TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  30/9/2015  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

IMPACTO AMBIENTAL DE USINAS HIDRELÈTRICAS[1]

                                                 Rogê Henrique Tolentino Fernandes[2]

O texto trata sobre as usinas hidroelétricas e seu impacto ambiental sobre a natureza em geral. O objetivo do texto é falar sobre os pontos positivos e negativos.

 Atualmente as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais para a instalação de usinas hidrelétricas.

As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China. No Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas. É uma fonte de energia renovável que não emite poluentes

Os pontos positivos de uma usina hidrelétrica, é a produção de                          energia(hidroeletricidade), retenção de água regionalmente, aumento do potencial de água potável e de recursos hídricos reservados, regulação do fluxo e inundações, aumento das possibilidades de trabalho para a população local. (GARCEZ, 2010).

Todas as alterações podem resultar de efeitos diretos e indiretos. Reservatórios construídos nos rios Tietê, Grande, Paranapanema e São Francisco, produzem efeitos e impactos cumulativos, transformando inteiramente as condições econômicas e sociais de todo o rio.

Porém nem todos os efeitos da construção de reservatórios são positivos. A construção leva a grandes inundações de áreas agricultáveis, perda de vegetação e da fauna terrestre, mudanças hidrológicas a jusante da represa, alterações na fauna do rio, interferências no transporte de sedimentos, aumento da distribuição geográfica de doenças de veiculação hídrica, problemas de saúde pública, devido à deterioração ambiental, problemas geofísicos devido a acumulação de água, perda da biodiversidade, terrestre e aquática.

Os gases do efeito estuda é a parte mais polêmica e ainda inconclusa sobre os impactos ambientais de uma usina hidrelétrica. Durante suas construções e funcionamento, as usinas hidrelétricas emitem gás carbônico (CO2) e metano (CH4), dois dos principais causadores do aumento prejudicial do efeito estufa. Segundo CARDOSO (2006, p.17) “Pelo menos nos últimos 650 anos, nunca houve uma concentração de COtão grande na atmosfera como agora”.

A questão é saber se esse impacto é tão grande quanto das termoelétricas movidas a carvão mineral, consideradas atualmente, junto com os veículos à gasolina, as grandes vilãs do aquecimento global. Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa) constataram que, na usina de Balbina, no Amazonas, as emissões desses gases pode chegar a ser 10 vezes maior que as das termoelétricas.

De acordo com Roncaglio(2006, p.62)

No Brasil, a construção da hidrelétrica de Balbina, no rio Uatumã próximo à capital Manaus, foi um desastre. Sua barragem inundou 2360 quilômetros quadrados de floresta, mas hoje 30% de sua extensão tem apenas um palmo de profundide. A produção dessa usina não é suficiente para abastecer Manaus e sua produção cai de 250 para 100 megawatts na estação seca.

O que se percebe é que são inúmeros fatores que acontecem em  uma construção de uma usina hidrelétrica, tanto positivo como negativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com