TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Substituição de agrotóxicos por orgânicos

Por:   •  11/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

A substituição de agrotóxicos por orgânicos

Adriana Dias Almeida

Introdução

Agrotóxicos vem causando verdadeiros danos às pessoas, animais e meio ambiente, contanto, a forma de mudar essas adversidades foi optar pela agricultura orgânica que busca a exclusão desses males causados por agrotóxicos e a melhoria no sistema de cultivo.

Segundo relatos apresentados em jornais, revistas e mídias adentrou a curiosidade de porque esses agrotóxicos se mostram tenebrosos.

No início dos estudos na verdade não se falava de males, só se falava da alta produtividade, mas logo viu-se que é um causador de doenças sérias que podem levar a morte como obesidade, diabetes e câncer.

Com base nessas curiosidades, o presente artigo busca contestar por meio de estudos realizados anteriormente a utilização da agricultura orgânica ao invés do manejo afim de enviar a grandes indústrias, ou seja, acabar com agrotóxicos, substâncias essas que elevam o risco a saúde humana.

Essa pesquisa tem por objetivo alertar todos os usuários englobados neste produto tais como produtor e comprador de matérias compostos de agrotóxicos e advertir quem opta por elas, mas também dando outra opção para os que exercem atividades nesse campo.

Materiais e Métodos

Essa é uma pesquisa de cunho exploratório na qual objetivou seu olhar ao uso de agrotóxicos e suas consequências aos seres próximos a ela, no entanto essa pesquisa utilizou de trabalhos realizados anteriormente para a comprovação de tal problema causado por uso desses agentes químicos e seus malefícios trazidos a população como um todo.

Resultados e Discussões

A pesquisa realizada apresentou maior grau de nocividade do produto do que se era esperado. Os fatos apresentados nesta busca mostraram mais que prejuízo causado por uso de agrotóxicos, mostraram também o quanto é prejudicial à saúde humana e o   ambiente onde se recebe esse produto, matando inclusive o bioma nativo do local.

Para se ter uma noção do problema, onde procuramos sempre há algo mais nefasto descrito por autores, ou seja, opiniões e estudos que não se diferem, mas se assemelham e amplificam.

Além de sabermos todos os males causado por esse solvente tem-se também a oportunidade de conhecer os orgânicos, no qual busca excluir o uso de agrotóxicos e logo controlar e restituir tudo que foi devastado por ele.

O produto orgânico ainda é visto como meio produzido apenas pela agricultura familiar, ou seja, extingue o uso de maquinários e produtos químicos, mas ao mesmo tempo há um aumento de mão-de-obra no campo gerando mais empregos e assim rotacionando a economia no local além de qualificar os profissionais do ramo, logo para se exercer uma agricultura orgânica é necessário o uso de técnicas para o manejo dessa produção e também de recuperação ou cuidados do solo.

A agricultura orgânica apesar de fazer mais uso da “cultura pobre” que são os cultivos de arroz, feijão, frutas, verduras entre outros, possui quatro princípios básicos que são: respeito à natureza, diversificação de culturas, independência entre os sistemas produtivos e o solo como organismo vivo, todas essas contribuindo de forma positiva para o bioma.

Conclusões

Lamentavelmente a cultura que usa produtos tóxicos ao meio ambiente se expandiu rápida e gradativamente logo se sabe que para quebrar uma tradição vão anos de dedicação e com certeza quanto a isso não será diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com