TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cultivo Sustentável do Milho

Por:   •  22/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.390 Palavras (14 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CULTIVO SUSTENTÁVEL DO MILHO

Curso de Agronomia

Disciplina Projeto de Extensão e Inovação II

Ibatiba - ES

2023

QUEM SOMOS?

Somos acadêmicos do curso de graduação à distância de agronomia do segundo período na faculdade multivix.

ACADÊMICOS:

[pic 2]

Kalleby Sangi Garcia;

Ibatiba – ES;

42 anos;

Funcionário Público;

Acadêmico de Agronomia;

2º Período

Matricula 4-2220045

[pic 3]

João Quaresma Galdenso dos Santos

Gaúcha do Norte – MT;

38 anos;

Sou supervisor de armazém;

Acadêmico de Agronomia;

2º Período

Matricula 4-2224561

Ibatiba – ES

2023

INDICE

INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------- 04

CONCEITOS BASICOS --------------------------------------------------------------------- 05

        Educação Ambiental ---------------------------------------------------------------- 05

        Cultivo Tradicional do Milho ------------------------------------------------------- 06

        Cultivo Sustentável do Milho ------------------------------------------------------ 07

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA ------------------------------------------------------- 08

METODOLOGIA DE PESQUISA --------------------------------------------------------- 09

PLANO DE AÇÃO ---------------------------------------------------------------------------- 10

RELATO DE EXPERIENCIA --------------------------------------------------------------- 12

        Implementando Práticas Sustentáveis no Cultivo do Milho --------------- 12

CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------- 14

REFERENCIA ---------------------------------------------------------------------------------- 15

Ibatiba – ES

2023

INTRODUÇÃO

A educação ambiental é uma ferramenta fundamental para promover a conscientização e a preservação do meio ambiente. Ela visa disseminar conhecimentos, valores e atitudes que contribuam para a proteção dos recursos naturais e a sustentabilidade do planeta. Dentre as diversas temáticas abordadas pela educação ambiental, o cultivo do milho se destaca como um assunto de grande relevância, uma vez que essa cultura agrícola desempenha um papel significativo tanto na segurança alimentar quanto na conservação ambiental.

O milho, também conhecido como Zea mays L., é um dos alimentos mais consumidos no mundo e desempenha um papel crucial na dieta de muitas populações. Além de sua importância como fonte de alimento, o cultivo do milho possui impactos significativos no meio ambiente. Desde o preparo do solo até a colheita, várias práticas agrícolas podem afetar a qualidade do solo, a disponibilidade de água, a biodiversidade e a emissão de gases de efeito estufa.

Nesse contexto, a educação ambiental desempenha um papel fundamental ao abordar questões relacionadas ao cultivo sustentável do milho. Ela busca informar agricultores, estudantes e comunidades sobre técnicas agrícolas que minimizem os impactos ambientais negativos e promovam a conservação dos recursos naturais. Através da disseminação de boas práticas, como o manejo integrado de pragas, o uso eficiente de fertilizantes e a conservação do solo, é possível cultivar o milho de forma mais sustentável, reduzindo a pressão sobre os ecossistemas e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Além disso, a educação ambiental relacionada ao cultivo do milho pode abranger temas como a diversificação de culturas, a conservação de sementes crioulas e a importância da agricultura familiar. Ao valorizar a agrobiodiversidade e fortalecer as práticas tradicionais de cultivo, é possível promover sistemas agrícolas mais resilientes e sustentáveis, garantindo a segurança alimentar e a proteção dos recursos naturais a longo prazo.

Em suma, a educação ambiental desempenha um papel crucial na conscientização sobre os desafios ambientais associados ao cultivo do milho e na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis. Ao integrar conhecimentos científicos, saberes tradicionais e engajamento comunitário, é possível desenvolver uma abordagem holística que beneficie tanto os produtores quanto o meio ambiente. Através da educação ambiental, podemos construir um futuro onde a produção de alimentos esteja em harmonia com a preservação dos ecossistemas e a conservação dos recursos naturais.

CONCEITOS BÁSICOS

Educação Ambiental

A educação ambiental é um campo de estudo e prática que busca promover a conscientização, o conhecimento e a compreensão das questões ambientais, bem como estimular atitudes e comportamentos voltados para a conservação e a sustentabilidade do meio ambiente. Abaixo estão alguns conceitos básicos relacionados à educação ambiental:

Conscientização ambiental: Refere-se ao processo de despertar a percepção e o reconhecimento da importância e dos desafios ambientais que enfrentamos. É o primeiro passo para a mudança de comportamento e a adoção de práticas mais sustentáveis.

Sustentabilidade: É a capacidade de suprir as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. Envolve a conservação dos recursos naturais, a proteção dos ecossistemas e a promoção de um desenvolvimento equilibrado em termos econômicos, sociais e ambientais.

Conservação ambiental: Envolve a proteção, preservação e uso responsável dos recursos naturais e dos ecossistemas. Busca garantir a sustentabilidade dos recursos e a manutenção da biodiversidade, evitando a degradação e a extinção de espécies, bem como a destruição de habitats naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com