TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gestão Ambiental

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO        

1.1 IDENTIFICAÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 TECNOLOGIAS PARA O TRATAMENTO DE ÀGUA......................................5

2.2 TECNOLOGIAS PARA O TRATAMETO DO ESGOTO...................................6

2.3 USO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA..............................................................9

2.3.1 PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA SUSTENTÁVEL.................................9

3 CONCLUSÃO...............................................................................................10

3.1 JUSTIFICATIVAS DAS PROPOSTAS ABORDADAS....................................10

4 PLANO DE AUDITORIA................................................................................11

4.1 ENTENDIMENTO......................................................................................11

4.1.2 FORMA DE AUDITÓRIA.........................................................................11

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................12

REFERÊNCIAS...............................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

        Estudiosos apontam que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em diversas partes do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, estão vendo algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.

  1. INDENTIFICAÇÃO

        

        Observando a quantidade de lava-jatos em Gurupi, despertou o interesse em analisar a situação desses estabelecimentos com a relação à gestão ambiental, e o cuidado com o meio ambiente, tendo em vista a crescente preocupação das autoridades responsáveis sobre as empresas auto sustentáveis. Foram coletadas informações sobre todo sistema de funcionamento bem como os interesses em preservar o meio ambiente. Foram levantadas também informações sobre as reais possibilidades de risco ao meio ambiente. O referido trabalho foi desenvolvido pelo grupo após visita realizada a uma empresa que atua no ramo de lava-jato. A escolha do lava-jato é propositada pelo motivo do qual sua matéria prima principal de trabalho é a água. A empresa atua há muitos anos na cidade, e tem passando por grandes mudanças organizacionais desde a sua fundação.

        Hoje trabalham quinze colaboradores distribuídos entre lavadores, manobristas e administrativo. Seu espaço físico é amplo e organizado, local reservado para os clientes aguardarem a entrega de seus veículos. Contam também com um sistema de “delivery”, buscam o veículo em qualquer local, e entregam quando o trabalho é finalizado.


  1. DESENVOLVIMENTO

A importância da água para a vida é inegável. Não há ser vivo sobre a face da Terra que possa prescindir de sua existência e sobreviver. Mas, assim como sua presença cria condições para a vida, a qualidade da água também pode representar um sério risco à saúde. Se em outras épocas bastava procurar uma fonte ou um rio próximo para se abastecer, atualmente o consumo seguro da água depende da qualidade do tratamento pelo qual ela passa.

Entre os recursos naturais que os seres humanos dispõem, a água consta como um dos mais importantes, no entanto indispensável para a sobrevivência. O uso cada vez maior dos recursos hídricos tem resultado em problemas, não só na carência dos mesmos, bem como no comprometimento da sua qualidade (Mota, 2008).

O grande responsável por essa alteração na qualidade da água é o crescimento da população, através do desenvolvimento industrial de forma inadequada e as demais atividades humanas. O aumento da demanda de veículos para locomoção é uma das consequências desse crescimento populacional. A frota brasileira de veículos vem crescendo nos últimos anos em proporções acima do aumento da população.

O resultado é que a relação veículo/habitante vem crescendo nos últimos anos. Vinte anos atrás havia no Brasil um carro para cada 10,4 habitantes. Hoje, a relação é de aproximadamente 8,5 pessoas por carro.

 A maioria desses carros utiliza-se dos serviços dos lava-jatos, multiplicando assim o número de unidades desse tipo de estabelecimento tanto de forma legal ou ilegal no país.

Tendo em vista que grande parte desses lava-jatos não faz qualquer tipo de tratamento dos efluentes gerados pela natureza de suas atividades e não se preocupação com os prejuízos causados ao ambiente devido ao mau uso dos resíduos dos lava jatos. O que faz aumentar a geração de resíduos, considerável para se poluir e degradar os recursos hídricos.

É exigido pelo Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA) que esse tipo de empreendimento seja licenciado e implantado em local com solos impermeáveis e é obrigatória a presença de caixas de areia para a retenção do material mais pesado gerado pela lavagem dos automóveis e caixas separadoras de água e óleo.

Figura 01

[pic 14]

O tratamento citado é o de caixa de areia, sistema de separação física do óleo. Porem é bom lembrar que este processo funciona apenas como um método para diminuir os impactos causados ao meio ambiente, pois não se podem filtrar outros produtos químicos que são solúveis na água, além de retirar apenas a parte grossa do óleo a areia tem que ser trocada em tempo determinado de acordo com a quantidade de veículos lavados e resíduos gerados, tornando a areia antiga um passivo ambiental, que normalmente é jogada em terrenos baldios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com