TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campos e Banhados Sulinos

Por:   •  2/11/2021  •  Seminário  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Campos e Banhados Sulinos

Estes ocupam uma área superior a 13,5 milhões de hectares no brasil. Sendo dominantes dentro do bioma conhecido como pampa, mas podem ocorrer também em outros biomas como o cerrado e a mata atlântica.

O bioma pampa ocorre na Argentina, no Uruguai e em grande parte da região sul do Brasil. Este bioma provavelmente seja o menos conhecido do Brasil, pois sua fisionomia principal é representada por campos limpos com poucos arbustos e arvores, e de banhados esparsos. Esta aparência acaba por causar a impressão de que esta área já foi alterada, e portanto, a população pouco preserva a mesma, sendo apenas 0,15% das áreas de pampa conservadas por unidades de proteção integral.

O IBGE delimita o campos sulinos ocorrendo somente no RS, porém, alguns critérios biogeográficos permitem definir os Campos sulinos como uma área muito mais extensa, com várias e grandes manchas de formações campestres isoladas entre si por corredores florestais, na maioria, associados a grandes rios.

Onde hoje situam-se as vegetações características dos campos e banhados sulinos, na era pleistocênica passaram por várias mudanças climáticas, onde predominavam, climas com temperaturas abaixo de 0, impedindo assim o desenvolvimento de vegetações mais altas e produtivas, formando a vegetação hoje presente nestas áreas. Além das condições climáticas, a fauna presente nestes locais predominantemente formada de herbívoros, contribuiu para a formação da vegetação mais rasteira presente neste bioma.  

Os campos sulinos evoluíram juntamente com comunidades herbívoras, que em sua grande maioria foram extintas em decorrência das mudanças planetárias ocorridas no decorrer das eras. Esta evolução contribuiu na formação da vegetação, como citado acima, e desta forma, esta área se tornou propicia para a pecuária, e portanto esta área é utilizada para este fim a séculos.

A vegetação apresenta alta riqueza, com 1.161 espécies de plantas vasculares catalogadas, das quais 107 são endêmicas.  A fauna também apresenta grades diversidades, apresentando cerca de 125 espécies de mamíferos das quais 7 são consideradas endêmicas, cerca de 480 espécies de aves, das quais 109 são excepcionalmente campestres, 50 espécies de anfíbios, das quais 10 espécies são endêmicas e 97 espécies de repteis das quais 6 são endêmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com