TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Percevejo Gaucho

Por:   •  12/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

Inseto: Percevejo-gaúcho

Nome científico: Leptoglossus zonatus

        Este inseto pertencente a ordem Hemiptera, a subordem Heteroptera, e à família Coreidae, é popularmente conhecido como percevejo gaúcho, devido ao alargamento nas tíbias das pernas posteriores em formato de folha que remetem a bombacha que o gaúcho utiliza, e também como percevejo do milho.

        Possui aproximadamente 20mm, são marrom-escuro, com estrias amarelas a brancas transversais nas bases das asas anteriores, as tíbias das pernas posteriores apresentam dilatação lateral semelhante a folha. São insetos hemimetábolos. Os adultos são encontrados normalmente se acasalando ou se alimentando nas panículas com grãos em formação, no caso do sorgo, e sobre as espigas com o estilete atravessando a palha que protege os grãos, no caso do milho. As fêmeas colocam os ovos, em média 5, sobre as folhas com os ovos cilíndricos em forma parecida com graveto. Após o período de incubação de aproximadamente 10 dias, as ninfas avermelhadas passam por 5 ínstares em 30 dias.

        É considerado como praga secundária do milho grão, mas pode alcançar o status de praga chave no milho semente e no sorgo. No milho, causam falhas na espiga e contaminam os grãos com fungos como Fusarium moniliforme, podendo causar perdas de produção de até 15%. Os principais sintomas são panículas com grãos mal formados e manchados. Também há registro de ocorrência de L. zonatus em romã, citrus.

Referências:

MATRANGOLO, W.J.R. & J.M. WAQUIL. 1994. Biologia de Leptoglossus zonatus (Dallas) (Hemiptera:Coreidae) alimentados com milho de sorgo. An. Soc. Entomol. Brasil 23: 419-423.

WAQUIL, J. M.; CRUZ, I. 2001. Manejo de pragas na cultura do sorgo forrageiro. Embrapa milho e sorgo.

FORESTI, Josemar. 2017. Subsídios para o manejo de Leptoglossus zonatus (Dallas) (Hemiptera: Coreidae) como praga em campos de produção de milho semente. 2017. 77 f., il. Tese (Doutorado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com