TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cap 2

Casos: Resenha Cap 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Graduação em Administração

RESENHA: SOCIOLOGIA DAS

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Autora: Cristina Soreanu Pecequilo

Aluno: Carlos Daniel Ferreira

Belo Horizonte

2014

SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Este capítulo do livro Introdução às Relações Internacionais trata da Sociologia das Relações Internacionais, definindo o sistema, os atores e o meio internacional. O sistema internacional (SI) é o meio no qual se processam as relações entre os diferentes atores que compõem o conjunto das interações sociais que se processam na esfera do internacional, envolvendo seus atores, acontecimentos e fenômenos. Este sistema é caracterizado como heterogêneo, referindo-se as diferenças entre seus atores e os fenômenos.

Uma característica importante do sistema internacional é a anarquia, que é a ausência de um governo e de leis que definem os parâmetros de comportamento e regulagem de um determinado espaço que provem ordem. Uma vez que o sistema se define como anárquico, sua hierarquia se dá por choque de interesses entre os agentes, existindo três tipos de ordem: unipolar, onde apenas um poder se destaca ( Império Romano); bipolar, onde à existência de dois polos principais (EUA e URSS na Guerra Fria 1947-1989); e a multipolar com a divisão de poderes entre diferentes membros do sistema (Concerto Europeu de 1815).

Os atores são divididos entre estatais e não-estatais. O texto descreve a formação histórica do Estado, principal ator das Relações Internacionais, discutindo a emergência de novos atores não-estatais, como as Organizações Internacionais Governamentais e Intergovernamentais (OIs), e as diversas forças transnacionais (FTs), como as empresas multinacionais e organizações não-governamentais. O Estado ainda é o principal ator, porém o texto aponta que no início do século XXI algumas hipóteses de que as OIs e as FTs poderiam vir a substituir os Estados. Já o meio internacional aponta quais são os fatores que regem o sistema global. O texto mostra que os fatores que influenciam o sistema internacional são diversos, podem se combinar e dependem de conjunturas específicas e da atuação dos atores, citando cinco fatores que podem ser destacados como importantes no quadro das Relações Internacionais: natural, demográfico, econômico, tecnológico e ideológico.

A firmação dos Estados Modernos veio a ter o seu marco com o Tratado de Vestfália, assinado em 1648, onde são definidos como princípios básicos a soberania política dentro de um determinado território e o reconhecimento dos demais Estados para fazer valer esta soberania. O Estado fundamenta-se em três aspectos matérias. São eles: território, população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com