TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. TOYOTA E FIAT

Exames: 1. TOYOTA E FIAT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  1.207 Visualizações

Página 1 de 3

1. TOYOTA

Missão

Criar soluções inteligentes para os atuais desafios da mobilidade e assumir responsabilidades para com as futuras gerações.

Visão:

Crescer de forma sustentável seguindo os princípios Toyota de gestão, tornando-se referência em qualidade e atendimento, consolidando a marca no mercado local e regional, realizando o melhor atendimento, mantendo acima de tudo a alegria, harmonia e satisfação no ambiente organizacional.

2. FIAT

Missão

Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

Visão

Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

3. Análise Crítica

Como podemos verificar acima, as visões das duas montadoras são bem próximas, porém a Toyota prima pelo desenvolvimento tecnológico de ponta, enquanto a Fiat considera mais relevante a comercialização do bem. Com isso, veremos empresas distintas: uma está focada em tecnologia e a outra em mercado.

Os consumidores da Toyota não serão os mesmos da FIAT.

Hoje o mercado de carros populares representa a maior oportunidade na indústria automobilística, analisando os fatores macro ambientais é possível concluir que as marcas que atendem a esse público possuem excelentes oportunidades de alavancar as vendas nos próximos anos.

Sendo assim uma excelente oportunidade estratégica é aumentar o portfólio de produto a ponto de atender a uma determinada classe, mas de forma a não prejudicar a imagem da marca. A Toyota opera no mercado brasileiro com carros de preços elevados, porém a empresa tem modelo com preço mais baixo para concorrer com outras marcas. Essa atitude demonstra que a empresa está aproveitando uma oportunidade de mercado e mudando para grupo estratégico em posição mais favorável.

Com essa missão, a Toyota pretende conquistar seu público através da qualidade e do atendimento, ou seja, o foco não é ser popular, mas oferecer um bem que agregue valor à quem consome, principalmente aos que valorizam tecnologia de ponta. A Toyota enaltece também em oferecer um ambiente de trabalho agradável aos seu funcionários. Outro aspecto bastante relevante é a escolha por fazer isso de forma sustentável. A empresa demonstra bastante preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade. Dessa forma, notamos que a Toyota foca sua missão e visão em quatro pontas: funcionários, clientes, meio ambiente e tecnologia.

Já a Fiat, como escrito acima, tem um foco mercadológico: busca ser líder em vendas. É uma marca que tem um foco popular, porém sem deixar de primar por qualidade. Por ter produtos mais acessíveis, não foca tanto em tecnologia de ponta, como a Toyota. Nota-se então que a empresa foca sua missão e visão apenas no cliente. Apesar da empresa citar sustentabilidade em sua missão, a mesma não é destacada em sua visão.

As definições dessas estratégias resultam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com