma para facilitar o esclarecimento dos fenômenos naturais, dividindo-a em historias e épocas e períodos. Houve a Era Pré-cambriana, que iniciou na criação do planeta ate 570 milhões de anos, surgindo assim as primeiras vidas microscopias no mar. A Era Paleozoica, com seus períodos, que iniciou há 500 milhões de anos e foi ate 225 milhões de anos atrás, tendo desenvolvimentos das vidas no mar, e possivelmente migração e adaptação na Terra. Era Mesozoica, tendo inicio há 225 milhões de anos atrás. Finalmente a Era Cenozoica, a mais importante, pois nela que surgiram os homens há cerca de 5 milhões de anos.

Evolução do Homem

A teoria da evolução nos ensina, que com o passar dos tempos os seres se adaptaram ao ambiente que viviam, sempre evoluindo. Acredita-se que no passado os homens e outros primatas teriam um ancestral em comum, e devido a evolução as duas raças se separarão. E tudo começou por: Sahelantropus tchadensi, viveu há 5,4 milhões de anos; Kenyantropus platyops, viveu há 3,5 milhões de anos; Australopitchecus afarensis, viveu há 3 milhões de anos; Paranthropus boisei, viveu há 2 milhões de anos; Homo habiles, viveu há 1,60 milhões de anos; Homo ergaster, viveu há 1,5 milhões de anos; Homo erectus , viveu há 1,8 milhões de anos ou menos; Homo heidelbergensis, viveu há menos de 500 mil anos; Homo neanderthalensis, viveu há 230 mil anos atrás; Homo sapiens que surgiu há 120 mil anos atrás.

Com todas as descrições de mudanças, podemos perceber que a evolução do homem e suas adaptações, tornam-se cada vez mais complexa, e neste momento também surgir no homem o raciocínio.

Surgimento da Cultura

Não há como afirma o momento que surgiu o raciocínio, mas é evidente que não é contemporâneo ao aparecimento do Autralophitecus ou de outro hominídeo anterior.

A cultura surgiu há milhões de anos atrás, quando nossos ancestrais hominídeos que viviam na África passaram a desenvolver o cérebro e sua capacidade de raciocínio, desenvolvendo a habilidade de usar melhor as mãos, para produzir suas primeiras ferramentas de pedra, devido a necessidade de adaptação, sustentação e manter-se vivo.

Assim, desde o aparecimento do homem ate desenvolver a escrita denominou-se Pré-história, tendo ela sido subdividida em três períodos. Paleolítico período da pedra lascada, que durou 2,5 milhões de anos; Neolítico, conhecido pelo período da pedra polida, que teve inicio há 200 mil anos; e a idade dos metais.

O raciocínio desenvolvendo-se e adaptando-se com o passar dos tempos, deu ao homem a capacidade de se tornar um ser social, deixando de ser nômade, dominando o fogo e a descoberta da produção de alimentos somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com