TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Recursos Humanos (ARH)

Por:   •  29/9/2019  •  Artigo  •  13.726 Palavras (55 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 55

Apostila: Administração de Recursos Humanos (ARH)

Objetivo: Orientação para a Disciplina de ARH

  1. Programa

As Organizações; as organizações no contexto da Globalização; as Pessoas nas organizações; Recrutamento e seleção de pessoal, rotatividade de pessoal, absenteísmo; descrição e análise de cargos; Motivação e liderança nas organizações; avaliação de desempenho humano; treinamento e desenvolvimento de Recursos Humanos.

  1. I- AS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS SOCIAIS

        A ciência administrativa surgiu no momento em que ocorreu o aumento da complexidade das organizações, derivando assim a necessidade de mecanismos (ou técnicas) para a realização dos objetivos organizacionais (ou empresariais) de maneira eficiente e eficaz. O avanço dos conhecimentos na área propiciou a segmentação dos estudos que foram divididos em 4 grandes áreas: Produção, Finanças, Recursos Humanos e Marketing.

A função Recursos Humanos, foco de nossos estudos, preocupa-se com a relação entre a organização e os indivíduos que nela trabalham, tendo como valor fundamental a busca da eficácia e eficiência organizacionais.

Faz-se portanto necessário definir o que se entende por eficiência e eficácia no campo dos estudos organizacionais. A eficiência está ligada aos meios pelos quais as organizações realizam seus objetivos enquanto a eficácia relaciona-se com a realização do objetivo em si. Podemos ilustrar as definições fazendo uma analogia com um jogo de futebol: ser eficaz é ganhar o jogo, ser eficiente é jogar um futebol bonito. O ideal administrativo consiste na realização dos objetivos a partir destes dois pressupostos.

A administração moderna trata as organizações como sistemas. A visão sistêmica implica em ver as organizações como uma forma dos indivíduos alcançarem objetivos que sozinhos não alcançariam. O conceito de organização, dentro da visão sistêmica implica na observação de alguns atributos fundamentais:

  • conjunto de recursos materiais e humanos;
  • organizados de maneira racional;
  • visam a alcançar objetivos.

O processo administrativo se dá através da realização de quatro etapas fundamentais: planejamento, organização, coordenação e controle. O planejamento consiste na observação da realidade atual e dos fatores passados que conduziram a essa realidade, o resultado do planejamento é uma proposta, composta por um conjunto de diretrizes que deverão ser perseguidas no contexto organizacional. A Organização é a preparação dos recursos organizacionais (financeiros, humanos, materiais, adequação estrutural, etc.) para a realização eficiente e eficaz dos objetivos organizacionais, geralmente essa função é associada ao conceito de estrutura organizacional. A estrutura organizacional, de acordo com Mintzberg (1996) é um ordenamento dos recursos organizacionais, que inclui a definição da dispersão vertical e horizontal[1], bem como a distribuição de poder, expressa na definição dos cargos e funções necessários à realização dos objetivos organizacionais. A Coordenação é a condução do planejamento, preocupa-se em não deixar que os objetivos organizacionais saiam de foco em detrimento de fatores intervenientes internos ou externos. Os fatores externos se dão pelas relações que as organizações desenvolvem com o seu ambiente[2]. O controle se preocupa com a identificação de distorções entre o planejamento e a realidade. A partir do controle serão definidos os ajustes necessários ao bom andamento do planejamento, verificando também possíveis ajustes a serem feitos.

  1. II- ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

A Administração de Recursos Humanos (ARH) é um campo dentro da administração que tem como objetivo fundamental a otimização da relação indivíduo-organização na busca de maior eficiência e eficácia organizacionais. A ARH está inserida na visão sistêmica, como toda teoria administrativa. O modelo de Katz e Kahn (1970) apresenta o conceito de sistema dentro da realidade administrativa, conforme a figura 1.

[pic 1]

        


Fonte: Katz e Kahn (1970).

Percebe-se que a organização manipula recursos de naturezas diversas, para isso constrói subsistemas específicos (Recursos humanos, financeiro e orçamentário, marketing, produção/operações, pesquisa e desenvolvimento, etc.)

        O modelo de Tavistock (1973) apresenta a organização operando dentro de 3 sistemas: gerencial, social e técnico. O sistema gerencial está associado à administração, às relações de tarefa e ao desempenho dessas tarefas. O sistema Social está relacionado aos aspectos do comportamento individual. O sistema Técnico relaciona-se com o delineamento do processo de trabalho, em si, aos processos produtivos.

        O modelo de Tavistock (1973) nos leva ao entendimento mais profundo do que se denomina complexidade organizacional. O fato das organizações serem sistemas sociais, inseridas em sistemas maiores, além das organizações serem compostas por um conjunto de sistemas menores. Ao sistema maior onde a organização está inserida dá-se o nome de ambiente organizacional. O ambiente organizacional, de acordo com Maximiano (2000), é composto pelo ambiente geral e pelo ambiente específico. O ambiente geral representa os elementos que influenciam as organizações de maneira menos direta (fatores econômicos, políticos, sociais, culturais, etc.). O ambiente específico é composto por aquelas organizações que interagem diretamente com a organização, (concorrentes, sindicatos, agentes financiadores, mercado, etc.). Os atores sociais que compõem o ambiente específico são também denominados de stakeholders.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (93.1 Kb)   pdf (505 Kb)   docx (997.4 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com