TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missao Fornecer uma rede movel de alta qualidade

Por:   •  17/11/2015  •  Artigo  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO

1.1. Contextualização

A sociedade Médicos Associados, Limitada, é uma sociedade por quotas constituída em 6 de Agosto de 1996, sendo o capital social actual de 1.000.000 MT (Um milhão de meticais), assim repartidos:

Capital Social

Participações Valor (MT) %

Dr. Aires Sartio Gandhi Fernandes 200.000.00 MT 20.0%

Pascoal Mocumbi 175.000.00 MT 17.5%

José Gonçalves Langa 175.000.00 MT 17.5%

Igor José Vaz 150.000.00 MT 15.0%

António Manoel Augusto Bugalho 100.000.00 MT 10.0%

Maria Luísa Almeida 100.000.00 MT 10.0%

Ana Maria Pereira Graça 100.000.00 MT 10.0%

TOTAL 1.000.000.00 MT 100%

A sociedade exerce a sua actividade de prestação de cuidados e serviços de saúde com a Licença número 087DSCM/MP/02 emitida pelo Ministério da Saúde, Direcção de Saúde da Cidade de Maputo.

A sociedade encontra-se matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Maputo, sob o número 8.608, a folhas 187 verso do livro C-22. A actividade de Clínica é desenvolvida em instalações próprias sitas na Av. Karl Marx, número 414 em Maputo e assenta na prestação de serviços e cuidados médicos nas seguintes áreas:

• Consultas de Urgência;

• Consultas de especialidade;

• Exames de Laboratório;

• Serviços de Radiologia;

• Serviços de reanimação;

• Cirurgias;

• Internamentos;

• Farmácia para Serviços Internos.

Organização

Existem algumas regras entre os sócios, e tais regras vão de encontro com um estatuto orgânico, a partir do qual estes passam a ser accionistas. Nesse estatuto são definidas a regras de jogo dentre os interessados, tais como: O objectivo comum; A percentagem de cada um; como aumentar ou baixar essa quota-parte; como desistir do grupo; criação dos órgãos de gestão e de fiscalização. Esta Organização apresenta o seguinte organigrama:

1.2. Descrição do Problema

O crescimento da actividade da Clínica de 2011 a 2012 com um volume de facturação que passa de 1.200.000 USD para os 2.300.000 USD (dados oficiais dos relatórios de contas e ao câmbio actual de 34), representando uma taxa de crescimento de 95% em 5 anos, levantou a necessidade de um trabalho de estrutura aos seguintes níveis:

• Análise à Evolução da situação económica e Financeira da empresa ao longo dos exercícios económicos de 2013 até à data, para permitir a sistematização da informação histórica da empresa;

• Um diagnóstico ao sistema de Organização Operacional e Circuitos de Informação de Gestão, para permitir o conhecimento do estado actual da estrutura organizacional da empresa, os recursos disponíveis e a sua afectação. Esta informação considera-se essencial para a tomada de decisões quanto à sistematização de procedimentos e circuitos operacionais e de gestão;

• Um levantamento da Organização e Gestão de Recursos Humanos, que permitirá a sistematização de um departamento funcional, capaz de responder às necessidades de uma gestão de recursos humanos;

• Organização e Gestão do Património Imobilizado, para permitir conhecer os actuais recursos imobilizados, como forma de melhorar a sua afectação à actividade da empresa;

• Criação e Implementação de procedimentos e circuitos operacionais e de gestão, numa perspectiva de Organização estruturada e eficiente;

• Instrumentos do Sistema de Informação de Gestão e Controle, que constituem uma das ferramentas fundamentais de gestão e apoio contínuo à tomada de decisões.

No entanto, a Clínica Cruz Azul tem tido dificuldades do conhecimento da sua saúde financeira, facto que inibe a aferição inerente à taxa de crescimento do período compreendido de 2013 à 2014 devido ao atraso da elaboração dos balanços.

1.3. Pergunta de Pesquisa

Até que ponto a análise financeira pode situar a saúde financeira da Clínica Cruz Azul?

1.4. Objectivos

Os objectivos aqui apresentados têm como finalidade alcançar os resultados que se pretende com o trabalho.

1.4.1. Objectivo Geral

Analisar a situação financeira da Clínica Cruz Azul.

1.4.2. Objectivos Específicos

1) Descrever a análise financeira da Clínica Cruz Azul.

2) Analisar os indicadores da Clínica Cruz Azul.

3) Propor medidas que visam melhorar a análise financeira da Clínica Cruz Azul.

1.5. Justificativa

Esta Pesquisa tem a relevância teórica de contribuir com conhecimentos novos que ampliem e enriqueçam aqueles já acumulados sobre análise financeira, em particular, no sentido de reflectir sobre uma melhor articulação entre a teoria e a prática.

A nível prático a Pesquisa também é importante no sentido de contribuir para a elevação da frequência da análise financeira na Cínica Cruz Azul.

Por fim, no que diz respeito à escolha da Clínica Cruz Azul para o estudo de caso, destaca-se o conhecimento que o pesquisador possui do historial, estrutura e funcionamento das actividades desta entidade bem como, a facilidade de acesso para recolha de dados que constituíram o esteio principal da análise desenvolvida nesta pesquisa.

CAPÍTULO II: REVISÃO DA LITERATURA

Para a presente pesquisa, usou-se como quadro teórico de referência os conceitos e fundamentos sobre análise financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com