TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manejo e Conservação do Solo

Por:   •  21/9/2021  •  Exam  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

Lista de Exercícios 1

Respostas:

1- Após assistir o Documentário “Dust Bowl” explique como ficou conhecido o dia 14 de abril de 1935 e o que esse fato acarretou semanas depois para melhoria da Conservação do Solo no Mundo?

O dia 14 de abril de 1935 ficou conhecido como domingo negro, isso ocasionou a criação do serviço de conservação do solo no departamento de agricultura dos EUA, o primeiro do gênero do mundo, o governo então passou a realizar métodos de conservação do solo junto aos fazendeiros, para reparação dos danos causados ao solo como plantio de árvores para quebra vento, nivelamento do solo e plantio em curvas de nível.

2- Quais são os três Pilares da Agricultura Conservacionista conforme a FAO (2008,2014)? Explique cada um.

Os três pilares da agricultura conservacionista são, mínimo revolvimento do solo, cobertura permanente do solo e diversidade na rotação de culturas.

O Mínimo revolvimento do solo, mantém a estrutura do solo a porosidade natural, e não inverte camadas do solo mantendo a atividade microbiológica.

A Cobertura permanente do solo, reduz temperatura e oscilação de temperatura, aumenta a taxa de infiltração de água, evita erosão pelo impacto de gotas da chuva, retém água no solo.

A Diversidade na rotação de culturas, promove condições de solo que diminuem a suscetibilidade das plantas aos danos de pragas, aumento de matéria orgânica, e reduz o tempo que a área permanece sem culturas vivas.

3- Quais são as principias consequências do uso continuo do preparo do solo e do solo descoberto?

O uso continuo do preparo do solo e do solo descoberto ocasiona degradação física, química e biológica, o solo perde sua porosidade natural, ocorre quebra de agregados e diminuição da matéria orgânica do solo, perda de carbono (CO2) para a atmosfera, ocorre menor infiltração de água no solo, e menor capacidade de armazenar água, aumenta a oscilação de temperatura no solo, ocorre erosão hídrica e eólica, diminuição da produção, e da fertilidade dos solos.

4- Quais são os 5 fatores que afetam a erosão hídrica? Comente sobre cada um deles.

Os 5 fatores que afetam a erosão hídrica são, clima, solo, vegetação, topografia e manejo e uso do solo.

O clima é o principal fator da erosão hídrica, sendo a chuva que dá inicio ao processo de erosão, o tamanho das gotas da chuva, velocidade e densidade são fatores importantes.

O tipo de solo, granulometria e estado de conservação são pontos que determinam a resistência desse solo a erosão, pois a depender desses e outros fatores, o solo pode sofrer erosão mais difícil ou facilmente.

A vegetação protege o solo do impacto direto das gotas chuva, e fornece outros benefícios ao solo contra erosão como por exemplo uma melhor infiltração de água impedindo escoamento superficial, dessa forma um solo coberto não sofre erosão tão grave quanto um solo sem cobertura.

A topografia da área é determinante para o processo de transporte, dependendo da declividade da área o processo de erosão vai ser mais ou menos favorecido.

O manejo e uso do solo, dependendo do manejo adotado na área a erosão vai ser favorecida ou não, práticas de conservação do solo, como a manutenção da cobertura, diminuem e evitam os processos de erosão hídrica.

5. Quais são as 3 fases da erosão hídrica? Explique cada uma delas.

As três fases da erosão hídrica são Desagregação, transporte e deposição.

A Desagregação é a separação de partículas de solo do corpo do solo, causada pelo impacto diretos das gotas da chuva na superfície do solo, quebrando os agregados, as partículas salpicam com as gotas de água se deslocando e podendo selar os poros superficiais do solo o que cria uma camada impermeável, reduzindo assim a infiltração da água no solo.

Transporte quando a intensidade da chuva é maior que a infiltração, começa o escoamento superficial, a água em movimento move as partículas do solo desagregadas.

Deposição quando o escoamento superficial não tem mais energia suficiente para transportar o material sólido em suspensão as partículas se depositam, dependendo do seu tamanho e densidade.

6. Qual a diferença entre Ravina e Voçoroca?

Ravina é o produto da erosão pela ação de córregos e enxurradas, causada pelo escoamento pluvial concentrado, ocorre uma passagem de água sobre a superfície que causa um aprofundamento evoluindo para um canal maior. Voçoroca é uma erosão aprofundada em maiores proporções, causada pelo escoamento sobre a superfície do solo e também de forma subterrânea. A diferença é que a ravina é uma escala menor do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com