TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contaminação dos Alimentos

Por:   •  14/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Contaminação dos alimentos

A contaminação ocorre quando o alimento entra em contato com parasitas, substancias toxicas e micróbios.

De acordo com o Ministério da Saúde 45% das contaminações por alimentos ocorrem em casa. Esse tipo de contaminação causa algum tipo de doença em 13 mil pessoas todo ano, sendo associada normalmente ao manuseio e à conservação incorreta dos alimentos.

• Contaminação por parasitas

Parasitas podem ser encontrados no solo, na água. Presentes também no intestino humano e animal. Sendo os mais comuns a ameba, giárdia e vermes.

A contaminação por parasitas geralmente ocorre decorrente sua forma de estocagem, distribuição e consumo.

Os alimentos também podem se contaminar ao entrar em contato com as fezes e urina dos animais incorporados ao solo.

• Contaminação por micróbios

A contaminação por micróbios (cruzada) ocorre normalmente na transferência de micróbios (que causam doenças) de um alimento contaminado, geralmente cru, para outro alimento. Este tipo de contaminação pode acontecer no contato direto ou indireto desses alimentos.

Esses micróbios podem se encontrados frequentemente em alimentos como a carne, aves, ovos e vegetais. Normalmente isso não é um problema, uma vez que através do processo de cozimento desses alimentos, apenas um pequeno número de micróbios resiste, sendo inofensivos.

O risco de contaminação existe quando os micróbios se transmitem de um alimento cru para um alimento pronto para o consumo.

Isso pode ocorrer, quando no manuseio de carne crua o liquido proveniente da mesma entre em contato com um alimento já cozido e pronto para ser consumido, por exemplo. A propagação também é possível na utilização dos mesmos utensílios para o alimento cru e o já cozido, sem a devida higienização.

• Contaminação por substancias toxicas

O uso de agrotóxicos na agricultura é um dos grandes responsáveis pela contaminação por substancias toxicas nos alimentos.

Os agrotóxicos são utilizados por agricultores que muitas vezes recebem pouca ou nenhuma informação sobre os riscos desse produto.

Existem muitos tipos de agrotóxicos, os mais comumente utilizados na agricultura são os inseticidas (para controlar insetos), os herbicidas (para controlar plantas e ervas daninhas) e os fungicidas (para controlar fungos).

A falta de conhecimento para escolha do produto adequado, assim como o despreparo para a aplicação do mesmo, causam sérios impactos nos alimentos.

A toxina pode permanecer no alimento e ser transporta pela cadeia alimenta, sendo ingeridos por outros animais, que os acumulam. Como o homem é um consumidor direto tanto da carne de proveniência animal quanto do alimento cultivado com a substancia toxica, seu organismo esta sujeito a um grande acúmulo de substancias toxicas.

A ingestão desse produto pode desencadear vários tipos de doenças no ser humano como dermatites, danos no fígado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com