TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Farmácia Hospitalar

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.771 Palavras (16 Páginas)  •  2.717 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - FAEMA

Relatório Final de Estágio Supervisionado em Farmácia Hospitalar

Estagiário (a): Maria Rosalina Sana de Freitas Orientador (a): Vera Lucia Matias Gomes Geron

2018

A R I Q U E M E S    -   RO

[pic 1]

Maria Rosalina Sana de Freitas

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

Maria Rosalina Sana de Freitas

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

Relatório final de Estágio Supervisionado em Farmácia Hospitalar requisito parcial para aprovação, apresentado a Coordenadoria do Curso de Farmácia – Bacharelado da FAEMA.

Orientador (a): Vera Lucia Matias Gomes Geron

ARIQUEMES - RO 2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  1. O profissional farmacêutico        5
  2. O perfil do farmacêutico hospitalar        6
  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        6

3. ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO        7

  1. CARACTERÍSTICAS DA ÁREA        8
  1. Ambulatório        8
  2. Centro Cirúrgico        9
  3. Pronto Socorro        9
  4. Quimioterapia        9
  5. Dispensação        10
  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        11
  1. Ambulatório        12
  2. Centro Cirúrgico        12
  3. Pronto Socorro        12
  4. Quimioterapia        13
  5. Dispensação        13
  1. DEFICIÊNCIAS ENCONTRADAS        16
  2. CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

A farmácia hospitalar é o setor do hospital que rege todas as principais ações voltadas aos medicamentos. Segundo a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, obtemos a seguinte definição: “Farmácia hospitalar se trata de uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente.” Por esta definição, fica claro que o objetivo da farmácia hospitalar é promover a cura por meio dos medicamentos e correlatos que auxiliem no processo da restauração da saúde do paciente.

Por ser o local responsável por todos os assuntos relacionados aos medicamentos, cabe a farmácia hospitalar não só manter organizado o seu local, como também ao profissional verificar, orientar e administrar pedidos de insumos, contribuindo assim com o seu conhecimento visando o custo-benefício.

O hospital, por ser uma área grande e com vários setores onde há urgência constante de medicamentos a todo momento, fez com que se desenvolvessem as farmácias satélites, que são definidas como uma farmácia localizada no próprio setor da dispensação, com a finalidade de estocar adequadamente os medicamentos e materiais e proporcionar uma assistência farmacêutica efetiva e direta de uma forma que o paciente seja prontamente atendido (Cavallini e Bisson, 2002).

As farmácias satélites funcionam como uma pequena farmácia no setor onde está despende do abastecimento advindo do Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), mas que supre as necessidades urgentes do setor e cabe ao farmacêutico responsável estar constantemente organizando e verificando se as condições estão apropriadas para a estocagem de modo que não altera as propriedades físico-químicas dos mesmos.

  1. O profissional farmacêutico

A legislação que regulamenta o exercício profissional da Farmácia em Unidade Hospitalar é a Resolução nº. 300, de 30 de janeiro de 1997. Segundo esta resolução, “Farmácia Hospitalar é uma unidade técnico-administrativa dirigida por um profissional farmacêutico, ligada funcional e hierarquicamente a todas as atividades hospitalares”. Esta é praticamente a mesma definição apresentada pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, isso ressalta que o profissional

farmacêutico é quem apresenta o perfil ideal para ser o responsável por tais atividades, as quais que não envolvem somente a dispensação dos medicamentos mediantes a um requerimento. O papel do farmacêutico dentro da unidade hospitalar envolve o conhecimento da clínica, administração, entre outros, o que representa um perfil bem abrangente e bem exigente, pois o mesmo é cobrado por todas as responsabilidades que venha a envolver medicamentos e correlatos.

Outro ponto importante da atuação do farmacêutico na unidade hospitalar é a sua contribuição no corpo multiprofissional, sendo ele o profissional como mais propriedade para defender, instruir e orientar os outros profissionais na utilização dos fármacos.

  1. O perfil do farmacêutico hospitalar

Cabe ao profissional farmacêutico dentro da farmácia hospitalar a seleção e aquisição de medicamentos; análise de matérias primas e produtos acabados; distribuição de medicamentos e outros produtos em saúde; participação em Comissões Técnicas; a farmácia Clinica, farmacocinética, farmacovigilância e a prestação de cuidados farmacêuticos; colaboração na elaboração de protocolos terapêuticos; colaboração na prescrição parenteral e sua preparação; a informação de medicamentos.

De modo geral, o farmacêutico da unidade hospitalar deve ter conhecimentos básicos de contabilidade e administração, habilidade para comandar e liderar, além de conhecer as ferramentas da qualidade total e possuir capacidade de atuar em Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (335.8 Kb)   docx (160 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com