TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicão o ph

Por:   •  29/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                       [pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE AGRONOMIA

1º SEMESTRE TURMA B

Osias Daniel Queiroz Da Silva / RA 1586947959

Otávio Marcus Rufino Tunes / RA 2484653565

Pedro Iálley Correa / 2485750212

                                   Romário Guimarães Cruz / RA 2485751439

               

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA

                                 MEDIR O PH DO SOLO ATRAVÉS DA ÁGUA

                                                  RONDONÓPOLIS- MT

Maio/2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO3

2. OBJETIVO GERAL4

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICO4

3. MATERIAIS E MÉTODOS 5

3.1 MATERIAIS 5

3.1 MATERIAIS 6

3.2 METODOLOGIA 7

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO8

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO9

5. SEGURANÇA10

6. CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

ANEXOS 13

1.INTRODUÇÃO

       

          Neste relatório serão descrito o experimento relativo a medição do PH do solo que o professor nós solicitou. Tem com objetivo mostra o PH ideal para cultivo  e também comparar o nosso experimento com o PH de outras culturas como a soja, milho, arroz, feijão ,mandioca ,e a cana-de-açúcar e ver se esse nosso solo é compatível para essa cultura ou se  precisa de algum tipo de adubação para o cultivo dessas cultura.

  2. OBJETIVO GERAL

       Medir o PH do solo que o professor nos solicitou.

2.1OBJETIVO ESPECÍFICO

Fazer as seguinte comparação do nosso PH com o PH dessas cultura e ver se precisa de algum tipo de correção.

  • Soja
  • Milho
  • Arroz
  • Feijão
  • Mandioca
  • Cana-de-açúcar

  1. MATERIAL E METODOLOGIA
  1.  MATERIAIS

BÉQUER DE 50 ML                                                                     BATÃO DE VIDRO

[pic 2]

[pic 3]

PHMETRO                                                                                        PIPETA VOLUMÉTRICA DE 25,0 ML                                               [pic 4]                        [pic 5]

Solo 20 cm                                                                                 papel lenço[pic 6]                          [pic 7]

Pisseta         Soluão tampão

                    [pic 8][pic 9]


3.2- MÉTODOLOGIA

        Foi colocado 10,0 ml de T.F.S.A num béquer de 50 ml e adicionou 25,0 ml de água; Agitar  a amostra com bastão de vidro por um minuto ,aproximadamente, deixando em repouso por 30 a 60 minuto , mas com nos n tinha esse tempo disponível  foi deixado apenas 10 minuto; Ligar o potenciômetro no mínimo 30 minuto antes de iniciar o trabalho, assim como ajustá-lo com as soluções pH 4,0 e pH 7,0; Após o tempo de repouso agitar a amostra com um bastão de vidro  e mergulhar o eletrodo na parte superior da solução do solo homogeneizado; Após estabelecer o equilíbrio ler o  pH  no voltímetro; Lavar os eletrodos entre uma e outra determinação com água deionizada, entretanto em trabalho em trabalho em série, com o mesmo tipo de amostra ,não há necessidade de levar os eletrodos entre uma a outra amostra; Em caso de baixo poder-tampão, por exemplo, solos arenosos com teores baixos de matéria orgânica, pode ter problema, sobretudo se o pH estiver bem elevado. Neste caso movimentos o eletrodo na suspenção, ou o copo, para poder acelerar a obtenção do equilíbrio.

  1. DISCUSSÃO E RESULTADOS

     Observamos que o nosso pH obteve o resultado de 8,64 um pouco elevado do que esperávamos, mais foi por fato de não deixo em repouso  pelo tempo necessário que era de 30 a 60 minuto, foi deixado apenas  10 minuto por causa que nós não tínhamos o tempo necessário disponível.

  • Soja

      O ideal e manter o pH da soja entre 5,5 e 6,0 acima ou abaixo dessas faixas pode haver elevação e ocorrer redução na disponibilidade em solos de cerrado. Portanto o nosso PH encontrado no experimento não e compatível a essa cultura.

                           

  • Milho

      Esta cultura adapta-se a diversas tipo de solo, desde que tenha uma boa drenagem. O PH óptimo esta entre 6,0 e 7,0 mas essa cultura tolera pH entre 5,5 e 7,5. O milho é moderadamente tolerante á salinidade. Então o nosso pH não ideal para essa cultura.  

  • Arroz

     O sistema de cultivo do arroz na região centro-oeste esteve associado á abertura de fronteira agrícola, onde os solos são naturalmente ácidos de baixa fertilidade. Essa cultura pode cultivada sem problema em solo com acidez média, PH 5,0 e 5,5,nos quais a colagem visa apenas o fortalecimento de nutrientes. Por isso conclui que nosso pH não é ideal para essa tipo de cultura.

  • Feijão

      A faixa de pH entre 5,8 e 6,2 é a que apresenta maior disponibilidade  da maioria dos nutrientes essenciais então disponíveis para as culturas. Solos com pH abaixo de 7 são considerados ácidos, e os com pH acima de 7, alcalinos. Portanto nosso pH encontrado através e experimento feito no laboratório contrasta que ele n é ideal para essa cultura ele esta acima.

  • Mandioca

      A faixa favorável de pH é de 5,5 a 7, sendo 6,5 o ideal, embora a mandioca seja menos afetada pela acidez do solo do que outras culturas. Ela produz muito bem em solos de alta fertilidade, embora rendimentos satisfatórios sejam obtidos em solos degradados fisicamente e com baixos teores de nutrientes, onde a maioria dos cultivos tropicais não produziria satisfatoriamente. Os solos de cerrado, desde que melhorados por calagem e adubações, oferecem condições ótimas ao cultivo da mandioca. Com isso o PH encontra no nosso experimento não é ideal para essa cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (247.2 Kb)   docx (362.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com