TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Água

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

  UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO: AGRONOMIA

DISCIPLINA: IRRIGAÇÃO

PROFESSOR: SILVÂNIO

[pic 2]

Qualidade da Água de Irrigação

Equipe: Paula Leite, Thiago Dias e Edigar Batista

Janaúba-MG

Novembro/2016

Introdução

      A água é um recurso essencial para a vida, a saúde, os alimentos, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente sustentável e sua qualidade é de suma importância no processo de irrigação.

      Na análise da água, a coleta deve ser feita de forma correta, para que posteriormente possam ser observados os elementos e substâncias nela contida. Nesse sentido, a informação sobre a qualidade da água é essencial para a compreensão dos processos ambientais e, em particular, dos corpos hídricos com relação aos impactos antrópicos na bacia hidrográfica. Também é essencial para o planejamento da sua ocupação e controle dos impactos. As regiões áridas e semiáridas buscam na agricultura irrigada a solução para seu déficit hídrico, porém se essa irrigação não for manejada de forma adequada pode gerar problemas relativos a salinidade do solo.
     A análise das águas consiste na definição de sua composição físico-química, além da determinação dos riscos, quanto ao seu uso, para o homem e para o sistema solo-planta (salinização, sodicidade e toxidade). Ayers & Westcot (1991), determinam alguns parâmetros que devem ser avaliados para irrigação com seus respectivos valores de referência, sendo estes: CE (Condutividade Elétrica), Total de sólidos solúveis, RAS (Relação de Adsorção de Sódio), Sódio, Cloro, Boro, Nitrogênio, Bicarbonato e o pH, entre outros.
     Quando falamos em “qualidade de água”, é importante entender que esse termo não se refere somente a um estado de pureza, mas às características químicas, físicas e biológicas. A qualidade da água é resultado de fenômenos naturais e da atuação do homem. De maneira geral, pode-se dizer que a qualidade de uma determinada água é função das condições naturais e do uso da ocupação do solo na bacia hidrográfica. Sperling (2005)
     A qualidade da água de irrigação é tradicionalmente definida principalmente pela quantidade total de sais dissolvidos e sua composição iônica. Os principais sais dissolvidos na água de irrigação são os de sódio, cálcio e magnésio em forma de cloretos, sulfatos e bicarbonatos. Normalmente, o potássio e o carbonato estão presentes em proporções relativamente baixas. Portanto, de acordo com o estudo, os problemas ligados à qualidade da água são poucos relatados na literatura brasileira, e quando são se caracterizam por aspectos ligados a salinidade.

Material e Métodos

PROTOCOLO:

---

IDENTIF. DA AMOSTRA:

---

pH:

6,7

CE (Micromhos/cm a 25°C):

1.407

Ca:  meq/l

16,25

Mg: meq/l

2,57

K:   meq/l

0,04

Na:  meq/l

1,35

Carbonato:  meq/l

0,00

Bicarbonato:  meq/l

6,70

Cloreto:  meq/l

14,80

Classificação:  meq/l

 Riscos moderados à severos de salinização

  OBS.: Segundo o Ü.S. Salinity Laboratory Staff


Resultados e Discussões

Cálculos da Qualidade da Água

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

                               [pic 16]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (385.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com