TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povoamentos Homogêneos: Constituídos por Uma ou Muito Poucas Espécies Arbóreas

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

Povoamentos Homogeneos: Constituídos por uma ou muito poucas espécies arbóreas; Normalmente são artificiais (plantações),mas também podem ser naturais.

VANTAGENS:o manejo é mais simples; necessitando conhecer o cultivo, as exigências, comportamento e desenvolvimento de uma só espécie ;A administração e o controle são facilitados, pois se visa produzir, em geral, um só tipo de material

* Algumas importantes funções dos povoamentos homogêneos (plantados )são:

-Diminuição da pressão sobre florestas nativas;

-Reaproveitamento de terras degradadas pela agricultura;

-Proteção do solo e da água;

Os sistemas silviculturais representam o processo de condução das florestas, exploração e regeneração, dentro dos quais pode se estabelecer diferentes regimes de manejo, de acordo com cada tipo de produto que se quer obter.

Alto fuste: neste ,todas as árvores do povoamento originam-se de sementes(plantio ou semeadura direta)ou mudas, objetivando fustes grandes e limpos ,a serem destinados para serraria, por exemplo.

Talhadia simples: as árvores que compõem a floresta provém da condução de brotações.

Ex:florestas de Eucalyptusspp.

Talhadia composta: é uma combinação dos dois anteriores ,sendo que a maioria das árvores, originam-se de brotação e uma minoria de sementes.

Desrama Natural: em consequência da senescência, morte e posterior desprendimento dos ramos; o início e intensidade variam entre espécies, condições edafo-climáticas e competição entre copas.

Desrama artificial(“poda”): É eliminação de ramos vivos ou mortos para melhorara qualidade da madeira operação de elevado custo; objetiva a produção de madeira para fins mais nobres.

Desbastes:São as “colheitas” de árvores, visando, principalmente, estimular o crescimento das árvores remanescentes; Objetiva propiciar benefícios às árvores pois estas ficarão livres de competição por luz, umidade e nutrientes; Influencia no crescimento e na forma das árvores ;Proporciona aumento do diâmetro das toras;

VANTAGENS:- qualidade da madeira;

-Permite eliminar árvores tortuosas, bifurcadas, mortas ;

-Concentração da produção em indivíduos mais promissores;

TALHADIA: É a condução do crescimento dos brotos nas cepas da floresta recém cortada, dando-se início a um novo ciclo florestal;

Somente aplicável às espécies florestais que tenham capacidade de brotar após o seu corte

VANTAGENS: Rebrota(não dependente de viveiros)

Menor $ manutenção(não aquisição de sementes e/ou mudas)

Cobertura do solo.

DESVANTAGENS: -Impactos da colheita podem comprometer seu sucesso Compactação do solo;

-Uso único da madeira(toras mais finas)

Em alguns casos,queda da produção..

INFLUENCIA NA BROTAÇÃO DAS CEPAS:

Emissão :espécie/procedência/clone, estresse hídrico e nutricional.

Estabelecimento: altura das cepas ,formigas e cupins, sombreamento, danos de colheita e densidade de plantas. Crescimento: regime hídrico, condições climáticas ,fertilização/irrigação, mato-competição.

Povoamentos heterogêneos: ou mistos são constituídos por mais de uma espécie arbórea, em uma mesma área ;Pode ter fins ambientais ou produtivos

VANTAGENS: São menos expostos a perigos de caráter climático e biológico; os riscos são distribuídos e portanto reduzidos; Permitem geralmente o aproveitamento ótimo do espaço disponível(espécies de sombra ,espécies de luz, espécies de “meia luz” ,etc...);

DESVANTAGENS: Seu manejo ,exige bastante cuidado e conhecimento muito bom por parte do técnico; a administração, é mais complexa; a venda de produtos com menor uniformidade, poderá ser mais difícil.

SAFs= Sistemas Agroflorestais(agrossilvicultura) Combinações do elemento arbóreo com herbáceas e/ou animais, organizados no espaço e/ou no tempo.

OBJETIVOS: Principal: otimizar o uso da terra ;

-Conciliar a produção florestal com a produção de alimentos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com