TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE SUPERFÍCIES NO DIÁMETRO DE VELOCIDADE COM HERBICIDES MESTROS

Por:   •  13/7/2017  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

CURSO DE AGRONOMIA

QUÍMICA ORGÂNICA

        PROFESSOR ADLEY BERGSON

RESENHA CRITICA SOBRE TENSOATIVOS

Eveline Dezengrini

Jackson Liotto

Maria Gabriela

Redryck Oliveira

Tangará da Serra

26/01/2017

EFEITO DA ADIÇÃO DE SURFACTANTES NO DIÂMETRO DE GOTAS COM O HERBICIDA MESTRIONE

Autores: Lucas Campase de Souza, Wilson Carlos Pazini, Marcelo da Costa Ferreira.

O presente artigo foi apresentado no Conbraf – Congresso Brasileiro de Fitossanidade em 2013 e tinha por objetivo verificar os possíveis efeitos da adição de surfactantes no diâmetro de gotas presentes em caldas formuladas com o herbicida mesotrione. Foram utilizados seis tratamentos com seis repetições, com dois modelos de pontas de pulverização. Os modelos utilizados foram o TeeJet TTI 110/02 e o TeeJet TT 110/02, ambos abertos com um ângulo 110° e vazão de 0,2 gal/min.

O primeiro tratamento foi feito apenas a aplicação do mesotrione, com dosagem de 0,35 L/há (dose padrão para os outros tratamentos).

Já no segundo, adicionou-se a calda, o oléo mineral ArgenFrut, com dose de 0,2%v/v.

No terceiro tratamento, foi realizado óleo vegetal, no caso o Veget’Oil, dosado em 0,5% v/v.

O quarto tratamento, foi feito com o mesotrione associado a um surfactante a base de fosfatidilcoline e ácido propiônico, chamado Li700 cuja dose foi 0,5% v/v.

No quinto, associaram o mesotrione ao surfactante siliconado Silwet L77, na dose de 0,05% v/v.

No derradeiro, foi utilizado apenas água.

Os autores se valeram de tais compostos para tentar provar a eficácia do tensoativo, no mestrione, recorrendo à literatura que comprova vários usos de óleos minerais e vegetais e podem ser utilizados como surfactantes juntos à inseticidas, fungicidas e herbicidas, favorecendo o espalhamento  e absorção, bem como a facilidade da calda de penetrar no sistema da planta pela cutícula.

O Li700 é um surfactante a formulado com fosfatildilcoline e ácido propiônico e pode ser utilizado também, segundo o fabricante como agente acidificador.

Por apresentarem ligações carbono-silicio, surfactantes siliconados tem uma melhor conformação molecular e propicia que a parte hidrofóbica do tensoativo seja mais paralelo à superfície da gota, já a parte hidrofílica vai para o interior da gota, reduzindo a tensão superficial mais rápido e apresentando valores menores de tensão superficial que surfactantes não siliconados.

As avaliações buscavam determinar o espectro da população de gotas e o Diâmetro Mediano Volumétrico e levaram em consideração que 50% do volume de calda aplicado estão constituídos de gotas de tamanho maior e menor do que o DMV cotaram também gotas menores que 100 μm, para determinar a quantidade de gotas susceptíveis à deriva.

Mesotrione e Surfactante Siliconado foi o tratamento que apresentou a menor percentagem de gotas menores que 100 μm, com o bico TT, nesse caso houve uma menor derivação do produto, possibilitando maior absorção pela planta.

No caso da ponta TTI, os tratamentos aplicados com a mesma apresentaram elevadas porcentagens com gotas acima de 450 μm, o tratamento mesotrione + óleo vegetal apresentou 58,5% de suas gotas com o diâmetro maior que 450 μm e mesotrione + fosfatildicoline teve 59,4% de gotas com tamanho maior que o limite máximo, dessa forma gotas maiores prejudicam a absorção da planta, levando em consideração que surfactantes servem também para diminuir o tamanho das gotas esses tratamentos não foram eficazes, ao serem utilizados com esse tipo de bico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com