TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Física

Por:   •  14/6/2021  •  Monografia  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE FÍSICA

LICENCIATURA EM FÍSICA

 

 

 

 

 

 

 

EXPERIMENTO COM LUPA

 

 

 

 

     Relatório do experimento de com lupa realizado sob orientação do professor ORNELLAS FARIAS, como requisito avaliativo da disciplina de INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA II.

 

 

 

 

 

 

 DANILO FERREIRA DA ROCHA

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

MACEIÓ-2016

Experimento: Concentrando Energia Atraves da Lupa

Material Utilizado

  • Lupa
  • Regua
  • Uma cartolina preto fosca e uma Branca

Resultados e Discussões

         Durante a pratica experimental, utilizamos uma lupa para concentrar a radiação solar em um único ponto, fazendo a passar pela superficie da lupa, esse ponto é  chamado de foco.

        Colocamos então no foco dessa radiação uma cartolina branca e uma preta. observamos que as duas cartolinas começaram a queimar no ponto onde estava localizado o foco, porem a cartolina preta queimou mais rapido do que a branca. Quando estudamos na fisica basica a luz e suas caracteristicas, descobrimos que todo objeto com a cor preta (corpo negro) absorve todas as faixar do espectro magnetico da luz, já os objetos na cor branca, reflete todos estas faixas (como no experimento do Disco de Newton). Sabendo então que o corpo negro absorve mais luz, então o mesmo também absorve energia, e essa energia é transformada então em energia termica, fazendo com que o papel queime. Sabendo que a cor branca reflete todas as faixas do espectro, por que então ela queima? Ela queimou devido a agitação das moleculas no foco que ficaram muito agitadas, fazendo com que o papel perdesse o branco natural, e com isso queimasse, porem mais devagar do que o corpo negro.

        Sabendo que o diâmetro medio da imagem solar projetada no foco é de aproximadamente 0,003m e o diâmetro da superficie da lupa é de 0,05m, podemos calcular a intensidade da luz que atinge o papel, sabendo que a intensidade que chega na lente é de 1000W/m² (intensidade aproximada da radiação solar).

        Temos que,

I = P/A ( intensidade é igual a potencia dividido pela área)

Assim, sabemos que Plupa = Pfoco , e por isso Ilupa x Alupa = Ifoco x Afoco

Substituindo os valores obtidos no experimento, pudemos determina que a intensidade da luz no foco é de 2.776.203,96W/m²

Imagens do procedimento experimental.

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE FÍSICA

LICENCIATURA EM FÍSICA

 

  

 

 

LUZ COERENTE E LUZ ESPALHADA

 

 

 

 

     Relatório do experimento de com luz realizado sob orientação do professor ORNELLAS FARIAS, como requisito avaliativo da disciplina de INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA II.

 

  

 

 

 DANILO FERREIRA DA ROCHA

  

 

 

 

 

MACEIÓ-2016

Experimento: Luz Coerente e Luz Espalhada

Material Utilizado

  • Lanterna
  • Laser monocromatico

Resultados e Discussões

A luz espalhada proviniente das lâmpadas e lanternas, tem a função de iluminar ambiente devido a sua caracteristica de espalhamento. O laser é utilizado em pesquisas científicas; leitores de cd, dvd, blue-ray; na indústria para realização de medidas e cortes de altíssima precisão; na medicina, em intervenções delicadas; nas conexões por fibra óptica; no setor militar em miras de armas de pequeno porte e marcação de alvos por equipes de solo para ataques de mísseis teleguiados.

Neste experimento utilizamos uma lanterna e um lase para estudar o comportamento e o espalhamento da luz. A lanterna, tem a função de propagar a luz em varias direções (luz incoerente) e o laser propaga a luz uniformemente em apenas uma direção (luz coerente).

Ao ligar a lanterna, observamos que a luz atingia uma grande região circular do anteparo. visto que a lanterna emite uma luz branca, podemos explicar tal espalhamento pois a luz branca é composta por todas as cores da faixa visível do espectro(todas as variações de comprimento de onda)

A luz então espalha pois cada uma dessas faixas tomam uma direção diferente, por isso chamamos de luz espalhada. Esse espalhamento tambem se da no momento em que a luz passa pelas bordas do objeto, acontece então a difração.

Ao ligar o laser e apontarmos para o anteparo, vimos que o laser atingia o anteparo em apenas um ponto. Ao estudarmos como o laser funciona, vimos que ele é construído com a função de emitir apenas uma pequena faixa do espectro visível (ou até mesmo invisível) de forma que esse feixe é tratado em um tubo para que se mantenha uniforme e a difração ocorra em mínima escala.

Na lanterna observamos que no momento em que a luz sai, ela é mais intensa e possui uma area menor, na medida que aumentamos a distância da lanterna para o anteparo, observamos que a intensidade de luz diminui mas a área aumenta, se colocarmos em um grafico Intensidade versus area, obtemos uma reta linear crescente. O contrario da luz do lazer, que mesmo o anteparo estando perto ou longe, a mesma possui a mesma intensidade e vemos apenas um ponto no anteparo.

Figura 01: Laser/Lanterna

[pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (788.6 Kb)   docx (683.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com