TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGRICULTURA DE PRECISÂO

Por:   •  22/8/2016  •  Artigo  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O Tema, escolhido, parte do princípio que a aplicação da agricultura de precisão aumentara a produtividade e minimiza gastos e riscos quanto ao cultivo de cana-de-açúcar.

Trata-se de uma prática que favorecerá o negócio agrícola nacional, especialmente no que tange em relação á cana-de-açúcar, através da otimização dos investimentos de recursos na produção

Consubstancialmente, direcionar a agricultura de precisão ao cultivo de cana-de-açúcar manterá o Brasil como o maior produtor mundial canavieiro e, ainda, contribuirá para diminuir os impactos ambientais e minimizar os gastos nesse aspecto.

Ao direcionar o tema dessa pesquisa pretende-se defender a teoria de que o emprego de instrumentos adequados da agricultura de precisão coopera para a redução de perdas na agricultura.

No presente trabalho de conclusão de curso pretende-se compreender as relações entre o cultivo canavieiro e a agricultura de precisão, para analisar os possíveis benefícios e limites de sua aplicação.

Delimitação

A pesquisa pretende analisar a agricultura de precisão frente ao cultivo canavieiro e interpor vantagens, desvantagens e limites deste processo.

PROBLEMATIZAÇÃO E LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES

O problema da pesquisa é demonstrar os limites da agricultura de precisão para o cultivo da cana-de-açúcar e ainda enfatizar que quando o mesmo é aplicado de maneira competente e consciente, oferece ao produtor retornos que possibilitam a lucratividade e aumento da produtividade, evitando desperdícios e otimizando os recursos empregados para tal técnica.

Para tentar resolver o problema supracitado, formularam-se os seguintes questionamentos: Qual o melhor mecanismo para garantir a modernização do mercado da cana-de-açúcar nas regiões que predominam práticas agrícolas tradicionais? Quais os benefícios, desvantagens e limites de um sistema de gerenciamento agrícola baseado na variação espacial e temporal da unidade produtiva da cana-de-açúcar? Quais as etapas de implantação deste processo na agricultura?

A hipótese de que se partirá é de que através da agricultura de precisão no ramo da cana-de-açúcar haverá aumento e melhoria na produtividade, assim como redução nos gastos neste setor.

JUSTIFICATIVA

A discussão sobre a aplicação da agricultura de precisão frente ao setor canavieiro ressalva inúmeras discussões frente a sua aplicabilidade.

Considerando que atualmente existe uma grande e notável expansão e evolução tecnológica do setor canavieiro, pondera-se que o interesse pela agricultura de precisão é crescente.

O emprego da agricultura de precisão na cultura da cana-de-açúcar exerce papel importante no sistema de gerenciamento

da propriedade agrícola e, por conseguinte no refinamento da produtividade das usinas e destilarias sucroalcooleiras brasileiras, com finalidade de atender o acréscimo na demanda interna de derivados da cana, o que possibilita uma nova estratégia de trabalho que concebe a otimização da produção direcionada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com