TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO DAS ESPÉCIES VEGETAIS CULTIVADAS EM DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

COMPORTAMENTO DAS ESPÉCIES VEGETAIS CULTIVADAS EM DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS

¹Academico do Curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR, e-mail:

Resumo: Para a agricultura é indispensável que se tenha conhecimento em relação ao que se refere à latitude e altitude na agricultura, a radiação solar é quem dá origem a radiação global e a absorção de luz pela planta que depende da forma como ela absorve, dependem também de latitude, altitude podendo sofrer com interferências do clima, uma região pode ser fria mesmo estando próxima a linha do equador e quente mesmo estando próxima ao mar, os fatores climáticos tendem a influenciar dessa forma os elementos do clima. A temperatura do ar é o que trás maior impacto sobre os processos fisiológicos que ocorrem nas plantas, as posições onde se localiza o terreno também exercem influencia no fotoperíodo assim como a latitude na linha do equador, pois devido ser a latitude zero e haver pouca variação em relação ao sol, os dias normalmente serão sempre de 12 horas, já nas demais regiões conforme aumenta a latitude o fotoperíodo tende a diminuir durante o inverno e aumentar durante o verão. A latitude implica a distância de qualquer determinado ponto da terra até a linha do equador, dessa forma quanto maior for a distancia menor será a temperatura naquela área devido à menor influencia de incidência do sol, já a altitude é a altura em referência ao nível do mar, quanto maior for a altitude menor será temperatura. Sabendo que os principais fatores de importância agrícola estão relacionados com as condições climáticas e suas adversidades, é preciso que se tenha conhecimento das respostas interativas entre clima-planta quantificando e monitorando-as, com relação a isso encontramos os elementos radiação solar, temperatura do ar, precipitação pluvial e fotoperíodo como alguns dos fatores de grande importância de estudo.

Palavras-chave: Clima; fotoperíodo; planta; temperatura.

INTRODUÇÃO

        Com a finalidade de que se obtenha sucesso na agricultura é fundamental que se tenha conhecimento das interações entre clima e planta, é de grande relevância ter entendimento sobre os elementos climáticos e as diferentes grandezas que quantificam o clima, como por exemplo, temperatura do ar, precipitação pluvial, radiação solar e fotoperíodo. A radiação solar tem a capacidade de atingir a terra de forma direta e difusa, esses dois elementos dão origem ao que se pode chamar de radiação global. A intensidade e a quantidade da radiação difusa que atinge a terra dependem de alguns fatores como latitude, altitude, declinação solar e quantidade de nuvens.

        O rendimento da radiação solar sobre planta vai depender da sua capacidade fotossintética, isto é, a capacidade que folhas têm em consumir a radiação solar que está diretamente relacionado com ângulo em que as folhas e suas camadas estão.

DESENVOLVIMENTO

        De acordo com MENDONÇA (2005) “os fatores climáticos são os responsáveis pelas características ou modificações dos elementos do clima e devem ser analisados em conjunto”. Com isso podemos dizer então que pode haver a possibilidade que uma região seja seca mesmo que ela esteja perto do mar e ser fria mesmo estando próxima a linha do equador. As condições geográficas e físicas condicionam o clima interagindo nas condições atmosféricas, ou seja, regiões diferentes apresentam então seu próprio clima já que os fatores climáticos modificam elementos de clima.

        De acordo com FRITZSONS et. al (2008) “A temperatura do ar é, dentre os elementos climáticos, aquele que promove maiores efeitos diretos e significativos sobre muitos processos fisiológicos que ocorrem em plantas”. Ocorre uma relação direta da altitude com a temperatura e é sobretudo importante em regiões subtropicais e tropicais, em que centenas de metros de altitude tem a capacidade gerar mudanças muito sensíveis no clima e, portanto também nas espécies vegetais. Não apenas a latitude, mas também as posições do terreno podem influenciar no fotoperíodo, na onde é localizada a linha do equador em consequência de ser latitude zero e existir pouca variação em relação ao sol, os dias tem a tendência de serem sempre de doze horas, já em outras regiões a medida que tem aumento na latitude o fotoperíodo da planta tende a aumentar no verão e diminuir durante o inverno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com