TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibração de um medidor eletronico de umidade

Por:   •  1/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

CALIBRAÇÃO DE UM MEDIDOR ELETRÔNICO DE UMIDADE DO SOLO

Vinícius Martins Biscaia (ICV-UNICENTRO), Elói Bareta Junior (ICV-UNICENTRO),   Hendrik Fritz Strijker (ICV-UNICENTRO), Caio Kim Keller (ICV-UNICENTRO),

José Cristimiano dos Santos Neto (ICV-UNICENTRO), Cristiano Andre Pott (Orientador), e-mail: cpott@unicentro.br

Universidade Estadual do Centro-Oeste/Departamento de Agronomia/Guarapuava, PR.

GRANDE ÁREA E SUB-ÁREA: Ciências Agrárias, Agronomia

Palavras-chave: física do solo, sensor eletrônico de umidade, umidade gravimétrica, umidade volumétrica.

Resumo:

O trabalho objetivou realizar a calibração do medidor eletrônico de umidade MP406 Moisture Probe Meter, em diferentes níveis de umidade e profundidade do solo, num Latossolo Bruno muito argiloso de Guarapuava-PR, em área de integração lavoura pecuária, sistema de plantio direto e também uma área com o plantio de Pinus. Existe relação linear significativa entre os valores medidos com o medidor eletrônico e os valores de umidade gravimétrica (R²=0,66) e volumétrica do solo (R²=0,67).

Introdução

        Valores de umidade do solo são importantes em várias análises, especialmente nas de física de solo para determinação da resistência à penetração (Tormenta et al., 2008).

        Segundo Tommaselli & Bacchi (2001), os TDR - Time Domain Reflectrometry são equipamentos eletrônicos criados para quantificar a umidade do solo. No entanto, as curvas de umidade internas do equipamento não condizem com a umidade do solo nas condições dos solos brasileiros, necessitando portanto de uma calibração regional.

        O presente trabalho teve o objetivo de realizar a calibração do medidor eletrônico de umidade MP406 Moisture Probe Meter com a umidade gravimétrica e volumétrica do solo.

Materiais e métodos

        A pesquisa foi realizada no campo experimental da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus CEDETEG, a região em destaque se localiza a 25°23’36” latitude Sul e 51°27'19" longitude Oeste e a 1.120 metros de altitude no município de Guarapuava-PR. O solo da área experimental é um Latossolo Bruno (Camargo et al., 1987), e apresenta textura argilosa.

                As medições de umidade foram em realizadas em três profundidades 0 - 10 cm, 10 - 20 cm e de  20 - 30 cm, em três sistemas de cultivo distintos. Sendo o primeiro de Integração lavoura pecuária, onde esse sistema já é adotado a vários anos, no verão a cultivo de soja (Glycine max), feijão (Phaseoulos vulgaris) ou milho (Zea mayz), e no inverno é cultivado azevém (Lolium multiflorum) para pastejo de carneiros,  na segunda área experimental é aplicada as técnicas do sistema de plantio direto, cultivando-se no verão soja ou milho e no inverno o cultivo é de trigo (Triticum aestivum), cevada (Hordeum vulgare) ou aveia (Avena sativa), e na última área há a implantação de Pinus spp.

                Foi utilizado o medidor eletrônico de umidade MP406 Moisture Probe Meter (ICT, 2014) que utiliza o princípio de onda estacionária de medição, similar aos aparelhos TDR.         Para a obtenção da umidade gravimétrica e volumétrica utilizou–se o método descrito pela EMBRAPA (1997) que consiste em: Colocar a amostra, com ou sem estrutura deformada, em lata de alumínio numerada e de peso conhecido.  Pesar e transferir para estufa a 105-110ºC, deixando nesta secar por 24 horas. Retirar da estufa e pesar.

                A umidade gravimétrica foi determinada pela equação 1:

                Umidade Gravimétrica = 100 (a - b) / b                                        (1)

onde:

                a = peso da amostra úmida (g)

                b = peso da amostra seca (g)

         Para determinação da umidade volumétrica, foi determinado a densidade do solo utilizando-se o método dos anéis volumétricos (EMBRAPA, 1997), utilizando-se três anéis por profundidade e por sistema de manejo. Após, utilizou-se a equação 2 para determinar a umidade volumétrica do solo:

                Umidade Volumétrica = Umidade gravimétrica x DS                         (2)

onde:

                DS = densidade do solo (g/cm³)

        As medições de umidade foram realizadas em diferentes condições de umidade no campo, e em três profundidades do solo. Foram coletadas amostras desde o solo muito seco até amostras com o solo muito úmido, nas três áreas com diferentes manejos, sendo elas integração lavoura pecuária, sistema de plantio direto e outra área com cultivo de pinus.

Resultados e Discussão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (162.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com