TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de Uniformidade

Por:   •  3/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 11

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL - SENAR

Curso Técnico em Agronegócio

Polo de Apoio Presencial de Parnaíba-PI

Ana Virgínia Gomes Pereira

Ysla Kessia Carvalho Miranda

Revisão Bibliográfica acerca do trabalho da Mulher no Agronegócio: uma visão sobre a produção olerícola na cidade de Parnaíba-PI.

Parnaíba-PI

2022

Ana Virgínia Gomes Pereira

Ysla Kessia Carvalho Miranda

Revisão Bibliográfica acerca do trabalho da Mulher no Agronegócio: uma visão sobre a produção olerícola na cidade de Parnaíba-PI.

Projeto Final apresentado como trabalho de

conclusão do Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –

SENAR da Regional de Parnaíba- Piauí, orientado pela tutora Ana Paula como requisito para obtenção do diploma de habilitação técnica.

Parnaíba-PI

2022

RESUMO

Este artigo trata sobre a inserção e os principais desafios da mulher no agronegócio. A ferramenta utilizada foi o estudo bibliográfico, que consiste na exposição do pensamento de vários autores que escreveram sobre o tema. O trabalho mostra especificamente o papel da mulher na produção olerícola, sua importância e a visão de diversos autores sobre o perfil feminino no âmbito agrícola. As práticas da olericultura são importantes tanto para o consumo quanto para a economia do país. Usada para a comercialização e produção de alguns alimentos, a olericultura visa suprir as necessidades da sociedade a base do consumo saudável. O presente trabalho tem a finalidade de mostrar como as mulheres contribuem ativamente para a evolução do setor e servir de inspiração para que outras mulheres conquistem seu espaço, seja dentro ou fora da porteira. Dessa forma, conclui-se que cada vez mais as mulheres estão alçando resultados positivos, seja antes, dentro ou depois da porteira.

Palavras-chave: Agronegócio. Desafios. Mulher. Olericultura.

ABSTRACT

This article deals with the insertion and main challenges of women in agribusiness. The tool used was the bibliographical study, which consists of exposing the thoughts of several authors who wrote on the subject. Although there is the discourse of equal opportunities, the inequalities related to the participation of women in relation to men in the work environment are explicit, whether in relation to remuneration, advancement and even the opportunity to perform certain functions. The work shows that although there is still some discrimination in relation to female work, women are managing to overcome the various barriers imposed, seeking empowerment in the countryside and strengthening the importance of their role in territorial development and in contributing to the eradication of hunger and of rural poverty.

Keywords: Agribusiness. Challenges. Women.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO………………………………………………………………………4
  2. JUSTIFICATIVA……………………………………………………………………..4
  3. OBJETIVOS………………………………………………………………………….5
  4. REFERENCIAL TEÓRICO…………………………………………………………5
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………………….8

  1.  INTRODUÇÃO

A luta das mulheres para conquistar seu espaço no mercado de trabalho e a busca por uma sociedade mais igualitária é algo que vem sendo construído ao longo de anos, e, atualmente, é possível notar uma grande diferença, principalmente na agricultura. Elas estão conseguindo vencer as diversas barreiras impostas e mudando a visão antiquada de “ajudantes” dos seus maridos nas propriedades rurais, para representar mais de 40% do rendimento familiar no campo (FANTIM, 2020).

Segundo dados do Censo Agropecuário de 2017, O IBGE em conjunto com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa, no âmbito de um Termo de Compromisso assinado entre as três instituições por intermédio do Programa Agro Mais Mulher, identificaram 947 mil mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais, de um universo de 5,07 milhões, situadas em sua maioria na região Nordeste (57%), seguida pelo Sudeste (14%), Norte (12%), Sul (11%) e Centro-Oeste, que concentra apenas 6% do universo de mulheres dirigentes. Do total geral de estabelecimentos identificados pelo Censo Agropecuário 2017 (5,07 milhões), as mulheres são proprietárias de apenas 19%, enquanto os homens detêm 81%. (GUARALDO, 2018).

Na rotina do setor agrícola, as mulheres no campo são cada vez mais numerosas e desempenham inúmeras funções essenciais para a atividade, o que mostra que há uma crescente representatividade feminina no setor. Sempre deixam sua marca, como atenção aos detalhes, organização, bom relacionamento com os funcionários. O empoderamento feminino na agricultura moderna não é apenas uma constatação. É sinônimo de revolução, uma vez que ambientes diversos e que estimulam o desenvolvimento de profissionais, independente do gênero, performam melhor.

 As práticas da olericultura são importantes tanto para o consumo quanto para a economia do país. Usada para a comercialização e produção de alguns alimentos, a olericultura visa suprir as necessidades da sociedade a base do consumo saudável.

O trabalho da Mulher, na produção olerícola vem se destacando, visto que as hortaliças possuem um alto valor nutritivo, principalmente, pelo conteúdo de sais minerais e vitaminas, e o seu consumo tem aumentado não só pelo crescente aumento da população, mas também pela tendência de mudança no hábito alimentar do consumidor, tornando-se inevitável o aumento da produção e da procura por produtos naturais, favorecendo o desenvolvimento da produção dessas mulheres, podendo, assim, trabalhar com uma visão de uma remuneração justa para a agricultura e preços justos para o consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (211.1 Kb)   docx (98.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com