TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DA VISITA TECNICA A PROPRIEDADE DO PRODUTOR MAURICIO MIGUEL

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – CAMPUS RIO VERDE

AGRONOMIA


RELATORIO DA VISITA TECNICA A PROPRIEDADE DO PRODUTOR MAURICIO MIGUEL

Relatório elaborado como requisito de aprovação na disciplina de Entomologia agrícola do curso de graduação de Agronomia, do Instituto Federal Goiano-Campus Rio Verde, ministrado pelo professor Márcio Peixoto.

Discentes: 

RIO VERDE

2017

1- Relatório da visita técnica

Foi realizado uma visita a propriedade do produtor Mauricio Miguel que fica localizada a 7 km do município de Santo Antônio da Barra - GO, tendo a propriedade uma área de 40 hectares (Figura 1), atualmente com cultivo principal de soja e de safrinha o cultivo de milho.

Figura 1 – (A) Imagem do Google Earth da propriedade visitada. (B) Foto do cultivo de milho de segunda safra na propriedade.

 

No dia da visita estava sendo cultivado milho de segunda safra, onde após uma perícia minuciosa foi observado a grande incidência de lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) (Figura 2). Em uma conversa informal com o produtor o mesmo informou que observa a presença do inseto em cada ano de cultivo além de observar que o mesmo ataca as plantas desde sua emergência até a formação da espiga, ou seja, do ciclo vegetativo até o ciclo reprodutivo da cultura.

Figura 2 – Observação da incidência da lagarta-do-cartucho.

O sintoma observado para a constatação da presença da praga além da presença da lagarta em fase jovem, é o fato das folhas estarem raspadas, propiciando um sintoma típico do dano da praga, mas sem ter a perfuração da folha. Além dessa observação, foi possível observar a presença de uma estrutura semelhante a uma teia de aranha entre plantas com alta incidência da praga, o que pode representar a migração da praga já adulta para plantas adjacentes. Como se sabe após essa migração é característico que as larvas migrem para a região do cartucho, onde se alimentam das partes mais tenras da cultura.

Um ponto interessante observado pelo o grupo e comentado pelo o produtor é que em plantas atacadas a incidência de larvas mais jovens são altas, porém é fácil de observar que em uma planta normalmente são encontradas poucas larvas de uma mesma idade. Em uma pesquisa pós visita, essa constatação pode ser comprovada e explicada pelo o fato da alta taxa de canibalismo existente. Ainda em uma pesquisa após a visita, foi constatado que após todo o desenvolvimento do inseto o mesmo sai do cartucho e se dirige para o solo, onde se transforma na fase de pupa. Após a fase de pupa tem-se a eclosão da mariposa, onde as fêmeas geralmente apresentam coloração acinzentada, e medem em torno de 2,5 cm de envergadura, sendo as mesmas informações também relatadas pelo o produtor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com