TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Microbiologia

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E SAÚDE

TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

CAROLINE GISELE RAUCCI PAES

GABRIELA LEIRIA BATISTA

LUÍS MIGUEL FARRAPO

PÂMELA BARBOSA SILVA

TATIANE SILVA DE OLIVEIRA

HIGIENIZAÇÃO E CRESCIMENTO BACTERIANO

(Microbiologia/Imunologia/Parasitologia)

SOROCABA

Sorocaba/Manhã

2016

  1. INTRODUÇÃO
  1.  Crescimento Bacteriano

O crescimento microbiano é definido não em termos de tamanho celular, mas como o aumento do número de células, que ocorre por divisão celular. A divisão celular nas bactérias geralmente ocorre por Divisão Binária e às vezes por brotamento.  Os fatores necessários para o crescimento microbiano podem ser físicos ou químicos. Dentre os fatores físicos estão a temperatura, PH e pressão osmótica. Os fatores químicos são a água, fontes de carbono, nitrogênio, minerais, oxigênio e fatores orgânicos de crescimento. 

A temperatura, o pH, a presença ou não de oxigênio, luz, quantidade e qualidade de nutrientes e outros, influenciam diretamente no metabolismo bacteriano. Estando dentro de condições ideais, as bactérias absorvem e sintetizam esses nutrientes para originar as estruturas celulares. Devido alguns desses fatores, a utilização de antibióticos deve ser correta. O tempo e horário devem estar dentro da prescrição, já que as bactérias se reproduzem de 20 em 20 minutos. O uso indiscriminado pode levar à resistência desse microrganismo. (SOUZA, 2010).

  1.  Higienização das Mãos

A principal via de transmissão de infecção são as mãos dos profissionais que atuam nos estabelecimentos da área da saúde. A adequada lavagem das mãos é fundamental. Como proceder:

  1.  Abrir a torneira com a mão não dominante (para o destro, usar a mão esquerda. Para o canhoto, à direita) e molhar as mãos, sem encostar-se a pia ou lavatório;
  2.  Ensaboar as mãos, friccionando-as por aproximadamente 15 a 30 segundos, atingindo a palma das mãos, dorso das mãos, espaços interdigitais, polegares, articulações, unhas e extremidades, dedos e punhos.
  3. Enxaguar as mãos;
  4. Secar as mãos com papel toalha.
  5. Fechar a torneira com o papel.

[pic 1]

É proibido o uso de acessórios como: anéis, pulseiras, relógios de pulso.

As torneiras de alavanca são as mais indicadas, pois dispensam o uso do papel toalha para fecha-la. (ASSAD, 2010).

  1.  Ação dos Detergentes

O detergente é um composto aniônico, miscível em água. É apenas um sabão para ajudar na limpeza, mas não "mata" microrganismos em geral, apenas os remove vivos de um lugar. Mas, a limpeza com água e sabão é fundamental para iniciar em seguida os processos de descontaminação. Após o sabão, é fundamental lavar em seguida com bastante água para que a limpeza seja eficaz. Dentre os detergentes catiônicos os derivados de amônia têm grande utilidade nas desinfecções e antissepsias. O modo preciso de ação dos catiônicos não está totalmente esclarecido, sabendo-se, porém, que alteram a permeabilidade da membrana, inibe a respiração e a glicólise de formas vegetativas das bactérias, tendo também ação sobre fungos, vírus e esporos bacterianos. (TIMENETSKY, 2005) (TEIXEIRA, 2008).

  1.  Ação do álcool 70%

O efeito do álcool a 70% é a desnaturação de proteínas e a dissolução de gorduras, o que possibilita a atividade antimicrobiana. Entretanto, ele não é efetivo na presença de matéria orgânica, pois esta funciona como uma barreira mecânica à ação do álcool sobre os microrganismos. Portanto, segundo a Resolução RDC 42/2010, o uso de preparação alcoólica não é indicado quando as mãos apresentarem sujidade visível. Nesse caso, é preciso fazer a higienização previamente com água e sabão. Esta mesma resolução recomenda que a preparação alcoólica contenha emolientes em sua formulação para evitar o ressecamento da pele. (TORRES, 2009).

  1.  Ação do álcool iodado

O iodo e compostos iodados, são fortes agentes oxidantes e, por isso, são altamente reativos e destroem os componentes vitais da célula microbiana.

Dentre as vantagens do álcool iodado está a ação esporicida, fungicida, viricida e amebicida, com alto poder de penetração. Pode ser utilizado para fins antissépticos. Porém, também possui desvantagens como a irritação de pele e mucosas e produção de manchas na pele e tecidos. Pouco solúvel em água. (VARGES, 2010).

  1. OBJETIVO

Mostrar a existência de microrganismos e como eles contaminam o meio de cultura. Provar a eficácia da higienização das mãos com detergente, álcool 70% e álcool iodado.

  1. METODOLOGIA
  • No laboratório, estavam duas placas de petri para cada grupo com o meio de cultura preparado com ágar.
  • A primeira placa de petri foi dividida em quatro partes. Em uma das partes, deveria conter amostra com a mão suja. Na segunda parte, uma amostra da mão após ser lavada com detergente. Na terceira parte, a mão foi desinfetada com álcool 70% e a última amostra foi colhida após a mão ser desinfetada com álcool iodado.
  • Na segunda placa de petri, foi colhida uma amostra de cabelo e coletada uma amostra dos dedos, mas especificamente na parte das unhas.
  • As placas foram guardadas e após uma semana foram observados os resultados das amostras colhidas.
  • No mesmo dia em que as amostras foram colhidas, também foi explicado e aplicado o modo correto para a lavagem das mãos.
  1. RESULTADOS

[pic 2]

Nesta imagem pode-se observar a primeira placa de petri contendo a amostra com a mão suja. É possível notar pequenos pontos brancos, o que se denomina colônias bacterianas.

[pic 3]

Essa imagem contém a amostra da mão após ser lavada com detergente, pode ser observado apenas um pontinho branco, ou seja, apenas uma colônia de bactérias.

[pic 4]

Agora, pode-se observar a amostra colhida após a mão ser desinfetada com álcool 70%. É possível constatar a presença de quatro colônias de bactérias. Isso não deveria ocorrer, já que o álcool 70% possui maior eficácia que o detergente, porém esse fato pode ser explicado já que as mãos foram expostas ao ar e também enxugadas com papel toalha que poderia estar contaminado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (586.7 Kb)   docx (549.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com