TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue ARH – Administração de Recursos Humanos

Por:   •  1/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]ATIVIDADE AULA 01 e 02

ATIVIDADE AULA 01

  1. Conceitue ARH – Administração de Recursos Humanos;

A ARH é a área da administração que cuida do suprimento da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa, ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas empresas. Assim a ARH requer necessariamente a conjunção de duas realidades; empresas e pessoas.

  1. Caracterize pelo menos 02 objetivos da administração de recursos humanos.

Facilitar a implantação de mudanças: com o avanço da globalização de forma muito rápida fazendo que as empresas tenham que alterar e inovar constantemente seus produtos a fim de se manter e conquistar mercados diante do grande número de produtos e serviços que são oferecidos aos consumidores.

Criar valores para a empresa: afim que possam estabelecer políticas de conscientização e treinamento de seu pessoal para que os seus colaboradores entendam suas responsabilidades e seu papel como parte da empresa mantendo seus valores e seus conceitos perante o mercado e a sociedade.

  1. A Administração de Recursos Humanos pode ser vista como um SUBSISTEMA. O que quer dizer essa afirmação? Justifique.

Porque a administração de recursos humanos deixa de ser apenas um setor para ser um sistemas (conjunto de atividades) necessários para o funcionamento da organização.

  1. Faça uma comparação entre a visão tradicional e a visão Inovadora da ARH; Comente sobre as observações citadas. Veja que na aula há um quadro com essas comparações;

O papel tradicional tem a função de contratar pessoas,valorizar as experiências anterior, zelar pela obediência,cuidar das folhas de pagamento, representar as organizações em órgãos públicos, fiscalizar o comportamento do funcionário, fazer cumprir as normas, participar de reuniões e fazer suas atividades, já o inovador do ARH forma lideres,cria as competências, provoca mudanças, desenvolve atitudes, desenvolve carreiras, preserva direitos prepara as pessoas para novos desafios, cria ambiente empresarial com elevado, clima organizacional,é um negócio estratégico na organização.

ATIVIDADE AULA 02

  1. Liste 03 políticas de Recursos Humanos, diga sua importância para alcance de resultados organizacionais;
  • Política de desenvolvimento; o funcionário fazer parte do quadro de funcionários ele vai ficar surpreendido até que o cargo que ele pode alcançar dentro da empresa.
  • Política de qualidade de vida;o funcionário vai desenvolver melhor as suas atividades sabendo que a empresa presa por seu bem estar e de sua família com cumprimentos de jornadas de trabalho metas estabelecidas.
  • Política de captação de talentos; todos sabendo que a empresa tenha uma política de captação interna primeiro para uma determinada vaga, os mais interessados irão se preparar para isso.
  1. Conceitue Liderança;

Liderança é a atividade ou influencia que uma pessoa tem sobre um grupo para alcançar resultados, essa liderança pode surgir de forma natural quando uma pessoa se destaca no papel de líder.

  1. Quais características são necessárias para que um bom líder seja reconhecido dentro e fora do ambiente organizacional? Caracterize-as.

Empenho: características que reflete o alto nível de esforço para a realização de uma tarefa e para influenciar pessoas.

Motivação de liderança: desejo de liderar.

Integridade: correspondência entre o que se faz e o que se fala ou promete, honestidade e credibilidade e percebida pelos liderados.

Autoconfiança: permite ao líder superar obstáculos.

Conhecimento dos negócios: lideres eficaz e de alto nível conhecem o negócio.

Ética; é o conjunto de valores

 Responsabilidade social: grandes lideres e empreendedores no século XXI estão sendo avaliados pela capacidade de respeitar as pessoas e também o ambiente.

 Respeito as limitações e as diversidade: o respeito é uma atividade que o líder exerce sobre o seu liderado de maneira que não ultrapassa os direitos de todos.

Honestidade: é uma atitude e depende de traços de personalidade do meio e da formação de valores de cada pessoa.

Comportamento orientado para tarefas: exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas pelas pessoas.

O líder tem que saber influenciar a sua equipe para chegar até as metas estabelecidas saber ouvir, aceitar novas idéias, o bom líder conhece a sua equipe, esses são alguns dos requisitos que um bom líder necessita.

  1. Caracterize Fontes de poder de Liderança e Fontes de Poder Pessoal;

Fontes de poder de liderança é explicado em três pontos;

  • Poder de recompensa é a capacidade de influenciar pessoas ou conseguir com que as coisas ou tarefas sejam realizadas mediante a promessa de recompensa que atenda as expectativas das pessoas.
  • Poder coercitivo é a capacidade de influenciar através da punição da ameaça das normas e regulamentos.
  • Poder legitimo é a capacidade de influenciar pessoas e conseguir resultados através da autoridade concedida pelo cargo ocupado na organização.

Fontes de poder pessoal é explicada em dois pontos;

  • Poder de especialidades é a habilidade para influenciar o comportamento de outras pessoas com base no seu conhecimento, compreensão e habilidades.
  • Poder de referencia é a habilidade de influenciar através da identificação.

BOM TRABALHO! 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com