TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios dos alimentos transgênicos

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS

Os benefícios dos alimentos transgênicos

Pedro Renato Dias dos Santos

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Português Instrumental como requisito parcial para obtenção da nota 2º bimestre no curso Agronomia pela Faculdade Católica do Tocantins.

Professora: Eliane Ferreira do Nascimento

Palmas - TO, 17 de maio de 2018.

1. INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA

Propõe-se com este estudo investigar e averiguar sobre os alimentos transgênicos, com a finalidade de fazer um levantamento com os benefícios que estes nos trazem. Esta pesquisa é de suma importância porque aos olhos de uma grande parte da sociedade, porque, tais alimentos são vistos somente como maléficos, tanto para nosso organismo quanto para a nossa biodiversidade, pela falta de informações necessárias não nos é mostrado a grande vantagem de tê-los em nossa geração, a geração que mais consome alimentos.

As plantas transgênicas é a maior inovação na agricultura, melhorando a vida dos produtores e consumidores desses alimentos. Essas culturas são criadas a partir de um trabalho cientifico no qual é inserido ou retido o gene com determinada característica para o melhoramento genético do vegetal.

Os organismos transgênicos são aqueles cujo genoma foi modificado com o objetivo de atribuir-lhes nova característica ou alterar alguma característica já existente, através da inserção ou eliminação de um ou mais genes por técnicas de engenharia genética (Marinho, 2003).

Esse avanço genético na agricultura é um fator essencial para a humanidade, podendo proporcionar grandes benefícios para o mundo, melhorando a vida das pessoas, tanto no bem-estar físico com financeiro, aumentando a produção de alimento, reduzindo a emissão de gás carbônico e metano, consumindo menos água, recuperando solos improdutivos, criando alimentos mais nutritivos e gerando economia ao produtor.

Os benefícios dessa ciência para o consumidor já são notados nas indústrias farmacêutica e da alimentação e em outras áreas, como na medicina, na produção industrial e até na pecuária. Além de aumentar a oferta de alimentos e desenvolver produtos mais nutritivos, no longo prazo, a possibilidade é de reduzir a quantidade de substâncias indesejáveis nos alimentos, como as que naturalmente podem levar a reações alérgicas. (FLAVIO FINARDI,2005)

Existem distintos usos da engenharia genética e, considerando a área de alimentos, espera-se que a biotecnologia moderna seja capaz de proporcionar benefícios como o aumento da produção e produtividade com redução de custos; geração de produtos mais seguros, além de melhores características sensoriais e nutricionais. (PERES, 2001; SILVEIRA et al., 2005)

Esse projeto terá como principal proposta desmistificar os mitos quanto aos alimentos geneticamente modificados, dando as informações necessárias para que o conhecimento acerca dos benefícios que estes nos trazem seja claro aos que os consumem.

1.2. Problemática

A realização dessa proposta de investigação surgiu devido à complexidade de informações relacionadas aos organismos geneticamente modificados, sendo muitas delas voltadas para a proibição e atenção quanto ao consumo de alimentos que tiveram seu gene alterado. Os críticos também levantam a possibilidade de transferência de genes entre culturas geneticamente e não geneticamente modificadas, um processo que poderia ter resultados imprevisíveis (UZOGARA, 2000).

Levando em consideração tais fatores, convêm à realização de um estudo mais amplo que venha contribuir para o conhecimento cientifico relacionado aos transgênicos.

Diante dessa problemática gerada por meio das diversas informações para nortear as pessoas quanto ao uso ou não uso dessa variedade alimentar, o que esse conhecimento nos pode brindar quanto às vantagens desse avanço genético?

1.3. Hipóteses

Decorrente a problemática abordada, algumas hipóteses nortearão o desenvolvimento da investigação aqui proposta. São elas:

  • Quanto aos organismos geneticamente modificados, seu conceito tende a gerar conflitos de ideologia quanto ao assunto pela falta de informações necessárias para o entendimento desse avanço genético.
  • Segundo os estudos já realizados, não mostra que a ingestão dos alimentos transgênicos seja um risco para a saúde populacional e para o meio-ambiente.
  • A ciência afirma que são necessários mais estudos científicos e investigações para comprovar que o consumo dos alimentos transgênicos seja de risco, já o uso do mesmo atualmente mostra seu beneficio tanto na saúde humana quanto na biodiversidade.

2. OBJETIVOS

2.1. Geral

O objetivo geral desta investigação tem como foco principal mostrar de forma, clara e concisa os benefícios dos organismos geneticamente modificados, visando direcionar a sociedade como um todo a ter uma melhor compreensão de como são feitos os alimentos transgênicos, mostrando seus benefícios em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (99.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com