TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA NO MEIO DE PRODUÇÃO

Por:   •  19/6/2019  •  Artigo  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO[pic 1]

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        A TECNOLOGIA NO MEIO DE PRODUÇÃO        5

3.        TECNOLOGIA PRESENTE NAS MAQUINAS ATUAIS        6

3.1.        TECNOLOGIA NO PLANTIO        6

3.2.        TECNOLOGIA NA COLHEITA        7

3.3 BIODIESEL, RAÇÃO E MEDICAMENTOS        7

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

5.        REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

 O avanço tecnológico está presente em praticamente todas as áreas do conhecimento, sendo de grande importância para o processo evolutivo da humanidade. No que se refere ao avanço da tecnologia na produção agrícola, vemos um salto muito grande na escala produtiva e na qualidade da matéria-prima, e isso de forma clara na produção de algodão, onde se tem máquinas de colheita e plantio com aparatos tecnológicos de última geração, além de produtos que auxiliam no desenvolvimento do plantio e tratamento sofisticado após a colheita.

 O algodão tem grande valorização no cenário mundial, não apenas por ser uma fibra proveniente de uma planta de fácil cultivo, mas também por ser um produto de suma importância para a sobrevivência humana, no qual é usado para a produção de roupas e fins medicamentosos, além de diversas outras possibilidades, como ração animal (caroço do algodão) ou mesmo adubo.

 A grande necessidade do algodão em nosso meio faz com que a demanda desse produto também seja muito grande, e para as indústrias têxteis e de medicamentos suprirem essa necessidade de produção exacerbada, elas recorrem aos fazendeiros, que possuem amplas áreas de cultivo algodoeiro.

Segundo a ABRAPA, todos os anos, uma média de 35 milhões de hectares de algodão é plantada em todo o planeta. Para a colheita dessa produção, principalmente nas grandes fazendas espalhadas pelo mundo, é necessário desde o início o uso de uma tecnologia de ponta, como máquinas de última geração para colheita até o processo de embalagem.


  1. A TECNOLOGIA NO MEIO DE PRODUÇÃO

O algodão durante a sua produção passa por vários processos, desde o seu plantio, o processo de adubação, colheita, descaroçamento até o produto final, onde será enviado para as indústrias, na sua maioria as têxteis.

Analisando de forma descritiva o conceito da tecnologia, vemos que não é apenas algo sofisticado e atual. A tecnologia é a evolução de processos e ferramentas, e isso levando para os meios de produção algodoeiro podemos perceber nitidamente um avanço muito grande.

Inicialmente, a produção do algodão era feita à mão, desde o seu plantio até a tecelagem, no qual era usado para a confecção de roupas, possuindo pouca tecnologia se levarmos em conta os tempos modernos. Em vários lugares da Europa e nos EUA, a produção era feita pelos escravos.

Com o aumento da popularidade do algodão, foi tornando mais necessário o aumento da tecnologia, e nesse momento foi inventado o descaroçador de algodão, que mecanizou e aumentou a velocidade da produção, e que, segundo a AMPA, no século XVIII, com o desenvolvimento de novas maquinas de fiação, a tecelagem passou a dominar o mercado mundial de fios e tecidos.

Os EUA por ter sido o pioneiro no avanço tecnológico da produção de algodão teve sua hegemonia mantida por muito tempo, devido ao maquinário avançado tecnologicamente para a época, como o dito descaroçador e também meios de tratamento da fibra de algodão otimizados.

No Brasil há uma grande produção de algodão, estando entre os principais produtores no mundo e crescendo, investindo em pesquisas e novas tecnologias para o aprimoramento da produção.

.

  1. TECNOLOGIA PRESENTE NAS MAQUINAS ATUAIS

Em comparação com o século XVIII já mencionado, o mundo evoluiu muito tecnologicamente, com estudos técnico-científicos que garantiram a efetividade na produção em massa do algodão, com maquinários de altíssimo nível desde o plantio até a produção industrial de roupas e medicamentos, sendo fator principal para o sucesso da fibra algodoeira.

O que antes era feito a mão, como o plantio e a colheita, hoje é feito de forma mecanizada, com semeadeiras e colheitadeiras de alto nível em grandes fazendas, necessitando de pouca mão de obra, porém especializada para atender à tecnologia existente.

  1. TECNOLOGIA NO PLANTIO

Atualmente no plantio do algodão, são usados tratores geralmente de 320CV de potência, e semeadeiras também de alta potência e tecnologia avançada, muitas eliminando a necessidade de adubar a terra anteriormente, podendo aplicar o adubo juntamente com a semente do algodão dentro da semeadeira, o que antes não era possível.

Para uma maior otimização na plantação do algodão, leva-se em conta também o tempo usado pelos tratores no plantio, e com os veículos de 320CV e semeadeiras capazes de fazer o plantio em grande escala, com 45 a 60 linhas. As linhas são partes da semeadeira responsáveis por introduzir a semente no solo, com um espaçamento e profundidade programados anteriormente no computador do trator, quanto mais linhas maior será a área de plantio que a semeadeira vai pegar,  isso reduz drasticamente o tempo levado para o término do plantio dos algodoeiros, assim como qualquer outro tipo de plantação.

A semeadeira é um exemplo claro da evolução tecnológica nos meios de produção, visto que no início o plantio era feito à mão, com padrões falhos e com muito mais mão de obra que atualmente.

O Brasil no quesito tecnológico em relação às grandes potências mundiais segue no mesmo nível na produção de algodão, além de pesquisas sendo feitas para o aprimoramento da produção no nosso próprio país.

 

  1. TECNOLOGIA NA COLHEITA

 Por muito tempo a colheita nos vastos campos de algodoeiros foram feitas à mão, e por volta dos anos 1800 feita por escravos. O trabalho na colheita por várias pessoas retirando o algodão das plantas por muito tempo foi a forma mais prática existente em certa época, carente de inovação tecnológica, até iniciarem com as primeiras máquinas colheitadeiras de algodão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com