TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO PARA MONITORAR A SUSPENSÃO DE CIRURGIAS E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Bruna Alcantara Freire        

Engenharia de Produção

10º período

RESUMO ARTIGO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO PARA MONITORAR A SUSPENSÃO DE CIRURGIAS E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

O artigo tem o foco em descrever e acompanhar o cancelamento de cirurgias em um hospital público universitário da região central do Rio Grande do Sul, a fim de determinar os principais motivos do cancelamento da cirurgia. Durante o período de estudo, 7183 operações estão planejadas. No total das operações, foram cancelados 1.256 casos, o que equivale a uma taxa de descontinuação de 17,48%. A partir dos resultados obtidos, pode-se constatar que as ferramentas utilizadas podem não só intervir fundamentalmente, mas também auxiliar no acompanhamento do cronograma cirúrgico e na determinação de possíveis causas.

A suspensão da operação causa transtornos aos pacientes, familiares e equipe médica. Todas as operações suspensas de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2009 como parte do prontuário cirúrgico foram analisadas. Foram definidas como suspensão cirúrgica, todas aquelas cirurgias programadas, eletivas ou de emergência, e que por qualquer razão não foram realizadas. Os dados deste artigo são processados ​​eletronicamente e analisados ​​por meio da construção de um banco de dados e de um programa de análise específico para atingir o objetivo da pesquisa Software Statistica 7.0.


A coleta de dados é um dos fatores importantes na aplicação das ferramentas de qualidade do CEP. Para o referido estudo, não houve restrições de disponibilidade nos hospitais relevantes, mas o departamento de estatística não os notificou e pode haver alguns registros incompletos. O pessoal responsável pela notificação em centro cirúrgico só pode fazer o cadastro e encaminhar para o setor de estatística, sem chamar a atenção de terceiros.
Não houve envolvimento dos funcionários para a construção da estratégia para tomada de decisão. 

O estudo constatou que o principal motivo do cancelamento da operação foi a falha do suporte (“suporte” na parte pré-operatória), a falta de exame e o quadro clínico do paciente. A falta de materiais de reposição de tecidos é um dos problemas encontrados dentro do bloco cirúrgico, e a falta de exame e de condições clínicas são os motivos que podem ser detectados fora da sala de cirurgia, evitando-se o agendamento do tempo de operação do paciente.

Pelos resultados obtidos, fica claro que os instrumentais utilizados podem auxiliar no acompanhamento do cronograma cirúrgico e na determinação das possíveis causas da não adesão, de forma a intervir fundamentalmente. Ao longo do processo de desenvolvimento da pesquisa, a abertura oferece opções para a continuidade da pesquisa. Após a identificação da causa “falha no apoio” ao centro cirúrgico sugeriu-se a aplicação de um sistema de identificação visual (kanban) para auxiliar na disponibilidade dos materiais usados no procedimento cirúrgico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com