TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio em farmacia de manipulação

Por:   •  4/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  7.387 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Introdução

O estágio na farmácia de manipulação abrangerá os conhecimentos de legislação e administração em farmácia magistral, relações sociais, controle de substâncias psicotrópicas e outras sujeitas a controle especial, controle de qualidade e atenção farmacêutica. O que comumente denominamos por FÓRMULA MAGISTRAL, é o medicamento, o qual é prescrito pelo médico, especificando todos os seus componentes pelo nome químico, delimitando a sua concentração estabelecendo qual o veículo apropriado e a quantidade necessária para o tratamento completo. A idéia de manipulação vem de séculos, assim como suas técnicas básicas, porém, hoje o que ocorre, é uma aliança entre o conhecimento básico acumulado através dos tempos e os modernos aparelhos de aferição, bem como os princípios medicamentosos e veículos aperfeiçoados pela indústria química. Como resultado, é possível atingir-se um medicamento de excelente qualidade, e com precisão em sua dosagem. O farmacêutico é o profissional apto para exercer a responsabilidade técnica sobre a produção, conservação, distribuição e comercialização dos medicamentos de uma forma geral,visto que os medicamentos não podem, de forma alguma, serem considerados como qualquer outra mercadoria à disposição no comércio, uma vez que atuam diretamente no processo de de saúde/doença dos usuários. Além disso, o farmacêutico presta assistência aos usuários, no que tange às informações sobre medicamentos, suas formas farmacêuticas, vias de administração e posologia, além daquelas relacionadas às próprias enfermidades. A Farmácia de manipulação é o estabelecimento de saúde em que os medicamentos são preparados de forma personalizada para atender as necessidades farmacoterapêuticas específicas de seus usuários mediante a prescrição de médicos, dentistas e, atualmente, também de nutricionistas. Representa um recurso tecnológico à disposição destes profissionais e ocupa um importante espaço no cuidado à saúde. Neste contexto, estudos relacionados a formulações magistrais são evidentemente necessários para que estas tenham garantidas a qualidade, a segurança e a eficácia esperadas. Esta característica do setor exige do profissional farmacêutico que nele atua um amplo conhecimento das doenças, dos recursos farmacotécnicos, dos fármacos, da garantia da qualidade, entre outros assuntos, para, assim, estar apto a produzir e propor soluções em medicamentos ajustadas às necessidades individuais dos pacientes.

O presente estágio foi localizado na Phitofarma, na rua Coronel Peba, n°: 234, Centro, Cajazeiras – PB.

  1. Objetivos

 O principal objetivo do estágio na Phitofarma foi aprender as funções que o farmacêutico pode desempenhar na Farmácia de Manipulação, considerando as três principais áreas em que ele deve estar presente: administração da farmácia, manipulação de formulações e dispensação de medicamentos.

  1. Desenvolvimento

Foi realizado durante o período programado do estágio no ano corrente de 2017.1, no qual desenvolvemos algumas atividades no ramo da farmácia de manipulação. Dentre essas atividades, as quais foram exercitadas no período vigente do estágio estão relacionadas a seguir, tais como:

Pesagem de substâncias: Foi feito a pesagem de várias matérias-primas no laboratório de sendo posteriormente utilizadas na produção dos fármacos.

Encapsulamento: Atividade realizada no laboratório que foi realizada nas encapsuladoras manuais onde se preparou as capsulas com seus devidos princípios ativos e excipientes, conforme a receita médica para posterior dispensação.

Dispensação: Local onde ficam os medicamentos manipulados, rotulados com nome do paciente, fármacos presente na composição do medicamento e data de validade, e prontos para serem dispensados ao paciente.

Equipamentos, Vidrarias e outros materiais necessários nos laboratórios:

 - Laboratórios de Sólidos

Balança Semi-analítica de precisão;

Estufa de secagem;

Termohigrômetro;

Placas encapsuladoras;

Tamises de aço;

Grals de vidro e porcelana;

Provetas de vidro graduadas;

Espátulas de aço inox e polipropileno para pesagem;

Desumidificador de ar;

Capela para exaustão de pó;

Ar condicionado;

Papeleira para toalha descartável;

Lixeira com pedal;

Seladora para plástico.

 - Laboratórios de semi-sólidos e líquidos

Balança eletrônica de precisão;

Deionizador de água;

Destilador de água;

Barrilete para armazenamento de água destilada;

Termo higrômetro;

Agitador magnético com aquecimento;

Banho Maria;

Geladeira com termômetro de máxima e mínima;

Termômetro de mercúrio;

Vidrarias diversas (cálices, béckers, provetas, pipetas, bastões de vidro);

Funil em vidro e polipropileno;

Gral de porcelana, vidro e polipropileno;

Panelas em aço inox;

Exaustor;

Ar condicionado;

Papeleira para toalha descartável;

Lixeira com pedal;

 - Sala de controle de qualidade

Balança analítica de precisão;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com