TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Sisteminha Embrapa

Por:   •  29/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 2

Willyan Caldeira Corte

Resumo: Sisteminha Embrapa: produção sustentável e integrada de alimentos

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte De Minas Gerais – Campus Januária como parte das exigências para avaliação de nota parcial da disciplina de Planejamento Agro-ambiental integrado do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental ministrada pelo professor Danilo Pereira.

JANUÁRIA - MG

OUTUBRO/2015

Resumo: Sisteminha Embrapa: produção sustentável e integrada de alimentos

O Sistema Integrado para Produção de Alimentos “Sisteminha Embrapa”, foi adaptada pela Embrapa para as condições de clima brasileira, a partir de uma ideia surgida no antigo Egito. Hoje em dia esse sistema atende à centenas de famílias dos estados do Piauí e Maranhão. Basicamente o Sisteminha da Embrapa combina a criação de peixes em tanques, construídos com materiais simples como palha, barro, papelão, madeira, plástico e criatividade. A criação de animais e o cultivo de vegetais são também parte do sisteminha Embrapa se interagindo de forma mutualística, onde a água proveniente dos tanques é usada para irrigar as plantas ao redor da casa e os dejetos dos animais são ultilizados para produção de humus que é a fonte mais rica de nutrientes já conhecida usada na agricultura.

O público alvo do sisteminha da Embrapa é qualquer cidadão que queira aumentar a diversidade de alimentos em suas propriedades, seja da área urbana ou rural concentrando áreas que vão de 100 m2 a 1000m2.

As vantagens do sisteminha da Embrapa são muitas dentre elas se destacam: a melhora da qualidade do produtor que adere a esse sistema, pois ele produz o proprio alimento no quintal. Dessa forma o produtor pode ter segurança de que o que ele está ingerindo é livre de agrotóxicos; o produtor também produz o próprio alimento durante todo ano, já que o mesmo escalona as plantas de forma que se tenha produção de alimentos durante todo o ano; e o produtor tem a possibilidade de produzir uma diversidade de alimentos como ovos, carne, e vegetais. Essa quantidade de alimento e essa diversidade são as chaves da satisfação que ele tem ao final do processo.

As possíveis desvantagens do sistema são: a alta concentrações de nitrogênio na água das piscinas que pode matar as plantas, bem como inibir a absorção de potássio pelas plantas; e a alta concentração se alguns nutrientes como potássio e fósforo que podem inibir o desenvolvimento da planta e/ou inibir a absorção de outros nutrientes pela planta.

O sisteminha Embrapa apresenta uma série de vantagens e um baixo custo de manutenção. Devido a essas vantagens do sistema, ele apresenta uma boa rentabilidade para diversos pequenos produtores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com