TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito da maturação da planta na colheita sobre a qualidade da cebola

Por:   •  6/2/2018  •  Abstract  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

Efeito da maturação da planta na colheita sobre a qualidade da cebola.

Sandra Oliveira de Souza1; Fernando Luiz Finger1; Vicente Wagner Dias Casali1; Paulo Roberto Cecon2; Adriana Andrade Guimarães1 e Pahlevi Augusto de Souza1.

1UFV, Depto de Fitotecnia, Viçosa – MG; 2UFV, Depto de Informática. E-mail: sandraosouza@yahoo.com.br

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da maturação da planta na colheita sobre a qualidade de bulbos de cebola das variedades Texas Grano (ciclo precoce) e Baia Periforme (ciclo médio). Os bulbos foram colhidos de plantas com 10% de “estalo” natural (10% EN), com 10% de “estalo” induzido (10% EI) e com 50% de “estalo” natural (50% EN). As características avaliadas foram massa fresca dos bulbos (MF), diâmetro (D), sólidos totais (ST) e sólidos solúveis totais (SST). MF, D e SST dos bulbos da ‘Texas Grano’, logo após a colheita, foram maiores quando colhidos de plantas com 50% EN do que dos bulbos colhidos com 10% EN e 10% EI. Nos bulbos da ‘Baia Periforme’ não houve efeito da maturação da planta nos valores médios das variáveis quantificadas. No geral, a ‘Baia Periforme’ apresentou maiores valores médios de ST e SST do que a ‘Texas Grano’, quando colhidos os bulbos de plantas com 10% EN, 10% EI e 50% EN.

Palavras-chave: Allium cepa, bulbos, variedades.

Influence of plant maturation at harvest on onion quality

ABSTRACT

This work ha the goal to evaluate the influence of plant maturation on quality of onion for the varieties Texas Grano (early cycle) and Baia Periforme (mid cycle). The bulbs were harvested when 10% of the top naturally collapsed (10% EN), 10% of induced collapsed (10% EI) and 50% top naturally collapsed (50%). The characteristics evaluated were bulb fresh matter (MF), diameter (D), total solids (ST), total soluble solids (SST). MF, D and SST of  ‘Texas Grano’ bulbs were higher for the 50% EN, compared to 10% EN and 10% EI. For the ‘Baia Periforme’ no differences were observed for the above characteristics. In general, the bulbs o ‘Baia Perifirme’ had higher values for  ST and SST compared to ‘Texas Grano’ when harvested with 10% EN, 10% EI and 50% EN.

Keywords: Allium cepa, bulbs, varieties

INTRODUÇÃO

A maturação da planta de cebola é determinada pelo amolecimento da região inferior do pseudocaule, que resulta no subseqüente tombamento da parte aérea sobre o solo. Este aspecto da morfologia da planta tem sido utilizado como índice prático na colheita dos bulbos, porém existem variações entre as variedades quanto à taxa, uniformidade e porcentagem mínima de plantas tombadas no solo para iniciar a  colheita (SOARES et al., 2004).

Os maiores rendimentos são obtidos quando as plantas permanecem intactas até as folhas estarem completamente secas (GUBB & MACTAVISH, 2002). Segundo Sargent et al. (2001), em colheitas tardias, há aumento no rendimento total e na proporção de bulbos grandes (diâmetro > 75 mm), bem como decréscimo na taxa respiratória, na brotação e na perda de massa, nos híbridos precoces ‘Granex’ e ‘Texas Grano’. No entanto, Kepka & Sypien (1991) afirmam que o atraso da colheita acarreta queda da qualidade dos bulbos, exercendo significativo efeito sobre a produção comercializável.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de três índices de maturação da planta na qualidade de bulbos em duas variedades comerciais de cebola.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade Federal de Viçosa, município de Viçosa, Minas Gerais (21º 07’ S, 42º 57’ W e 651 m de altitude). A semeadura, o transplantio e a condução da cultura seguiram as técnicas recomendadas para a cultura de cebola na região da Zona da Mata de Minas Gerais.

A colheita foi realizada durante o período de 06/11 a 27/11/2003. Os bulbos foram colhidos de plantas com 10% de “estalo” natural (10% EN), 10% de “estalo” induzido (10% EI) e 50% de “estalo” natural (50% EN), das variedades Texas Grano e Baia Periforme, caracterizadas como de ciclos precoce e médio, respectivamente. A colheita dos bulbos a partir de plantas com 10% EN foi feita quando havia 10% da população de plantas estaladas naturalmente. Ainda, quando no campo havia 10% da população de plantas estaladas naturalmente, provocou-se o “estalo” em outra parcela da população de plantas que não se encontravam “estaladas” (tombamento feito manualmente na inserção do pseudocaule), sendo que 7 dias após esse procedimento foi realizada a colheita dos bulbos (10% EI). Foi realizada também a colheita de bulbos a partir de plantas com 50% EN quando havia 50% da população de plantas estaladas naturalmente. O “estalo” da planta foi caracterizado pelo murchamento do pseudocaule e tombamento da folhagem (MÜLLER, 1986).

As características avaliadas foram massa fresca (MF, g), diâmetro (D, mm), teor de sólidos totais (ST, %) e  teor de sólidos solúveis totais (SST, ºBrix) dos bulbos de cebola. O D foi determinado com o auxílio do paquímetro manual. O ST foi estimado a partir da MF do bulbo após a secagem em estufa de ventilação forçada a 80 ºC até atingir massa constante. O SST foi determinado por meio do refratômetro manual Atago, modelo 3T.

O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso no esquema fatorial com três índices de colheita e duas cultivares com doze repetições. As médias foram comparadas por meio do teste de Tukey, adotando-se o nível de 5% de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As médias da MF, do D, do ST e do SST dos bulbos colhidos a 10% EN, 10% EI e 50% EN, nas variedades Texas Grano e Baia Periforme, constam na Tabela 1. Na ‘Texas Grano’, a MF dos bulbos colhidos a 10% EI foi menor (40,24 g) do que a 10% EN (82,16 g) e 50% EN (68,65 g). A MF na variedade ‘Baia Periforme’ foi maior (p < 0,05) do que na ‘Texas Grano’, quando colhidos de plantas com 10% EI e 50% EN.

O D foi  maior (p < 0,05) quando os bulbos foram colhidos de plantas com 10% EN (52,97 mm) e 50% EN (49,84) na ‘Texas Grano’ do que quando colhidos com 10% EI (38,44 mm). Na ‘Baia Periforme’, não houve influência dos índices de maturação da planta sobre o D médio dos bulbos. O D na ‘Texas Grano’ (38,44 mm) foi menor (p < 0,05) do que naqueles da ‘Baia Periforme’ (52,88 mm) somente quando colhidos com 10% EI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com