TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO RURAL

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIENCIAS RURAIS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRICOLA E EXTENSÃO RURAL

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO RURAL

INDICADORES ECONÔMICOS PROPOSTOS PARA A ANÁLISE DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROPRIEDADES  AGROPECUARIAS TRABALHADAS NAS ¨REDES DE REFERENCIAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR¨DO ESTADO DO PARANÁ

NOME:

SANTA MARIA, AGOSTO DE 2002.

O aumento da ocorrência nos mercados agrícolas e a necessidade de elevação dos padrões de competitividade dos agricultores de base familiar são idéias já bastante debatidas e comumente aceitas na análise de especialistas do setor.

Diante disto, torna-se relevante constatar a ocorrência de ações de pesquisa e desenvolvimento propostas para o setor rural que procuram enfocar também aspectos relacionados à administração das unidades de produção agropecuárias. É o que ocorre com as ¨Redes de Referências para a Agricultura Familiar¨, um trabalho iniciado em junho de 1998 pela Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-Paraná) e instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), sob os auspícios do projeto de Estado ¨Paraná 12 Meses¨.

As Redes envolvem uma metodologia de pesquisa adaptativa (validação) e difusão de tecnologia, apoiada em redes de propriedades (grupo de 20 propriedades representativas dos sistemas de produção encontrados em uma dada região agrícola), que são analisadas e acompanhadas sob um enfoque sistêmico.

A partir do  acompanhamento das propriedades procura-se elaborar sistemas de produção adaptados à região  e passíveis de adoção pelo maior número de produtores. Os sistemas de produção são analisados no seu conjunto (produção animal, vegetal, florestal; e recursos naturais, financeiros e humanos), avaliando-se sua viabilidade a partir dos resultados econômicos gerados.

Nas Redes torna-se possível entender o funcionamento e evolução dos sistemas de produção no curto e médio prazo e também fazer os ajustes e análises de sistemas inovadores, podendo-se ainda utilizá-las como local de testes e validação de tecnologias desenvolvidas em estações experimentais. Em suma, as Redes de Referências propõem uma reformulação dos métodos, técnicas e procedimentos de pesquisa e extensão rural. Entre estas tecnologias enquadram-se não somente aquelas voltadas à melhoria dos sistemas produtivos  mas também novas técnicas que permitam aperfeiçoar a gestão das propriedades familiares no que diz respeito aos seus recursos econômicos.

Este trabalho tem com objetivo primeiro oferecer ao dispositivo das Redes um conjunto de indicadores econômicos passíveis de utilização na analise global dos sistemas de produção e unidades produtivas trabalhadas permitindo, assim, que se avance na obtenção das referencias a serem difundidas.

Deve-se primeiramente, ressaltar que o foge ao escopo deste estudo apresentar ou discutir os diferentes enfoques teóricos e/ou conceituais que sustentam cada um dos trabalhos revisados, limitando-se apenas ao relato das principais características apuradas que foram consideradas na elaboração da proposta aqui formulada.

Assim sendo, foram consultados diversos trabalhos, que tiveram várias abordagens e enfoques, que ora divergiam entre si, ora se complementavam. Após a revisão literária e a  análise de diversos autores, partiu-se para,então a formulação de um conjunto de indicadores passíveis de utilização para analise de desempenho global dos sistemas de produção e propriedades trabalhadas nas ¨Redes de Referências para a Agricultura Familiar¨, podendo-se não só aspectos de ordem técnica e teórica, mas também a viabilidade de operacionalização da proposta.

Face ao que seria a principal distinção teórica constatada nos trabalhos consultados, cabe ressaltar que esta proposta assume a remuneração dos juros, ou custos de oportunidade, de todo o capital próprio investido nas atividades produtivas. Considerando primordialmente as características do público a ser trabalhado no projeto, tal formulação atendeu à  proposição de Lima et al. (1995) de considerar-se a remuneração da mão-de-obra familiar como critério fundamental, definido um indicador especifico para se atender a este propósito. Os balanços patrimoniais e os demonstrativos de lucros e perdas não serão aqui trabalhados.

Inspirando-se em Soldatelli & Holz (1994), sugere-se o agrupamento dos indicadores propostos em cinco principais grupos: dimensionamento, custos, receitas, margens brutas e performance global.

Os indicadores sugeridos serão sumariamente descritos a seguir, soa também apresentadas as suas siglas, unidades de medida e, quando pertinente, os cálculos necessários para sua obtenção.

Superfície Agrícola Útil –SAU (ha)

Compreende as terras trabalhadas ou exploradas por uma emprese rural não importando se próprias, arrendadas ou sob qualquer outra condição legal.

É calculada subtraindo-se da Área Total as seguintes áreas:

Área Total

- áreas com matas plantadas e/ou nativas

- áreas inaproveitáveis

- área com construções e/ou  benfeitorias

- área com estradas e/ou carregadores  

= Superfície Agrícola Útil

Equivalente-homen – Eq.h (un.)

Unidade padrão de mão-de-obra utilizada para avaliar a disponibilidade e calcular a remuneração do fator trabalho em uma exploração agrícola. Corresponde ao trabalho de um adulto em tempo integral durante um ano, totalizando 300 dias/ano.

IDADE

ESTUDA

NÃO ESTUDA

7 à 13

0,25

0,50

0,5014 à 17

0,33

0,66

18 à0,66 24

0,50

1,00

25 à 591

-

1,00

60 ou mais

-

0,50

                           

Unidade de tração  U.T (un.)

Unidade utilizada para reduzir os diferentes meio de tração disponíveis na exploração agrícola a um valor passível de comparação, adotando-se o seguinte critério de conversão:

Trator:                7HP na barra de tração   = 1,0 U.T.

Animais:        1 cavalo/burro            = 0,8 U.T.

Capital total

Expressa a disponibilidade total do produtor segundo as diferentes classificações deste fator, apresentadas entre parênteses, após descrição dos itens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com