TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cultivo de Milho

Por:   •  13/9/2017  •  Artigo  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Cultivo de Milho Manejado com Preparo Convencional e Sistema Plantio Direto no Amazonas em Área de Pastagem Degrada.

Publicado na REVISTA CIRCULAR TÉCNICA, pelos autores Inocêncio Júnior de Oliveira, José Roberto A. Fontes e Leandro Bortolon, em fevereiro de 2017 (Manaus-AM)

RESUMO-Henrique Sousa Chaves (Agronomia 1° Período, turno integral)

INTRODUÇÃO

        

        No Brasil, especificamente as regiões situadas no centro-oeste, cerca de 70 milhões de hectares de pastagens estariam degradados ou em processo de degradação, e com as crescentes restrições ambientais ao desmatamento, surge um desafio para a produção animal a pasto: a modernização, ou seja, o aumento da produção por meio do uso de tecnologia mais intensiva de manejo de pastagem. Para que se desenvolva essa modernização, torna-se essencial a recuperação das pastagens degradadas, isto possibilitaria uma maior produção sem que se expandisse a área de pastagem.

        Dito isto, o plantio direto torna-se uma importante ferramenta para auxiliar no processo de recuperação das pastagens degradadas, pois aliando este a um manejo adequado do solo minimizar-se-ia diversos problemas relacionados a fertilidade do solo. As lavoras contribuem para a recuperação destas pastagens pois possuem um aporte de nutrientes e ajudam afixar as propriedades químicas e físicas da terra. Portanto, ao se tratar de recuperação das pastagens, o plantio direto é preferível aos métodos convencionais de aração e gradagem.

        Estudos mostram que, no Amazonas houve maior produção de milho cultivado em sistema de plantio direto comparado ao preparo convencional do solo, portanto, a recuperação das pastagens aliada a praticas conservacionistas como sistema de plantio direto e cultivo de lavouras tornam-se uma excelente ferramenta. Contudo, o objetivo do trabalho é avaliar cultivares de milho manejados com preparo convencional e sistema de plantio direto no Amazonas em área de pastagens degradada.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:

        Os experimentos foram realizados no Campo Experimental do Distrito Agropecuário da Suframa (Cedas), da EMBRAPA Amazônia Ocidental em Rio Preto da Eva- AM, em latossolo amarelo distrófico durante as safras de 2014, 2015 e 2016. Na primeira safra agrícola toda área foi preparada de forma convencional, na segunda safra foi feita a semeadura de Brachiaria brizantha CV. Charaés, para formação da palhada, e o manejo do solo por meio do sistema de plantio direto iniciou-se após a dessecação da braquiária. No entanto, a semeadura do milho foi feita em janeiro de 2016; o experimento foi conduzido segundo delineamento experimental de 4 blocos, subdivididos por 4 repetições distribuídas entre os sistemas convencional e plantio direto.

        Amostras do solo foram retiradas com o objetivo de avaliar a eficácia dos dois sistemas utilizados, para caracterizar a fertilidade do solo, avaliou-se então o rendimento dos grãos e estes foram submetidos a analises de uniformidade, homogeneidade e variância (comparadas pelo teste Tukey), com probabilidade de erro de 5%.

RESULTADOS E DISCURSÃO:

        O sistema de plantio direto propicia maior produtividade com base nos dados obtidos pelo estudo em comparação ao sistema convencional de produção, pois verifica-se que o rendimento de grãos de milho, independente da cultivar foi superior no sistema de plantio direto quando preparado aos grãos submetidos ao preparo convencional do solo, avaliou-se também que, os valores da produtividade aumentaram ao longo dos anos no caso de manejo com sistema de plantio direto assim como o carbono orgânico total do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com